Partilhar

Como se chama o osso da bacia

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se chama o osso da bacia

A articulação da bacia, conhecida também como articulação coxofemoral, é a responsável por unir o nosso tronco à parte inferior do corpo, ajudando a suportar o nosso peso tanto quando estamos de pé como em movimento. Tratando-se de uma articulação, a bacia está composta por dois ossos e envolvida na cápsula sinovial, de textura fibrosa, que permite que os dois ossos trabalhem em conjunto se deslocando sem problemas.

Se quiser saber como se chama o osso da bacia continue lendo, porque neste artigo de umComo vamos explicar tudo.

Também lhe pode interessar: Como se chama o osso do joelho

Os ossos da bacia são 2

Como é uma articulação, a bacia não conta com um único osso mas sim com dois, que trabalham em conjunto para permitir a nossa correta mobilidade e equilíbrio, permitindo estabilizar adequadamente o peso do nosso corpo.

Os ossos da bacia são:

  • O osso coxal: é composto por 3 ossos, o ílio, o púbis e o ísquio, conhecidos também como osso do quadril. Conta com uma zona articular de grande importância, o acetábulo ou cótilo, uma zona coberta por cartilagem onde se encaixa a cabeça do fêmur ou cabeça femoral para permitir que ambos os ossos articulem de forma adequada, garantindo o movimento.
  • O fêmur: este é o osso mais forte e longo do nosso corpo, pois faz parte não só da articulação da bacia como também do joelho. A cabeça femoral é concretamente a zona deste osso que faz parte da bacia, encaixando no acetábulo para facilitar o movimento.

Conselhos para cuidar da sua bacia

Com os anos e também devido a determinados problemas de saúde, como a obesidade, as lesões ou a prática de esportes de impacto, a nossa bacia pode ser prejudicada e começar a desenvolver problemas articulares. Esta zona é de importantes movimentos como a flexão, a abdução, adução ou a rotação, portanto para mantê-la em bom estado é recomendável:

  • Manter uma boa dieta que inclua todos as vitaminas e minerais que precisamos. No caso dos ossos é fundamental uma boa ingestão de cálcio, um mineral essencial para mantê-los fortes, junto com a vitamina D que ajuda a que o cálcio seja assimilado de forma adequada.
  • Manter um peso adequado segundo a sua altura e idade; isso é muito importante porque deste modo não sobrecarregará esta articulação importante.
  • Realizar atividade física para manter os músculos fortes e as articulações saudáveis. É preferível limitar as atividades de impacto e optar por outras mais indicadas como nadar, andar de bicicleta, caminhar, usar o elíptico, entre outras. A recomendação é se mexer por pelo menos 30 minutos por dia.
  • No caso das mulheres, não abusar dos saltos, pois podem afetar a postura adequada das costas e repercutir assim em articulações como as do quadril e dos joelhos.
  • Evitar o sedentarismo, que pode levar à deterioração progressiva da nossa saúde muscular e óssea.
Como se chama o osso da bacia - Conselhos para cuidar da sua bacia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se chama o osso da bacia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se chama o osso da bacia

O que lhe pareceu o artigo?

Como se chama o osso da bacia
1 de 2
Como se chama o osso da bacia

Voltar ao topo da página