Como fazer um anemômetro caseiro
O anemômetro é um instrumento meteorológico que se utiliza para a previsão do tempo. Mais concretamente indica quão forte está o vento que sopra. Ele também é uma ferramenta básica para voos de aeronaves mais pesadas que o ar. O apelido anemômetro vem da palavra grega Anemos, que significa vento. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como fazer um anemômetro.
Vai precisar de:
- Cartolina grossa de 20 cm por 7 cm
- Cartolina fina de uma pasta
- Uma folha de papel de 21 cm x 29 cm
- 2 canudinhos
- Uma tampa redonda de uma caneta de tinta sintética ou esferográfica
- Uma agulha de tricô
- Uma agulha de remendar
- Um copo de papelão vazio
- Um fio de 30 cm e marcadores
- Fita adesiva e cola forte
Passos a seguir:
Em primeiro lugar corte um triângulo de cartolina grossa com cerca de 6 cm de altura. Corte 1 cm do ângulo superior. Coloque esta figura em cima de outra cartolina, desenhe à volta desta e corte-a.
De seguida, faça um corte de 3 cm na parte superior da primeira cartolina. Depois faça outro corte de 3 cm na parte inferior da segunda cartolina. Coloque a segunda sobre a primeira e segure-as com fita.
Corte uma tira de cartolina fina. Coloque cola por cima e enrole-a com força. Corte um quadrado de cartolina final. Cole-o à base da cartolina. Introduza uma agulha de remendar na parte de cima.
Em seguida, para fazer quatro círculos, dobre o papel em quatro partes e desenhe uma linha em volta de alguma coisa como uma embalagem de creme ou iogurte. Corte os círculos, pinte um deles de uma cor qualquer.
Depois dobre ao meio cada círculo (a) e dobre novamente ao meio (b). Desdobre-os. Corte a quarta parte como se vê no desenho (c). Cole os cantos rectos, para fazer um cone.
Corte outro quadrado de cartolina grossa. Desenhe linhas desde os cantos em forma de cruz e faça um buraco no meio com a tesoura (a). Corte uma cruz pequena como se vê no desenho (b).
De seguida, introduza a tampa redonda da caneta de tinta sintética ou esferográfica através do buraco da cartolina. Cole-a com fita firmemente aos pedaços de cartolina que estão sobressaídos.
De seguida, corte duas palhas ao meio para fazer quatro (a). Faça buracos nos quatros com uma agulha de tricô (b). Introduza as palhas através dos buracos (c).
Cole com fita cada canuto com o seu cone em cima do quadrado de cartolina, como se vê no desenho. Certifique-se que a extremidade pontiaguda de cada cone está virado para a extremidade maior do cone anterior.
Por fim, segure com a sua mão a tampa que contém os cones e introduza esta dentro da agulha de tricô na base da cartolina.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um anemômetro caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.