Como fazer um anemômetro caseiro

Como fazer um anemômetro caseiro

O anemômetro é um instrumento meteorológico que se utiliza para a previsão do tempo. Mais concretamente indica quão forte está o vento que sopra. Ele também é uma ferramenta básica para voos de aeronaves mais pesadas que o ar. O apelido anemômetro vem da palavra grega Anemos, que significa vento. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como fazer um anemômetro.

Vai precisar de:
  • Cartolina grossa de 20 cm por 7 cm
  • Cartolina fina de uma pasta
  • Uma folha de papel de 21 cm x 29 cm
  • 2 canudinhos
  • Uma tampa redonda de uma caneta de tinta sintética ou esferográfica
  • Uma agulha de tricô
  • Uma agulha de remendar
  • Um copo de papelão vazio
  • Um fio de 30 cm e marcadores
  • Fita adesiva e cola forte
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar corte um triângulo de cartolina grossa com cerca de 6 cm de altura. Corte 1 cm do ângulo superior. Coloque esta figura em cima de outra cartolina, desenhe à volta desta e corte-a.

2

De seguida, faça um corte de 3 cm na parte superior da primeira cartolina. Depois faça outro corte de 3 cm na parte inferior da segunda cartolina. Coloque a segunda sobre a primeira e segure-as com fita.

3

Corte uma tira de cartolina fina. Coloque cola por cima e enrole-a com força. Corte um quadrado de cartolina final. Cole-o à base da cartolina. Introduza uma agulha de remendar na parte de cima.

4

Em seguida, para fazer quatro círculos, dobre o papel em quatro partes e desenhe uma linha em volta de alguma coisa como uma embalagem de creme ou iogurte. Corte os círculos, pinte um deles de uma cor qualquer.

5

Depois dobre ao meio cada círculo (a) e dobre novamente ao meio (b). Desdobre-os. Corte a quarta parte como se vê no desenho (c). Cole os cantos rectos, para fazer um cone.

6

Corte outro quadrado de cartolina grossa. Desenhe linhas desde os cantos em forma de cruz e faça um buraco no meio com a tesoura (a). Corte uma cruz pequena como se vê no desenho (b).

7

De seguida, introduza a tampa redonda da caneta de tinta sintética ou esferográfica através do buraco da cartolina. Cole-a com fita firmemente aos pedaços de cartolina que estão sobressaídos.

8

De seguida, corte duas palhas ao meio para fazer quatro (a). Faça buracos nos quatros com uma agulha de tricô (b). Introduza as palhas através dos buracos (c).

9

Cole com fita cada canuto com o seu cone em cima do quadrado de cartolina, como se vê no desenho. Certifique-se que a extremidade pontiaguda de cada cone está virado para a extremidade maior do cone anterior.

10

Por fim, segure com a sua mão a tampa que contém os cones e introduza esta dentro da agulha de tricô na base da cartolina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um anemômetro caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.