A morte

Como Walt Disney morreu

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 17 junho 2019
Como Walt Disney morreu
Imagem: disneydining.com

Walter Elias Disney foi um empreendedor, filantropo e magnata americano que ficou eternamente conhecido como o pioneiro dos desenhos animados e o criador da famosa Disneyland.

Disney era desenhador, produtor cinematográfico, cineasta, roteirista, dublador, diretor, e animador, sendo para sempre lembrado pela criação do seu primeiro boneco animado, Mickey Mouse, então mascote da Walt Disney Company. Dedicou a sua vida às telas de animação e aos parques temáticos até à sua morte. Nesse artigo de umComo.com.br contamos-lhe como Walt Disney morreu.

Também lhe pode interessar: Como morreu Albert Einstein

Índice

  1. A vida e os primeiros passos de Disney
  2. O sucesso profissional
  3. A morte de Disney

A vida e os primeiros passos de Disney

Walt Disney nasceu a 5 de Dezembro de 1901 em Chicago, Estados Unidos da América, onde viveu com seus pais. No ano em que completou os 16 anos de idade começou a estudar arte, tendo interrompido os estudos para ir para França dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha, no decorrer da Primeira Guerra Mundial.

Ao regressar aos Estados Unidos retomou o estudo da arte e, findado o curso na Kansas City Art School, trabalhou em agências publicitárias e, mais tarde, numa companhia cinematográfica, onde ajudava a fazer os cartazes publicitários dos filmes.

Alguns anos mais tarde Disney contratou uma distribuidora de filmes dizendo ter uma grande variedade para oferecer, proposta que foi prontamente aceite. Começava então o seu trabalho na animação, que teve como primeira personagem Alice, uma menina que convivia com personagens animadas e, mais tarde, Oswald, o Coelho Sortudo.

Para sua surpresa e grande desgosto, Walt veio a descobrir que o seu ex patrão lhe havia roubado as suas criações, os seus personagens, as encomendas e até mesmo a equipe de desenhistas... mas nem assim desanimou, pois sabia que algo grandioso estaria para chegar, na sua cabeça nascera já uma fantástica personagem... Mickey Mouse!!!

Como Walt Disney morreu - A vida e os primeiros passos de Disney
Imagem: thedisneyblog.com

O sucesso profissional

Em 1928 surgia, pela mão de Walt Disney, o boneco que ficaria imortalizado na história e o eterno ícone da Disney, Mickey Mouse, criado para competir com o sucesso de então, Gato Félix.

Nesta altura os estúdios cresceram bastante e tornaram-se mais sólidos e organizados. Assistia-se então a uma grande evolução no cinema, tendo surgido os filmes sonoros e, mais tarde, os filmes coloridos, tendo estes novos recursos sido muito bem aproveitados por Walt que, mais tarde, decidiu utilizá-los na produção de uma longa metragem, a Branca de Neve e os Sete Anões. Apesar de não ter sido muito apoiada pela empresa, a longa metragem foi um verdadeiro sucesso e trouxe bastantes lucros à empresa.

Walt recompunha então a sua empresa quando começou a Segunda Guerra Mundial, que, além de deitar abaixo a empresa, tomou o seu tempo e atenção em animações de treino militar entre outras ações neste âmbito. Depois de terminada a guerra, havia apenas duas soluções para a empresa, ou uma nova longa metragem, ou a sua venda. Foi então que nasceu Cinderela e, com ela, a riqueza que a empresa necessitava para se reerguer e continuar em frente.

Seguiram-se diversos filmes, animados e de personagens reais e a conquista de inúmeros óscares que o premiaram, ao longo da vida, pelo seu fantástico trabalho.

Em 1955 Walt Disney inaugurava o famoso parque de diversões - Disneylândia - um parque temático baseado nas personagens da Disney. Este parque viria a ser um de muitos da Disney espalhados pelo mundo mas, infelizmente, Disney só conheceria o primeiro...

Como Walt Disney morreu - O sucesso profissional
Imagem: thewaltdisneycompany.com

A morte de Disney

Em 1965 foi diagnosticado a Walt Disney um cancro nos pulmões que, infelizmente, tomaria a vida do cinematográfico pouco tempo depois.

A 15 de Dezembro de 1966 o mundo perdia uma grande figura. Walt Disney faleceu, dez dias depois de completar os 65 anos de idade, vítima da implacável doença. Foi cremado e as suas cinzas foram enterradas no Forest Lawn Cemetery, em Los Angeles.

Existe a teoria de que Walt não teria sido cremado, mas sim congelado criogenicamente para que no futuro, quando se descobrisse a cura do cancro, ele pudesse ser tratado e voltar a viver.

Ainda que não viva em corpo, vive em espirito e em cada uma das suas criações. Disney ficaria para sempre na história como um empreendedor de sucesso e um otimista, que sempre alcançou seus objetivos por mérito próprio!

Como Walt Disney morreu - A morte de Disney
Imagem: groudreport.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Walt Disney morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: disneydining.com
Imagem: thedisneyblog.com
Imagem: thewaltdisneycompany.com
Imagem: groudreport.com
1 de 4
Como Walt Disney morreu