Partilhar

Como se destacar na escola

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se destacar na escola

Para sermos bons alunos, é fundamental, antes de mais nada, adotar uma boa atitude em relação aos estudos. Devemos estar conscientes da importância que a formação terá em nosso futuro e contar com o apoio dos pais para alcançar as nossas metas. Portanto, siga as orientações aqui fornecidas e verá como conseguirá se destacar como aluno com as dicas que iremos fornecer. Em umComo.com.br, vamos explicar como se destacar na escola e se preparar para que a sua trajetória na escola seja um sucesso.

Também lhe pode interessar: Como economizar com material escolar
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a ter em conta e fundamental para ser um bom aluno e se destacar na escola é a organização. Desde o primeiro dia de aulas, é importante ter uma agenda muito bem controlada com o planejamento de trabalhos, exames e todo o tipo de temas relacionados aos estudos. Se tiver um bom calendário com toda a previsão de trabalhos da escola, será possível organizar-se e se planejar a cada dia para estar preparado para todas as datas importantes. É conveniente ter sempre uma agenda em papel ou digital e disponibilizar em casa um quadro com o planejamento das tarefas bem estabelecidas para marcá-las após a conclusão.

Se precisar de alguma ajuda, convidamos você a ler os conselhos do artigo Como ser mais organizado nos estudos.

Como se destacar na escola - Passo 1
2

A organização também implicará que, ao retornar a casa diariamente, você realize as tarefas para o dia seguinte e inicie a preparação dos próximos trabalhos ou exames previstos. Quando estiver em casa e após realizar todas as atividades da escola, deixe a sua mesa de trabalho organizada. E após finalizar a sua jornada de trabalho, prepare a sua mochila com todos os itens necessários para o dia seguinte e, assim, não se esquecerá de nada. É importante dedicar um momento do dia para se preparar para as provas, não sendo conveniente deixar para o penúltimo dia. Se for dedicada uma hora diária para fazer resumos e repassar tudo o que foi dado na sala de aula desde o primeiro dia de estudos, com a aproximação das provas, bastará repassar o que foi esquematizado.

3

Os resumos ou esquemas preparados serão a sua tábua de salvação para estudar e, à medida que os preparar, poderá resolver as eventuais dúvidas com o seu professor ou pais o mais cedo possível. Estes esquemas podem ser feitos de acordo com a sua preferência, à mão ou no computador, conforme for mais confortável para estudar ou preparar. Se tiver material impresso adicional, livros de texto ou outro tipo de conteúdo por escrito, recomenda-se sublinhar os pontos importantes para manter o essencial à vista quando for preparar os resumos, o que possivelmente será abordado nas provas ou exames. Os seus esquemas devem ser muito visuais, destacando com cores e todo o tipo de formas as informações mais importantes porque, na hora de estudar, essa medida facilitará a tarefa.

Como se destacar na escola - Passo 3
4

Para se destacar na escola, a atitude durante as aulas é fundamental. Deve-se estar atento e muito tranquilo. Ouça a explicação do professor e tome notas ou sublinhe o material de estudo para destacar as ideias mais importantes. Se surgirem dúvidas durante as aulas, pergunte o que considerar necessário e consulte os tutorias para esclarecer o que não compreender. Nunca deixe que as dúvidas se acumulem, pois podem afetar negativamente o seu entendimento geral e a sua motivação para o estudo. Se as dúvidas forem ficando sem explicação, se sentirá frustrado e perderá o interesse.

5

Um último conselho para se destacar como aluno é participar nas aulas sem medo, pois esta é uma excelente forma de aprender e assimilar conteúdos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se destacar na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se destacar na escola

O que lhe pareceu o artigo?

Como se destacar na escola
1 de 3
Como se destacar na escola

Voltar ao topo da página