Partilhar

Como incentivar os alunos a permanecer na escola

Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como incentivar os alunos a permanecer na escola
Imagem: montarumnegocio.com

A escola debate-se muitas vezes com o problema da "fuga" dos alunos, que, por diversos motivos, abandonam a escola e desinteressam-se por completo. Isto leva muitas vezes ao insucesso escolar e à procura de atividades para ocupar o tempo livre, que, tantas vezes, acabam em caminhos desfavoráveis e má conduta por parte dos jovens.

É importante que as escolas encontrem estratégias para motivar os alunos a permanecer na escola, a interessarem-se e a criarem gosto pelo espaço e pelos desafios e aprendizagens que aqui podem obter. É um percurso desafiante e um pouco complicado, mas é possível! Neste artigo de umComo.com.br damos-lhe dicas sobre como incentivar os alunos a permanecer na escola.

Questione os alunos

Antes de iniciar o seu projeto para incentivar os alunos a permanecerem na escola, questione-os sobre o que gostariam que a escola oferecesse.

Esteja aberto a todas as sugestões (claro que algumas serão incomportáveis), anote-as e, daqui, selecione as que considera possíveis e exequíveis e coloque-as em prática.

Esta medida fará com que os alunos sintam que têm uma voz dentro da escola, que as suas ideias e opiniões são ouvidas e tidas em conta e que, de fato, são importantes e relevantes. Você estará envolvendo-os no projeto e isso fará com que haja uma maior abertura e disponibilidade da sua parte para cooperarem.

Faça torneios de esporte

O esporte é uma atividade que cativa um grande número de jovens, sendo assim uma ótima estratégia para incentivá-los a permanecer na escola se esta lhes oferecer a possibilidade de aqui o praticarem.

O esporte poderá ser anual, havendo algumas horas fixas por semana destinadas à pratica, ou poderá ser apenas um serviço oferecido: ter um local à disposição que os alunos poderão usar quando assim o entenderem.

Poderá ainda haver uma época mais virada para esta prática: por exemplo, torneios de futebol. O torneio deverá ficar marcado para determinada data, fazendo com que os alunos, mesmo fora desta data, se dediquem a ele treinando previamente, arrumando uma equipa e partilhando e cooperando entre si dentro do espaço escolar.

Crie um local de lazer dentro da escola

A escola é vista por grande parte dos jovens como um local chato, cansativo e desmotivante. Então porque não mudar essa ideia e oferecer algo mais, de forma a cativar os jovens e a mudar a sua concepção de escola?

Crie um espaço de lazer onde os alunos possam desfrutar das horas livres, dentro da escola!

Neste espaço poderá haver um televisor, uns sofás, mesas e cadeiras e jogos à disposição: jogos de tabuleiro, mesa de snooker, pebolim, etc.

Crie oficinas de artes

Procure saber quais os interesses dos alunos e crie oficinas que respondam aos mesmos.

Estas oficinas podem funcionar em horas de pausa ou no final da componente letiva, procurando aumentar a motivação dos alunos, o gosto pela escola, bem como o alargamento de aprendizagens. Poderão ser criadas oficinas de trabalhos manuais e artesanato, de literatura, de teatro, dança, música, etc.

Internet

A internet é cada vez mais uma ferramenta de aprendizagem e lazer universal e indispensável.

Ter postos de internet na escola, com computadores à disposição dos alunos é uma boa opção para os cativar. Estes postos poderão ser utilizados durante a componente letiva, para auxiliar no aprendizado de uma disciplina, como ferramenta do professor em uma aula, bem como no final da componente letiva, para pesquisas autônomas dos alunos e também para lazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como incentivar os alunos a permanecer na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como incentivar os alunos a permanecer na escola

O que lhe pareceu o artigo?

Como incentivar os alunos a permanecer na escola
Imagem: montarumnegocio.com
Como incentivar os alunos a permanecer na escola

Voltar ao topo da página