Motivar o seu filho

Como incentivar os alunos a permanecer na escola

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como incentivar os alunos a permanecer na escola
Imagem: montarumnegocio.com

A escola debate-se muitas vezes com o problema da "fuga" dos alunos, que, por diversos motivos, abandonam a escola e desinteressam-se por completo. Isto leva muitas vezes ao insucesso escolar e à procura de atividades para ocupar o tempo livre, que, tantas vezes, acabam em caminhos desfavoráveis e má conduta por parte dos jovens.

É importante que as escolas encontrem estratégias para motivar os alunos a permanecer na escola, a interessarem-se e a criarem gosto pelo espaço e pelos desafios e aprendizagens que aqui podem obter. É um percurso desafiante e um pouco complicado, mas é possível! Neste artigo de umComo.com.br damos-lhe dicas sobre como incentivar os alunos a permanecer na escola.

Também lhe pode interessar: Como fazer matrícula nas escolas municipais

Índice

  1. Questione os alunos
  2. Faça torneios de esporte
  3. Crie um local de lazer dentro da escola
  4. Crie oficinas de artes
  5. Internet

Questione os alunos

Antes de iniciar o seu projeto para incentivar os alunos a permanecerem na escola, questione-os sobre o que gostariam que a escola oferecesse.

Esteja aberto a todas as sugestões (claro que algumas serão incomportáveis), anote-as e, daqui, selecione as que considera possíveis e exequíveis e coloque-as em prática.

Esta medida fará com que os alunos sintam que têm uma voz dentro da escola, que as suas ideias e opiniões são ouvidas e tidas em conta e que, de fato, são importantes e relevantes. Você estará envolvendo-os no projeto e isso fará com que haja uma maior abertura e disponibilidade da sua parte para cooperarem.

Faça torneios de esporte

O esporte é uma atividade que cativa um grande número de jovens, sendo assim uma ótima estratégia para incentivá-los a permanecer na escola se esta lhes oferecer a possibilidade de aqui o praticarem.

O esporte poderá ser anual, havendo algumas horas fixas por semana destinadas à pratica, ou poderá ser apenas um serviço oferecido: ter um local à disposição que os alunos poderão usar quando assim o entenderem.

Poderá ainda haver uma época mais virada para esta prática: por exemplo, torneios de futebol. O torneio deverá ficar marcado para determinada data, fazendo com que os alunos, mesmo fora desta data, se dediquem a ele treinando previamente, arrumando uma equipa e partilhando e cooperando entre si dentro do espaço escolar.

Crie um local de lazer dentro da escola

A escola é vista por grande parte dos jovens como um local chato, cansativo e desmotivante. Então porque não mudar essa ideia e oferecer algo mais, de forma a cativar os jovens e a mudar a sua concepção de escola?

Crie um espaço de lazer onde os alunos possam desfrutar das horas livres, dentro da escola!

Neste espaço poderá haver um televisor, uns sofás, mesas e cadeiras e jogos à disposição: jogos de tabuleiro, mesa de snooker, pebolim, etc.

Crie oficinas de artes

Procure saber quais os interesses dos alunos e crie oficinas que respondam aos mesmos.

Estas oficinas podem funcionar em horas de pausa ou no final da componente letiva, procurando aumentar a motivação dos alunos, o gosto pela escola, bem como o alargamento de aprendizagens. Poderão ser criadas oficinas de trabalhos manuais e artesanato, de literatura, de teatro, dança, música, etc.

Internet

A internet é cada vez mais uma ferramenta de aprendizagem e lazer universal e indispensável.

Ter postos de internet na escola, com computadores à disposição dos alunos é uma boa opção para os cativar. Estes postos poderão ser utilizados durante a componente letiva, para auxiliar no aprendizado de uma disciplina, como ferramenta do professor em uma aula, bem como no final da componente letiva, para pesquisas autônomas dos alunos e também para lazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como incentivar os alunos a permanecer na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: montarumnegocio.com
Como incentivar os alunos a permanecer na escola