Partilhar

Como prestar atenção na aula

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prestar atenção na aula

A adolescência é uma etapa de mudanças e descontrole. Os hormônios disparam e fazem com que apareça a rebeldia e a falta de concentração. Muitos jovens, além do mais, perdem o interesse pelas aulas e pelas lições; os pensamentos voam e as matérias acabam virando o maior tédio do mundo. Em umComo queremos dar a você os truques necessários para que se esforce e se concentre nos estudos, para que os resultados finais sejam positivos. Saiba como prestar atenção na aula com alguns truques mentais e notará os bons resultados quando receber as suas notas.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, mude a sua posição na sala. Quanto mais longe você ficar do professor, mais distraído fica. Pense que o professor tem menos controle sobre o fundo da sala, portanto a bagunça e o barulho costumam se produzir nessa área. Se você se sentar nas primeiras filas, o seu professor não só vai perceber o seu esforço, como também conseguirá escutar melhor as lições, pois a proximidade favorece o som e o entendimento.

2

Para prestar atenção na aula evite qualquer tipo de distração. Existem vários objetos que podem provocar a falta de atenção na lição, desde um celular até um computador, revistas ou inclusive pequenos objetos com os quais possa brincar. Além disso, a sua distração pode ser provocada por qualquer coisa ao seu redor: desde um amigo que fala muito ou rebelde até à paisagem da janela ou o pôster da parede. Por isso, deve se esforçar para evitar essas distrações e dar o seu máximo durante as aulas.

3

Procure uma motivação. Ir contente para a escola é garantia de prestar atenção ao que está fazendo. Tente ser positivo, prepare as aulas no dia anterior e procure algo que dê força, vontade e energia para dar o melhor de si na sala. Pode começar por tentar atingir uma nota ou superar as suas notas anteriores, assim como demostrar aos seus pais que pode ser melhor. Tudo é válido!

4

Outro truque para poder manter a atenção e não perder o fio das matérias é sendo participativo nas aulas. Desperte o seu interesse fazendo perguntas ou dando respostas. Envolva-se na lição, será difícil se desconcentrar se tiver despertado algum interesse em você. Dê a sua opinião e seja uma pessoa participativa.

5

As dúvidas constantes sobre alguma matéria podem provocar o desinteresse por ela e, portanto, a falta de atenção durante as aulas. Por isso, é importante que diante de qualquer dúvida consulte o seu professor; ele dará as bases para que aprenda o tema facilmente e para que assistir às aulas seja algo mais leve.

Como prestar atenção na aula - Passo 5
6

Centre os seus pensamentos e energia na aula. É muito fácil deixar que a mente fique voando, por isso às vezes costumamos mergulhar em nossos próprios pensamentos, deixando de lado a realidade ao nosso redor. Tente se manter no presente e evite sonhar acordado. Se notar que a sua mente começa a divagar, reoriente-a para concentrar o seu interesse e a sua atenção no professor. É um exercício um pouco difícil, mas que com esforço conseguirá transformar em um hábito que o ajudará no futuro.

7

Faça anotações. Este é um bom método que o levará a seguir a lição com atenção, pois vai querer escrever a maior informação possível sobre o que está sendo falado. Além disso, este é um exercício perfeito que o ajudará a aprender e lembrar com mais facilidade, portanto na hora de estudar será bem mais fácil. No seguinte artigo você pode ver Como ser mais organizado nos estudos.

Como prestar atenção na aula - Passo 7
8

Para render bem, deve dormir bem. Ainda que pareça que dormir não afeta o seu rendimento escolar, saiba que é essencial para poder estar concentrado, ativo e com energia durante o dia. Pode ser que sinta cansaço e que isso contribua para que a sua energia mental diminua, provocando falta de vontade e de atenção, além de tédio. Dormir umas 8 horas diárias e de forma correta ajudará você a estar ativo, física e mentalmente, nos longos dias de aula.

9

Por outro lado, é imprescindível manter uma boa dieta, saudável, equilibrada e muito variada. Lembre-se que durante o café da manhã é quando melhor se deve alimentar, para poder render e ter energia durante todo o dia. Aposte nas verduras, frutas e proteínas e evite consumir muita cafeína, pois ela ajuda a se manter ativo mas não concentrado.

Como prestar atenção na aula - Passo 9
10

Por último, lembre-se que junto com o descanso e alimentação, deve praticar algum esporte ou atividade extraescolar para se desconectar e aliviar as tensões diárias. Com exercício conseguirá descansar melhor e render bem mais na escola. Experimente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prestar atenção na aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como prestar atenção na aula

O que lhe pareceu o artigo?

Como prestar atenção na aula
1 de 4
Como prestar atenção na aula

Voltar ao topo da página