Conhecer gente

Como fazer amigos em uma cidade nova

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 3 julho 2020
Como fazer amigos em uma cidade nova

Mudar de cidade, de forma permanente ou temporária, pode ser algo muito positivo na vida de alguém. Um novo trabalho, uma nova escola ou apenas uma nova residência implicam mudanças que, geralmente, são sinônimo de upgrade. Contudo, sua vida social pode ser bastante afetada com essa mudança pois seus amigos são deixados para trás e você aterra em um local onde as regras sociais são diferentes, começando do zero e necessitando de fazer novos amigos. É muito normal e comum experienciar alguma dificuldade no processo uma vez que os hábitos e maneirismos podem ser bem diferentes na nova cidade. Para que isso não seja um problema para você, o umComo reuniu algumas dicas valiosas: continue lendo o artigo para saber como fazer amigos em uma cidade nova.

Também lhe pode interessar: Como fazer amigos virtuais
Passos a seguir:
1

Paixões em comum

Uma das formas de fazer amigos em uma cidade nova é buscar círculos e pessoas com paixões e gostos em comum com você. Isso é algo que você faz naturalmente, por isso não é nada de complicado. Ter um hábito em comum com alguém cria automaticamente tema de conversa e abre a possibilidade de atividades em conjunto.

Se você é fã de música, por exemplo, procure shows de música ao vivo ou lojas de instrumentos onde possa bater longos papos com outros aficionados. Caso sua paixão seja um esporte, procure os praticantes da sua nova cidade e converse com eles. Clubes e associações esportivas podem ser muito úteis nessa fase em que você está procurando a companhia ideal para você.

2

Voluntariado

Uma das formas mais gratificantes de conhecer pessoas em um lugar novo passa pelo voluntariado. Procure instituições que ajudem causas em que você acredita, como ajuda a pessoas sem abrigo ou refúgios de animais abandonados e comece a trabalhar.

Essa é uma forma de conhecer pessoas que acreditam na mesma causa que você, criar laços duradouros e ainda mudar o mundo, mesmo que de forma regional!

Como fazer amigos em uma cidade nova - Passo 2
3

Trabalho

Muitas pessoas acabam subestimando a galera do trabalho. Se você tentar conhecer as pessoas com quem você, pode até descobrir que são bem legais e interessantes. Convide seus colegas para almoçar ou para tomar um drink depois do horário e faça amizade com eles. Como vocês passam tempo juntos, o ideal é que sejam amigos, não concorda?

Dica: Confira essas 10 dicas para conviver com os colegas de trabalho sem frescura.

4

Saia de sua zona de conforto

Para que você consiga criar um círculo de amizades, procure não se limitar a você mesmo. Geralmente, as pessoas ignoram o que está fora da bolha onde se encontram. Isso é errado, pois você acaba fechando portas à sua volta, eliminando possíveis relacionamentos de amizade.

Assim, o ideal é aceitar o que o mundo envia para a sua direção (de forma equilibrada, não vá dizer que sim a tudo). Se você for convidado para uma festa de forró, por exemplo, sem ser o melhor dançarino, não recuse de imediato. Se você for, quem sabe você não aprende a dançar, ouve algo diferente e ainda se aproxima de quem o convidou e dos outros presentes?

Como fazer amigos em uma cidade nova - Passo 4
5

Seja um bom ouvinte

Uma das melhores formas de fazer amigos, em uma cidade nova ou não, passa por ouvir o que as pessoas têm para dizer. As pessoas estão cheias de histórias interessantes e todo o mundo gosta de ser ouvido, por isso seja curioso.

Faça perguntas e revele interesse pelo que as pessoas têm a dizer para criar novas conexões. Acompanhe a vida dos outros e preste atenção para depois dar o seguimento: "Como correu sua mudança para o novo apartamento?", "Como correu a meditação na semana passada?" ou "Seu cachorro está melhor?".

6

Seja generoso

Depois de escutar o que cada pessoa tem para dizer, você se sentirá mais capaz de oferecer algo. Não falo necessariamente de um presente físico, mas também de uma sugestão de livros ou músicas, uma ajuda numa tarefa, qualquer coisa.

Ao enriquecer o mundo da pessoa, cultural ou praticamente, ela ficará mais receptiva a que você se junte ao seu círculo de amizades. Prepare um jantar, ensine uma competência, empreste um objeto, qualquer coisa. A generosidade vai longe e cria relacionamentos que duram para sempre.

Como fazer amigos em uma cidade nova - Passo 6
7

Saia sozinho

Se você não tem companhia para ir naquele show da sua banda favorita, experimente ir sozinho. Abra sua mente, capriche no look e procure se manter aberto à possibilidade de comunicar com outras pessoas. Afinal, todo o mundo que está no show gosta de algo que você adora, por isso é certo que existe tema de conversa. Seja sociável e não esqueça de trocar números de telefone!

8

Procure amigos de amigos

Se você chega a uma cidade nova sem conhecer ninguém, pode ter algum amigo que conheça. Pergunte para os seus amigos nas redes sociais se conhecem alguém no local onde você está. Se encontrar alguém, peça para o seu amigo vos apresentar e arranje um programa decente que possam partilhar. Eu mesma já conheci pessoas dessa forma e me diverti muito, estando confiante no julgamento do meu amigo em recomendar uma companhia para mim.

Quem nunca ouviu a famosa frase: "Tenho um amigo na sua zona que não conhece ninguém"?

Como fazer amigos em uma cidade nova - Passo 8
9

Elogie

Evite criticar pessoas que conhece há pouco tempo e aposte nos elogios. Não ofereça elogios falsos ou forçados ou acabará passando por bajulador. As pessoas devem ser elogiadas pelo que fazem bem, como um bom trabalho. Você oferece reconhecimento e admiração e acaba recebendo o mesmo em troca.

Veja também: Como fazer amigos nas redes sociais

10

Sorria

Para que as pessoas se aproximem de você, mostre simpatia e receptividade com um sorriso. A "cara de poucos amigos" não trará, como o nome indica, mais amigos para o seu lado. Pessoas sorridentes parecem mais divertidas e legais para conversas, não é mesmo? Mesmo que o seu sorriso não seja o de um anúncio de dentífrico, não seja tímido e sorria!

Como fazer amigos em uma cidade nova - Passo 10
11

Agora que já sabe como fazer amigos em uma cidade nova, confira outros artigos que podem ser úteis nesse processo:

Como ser mais sociável

Como ser mais extrovertido

Como ser popular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amigos em uma cidade nova, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer amigos em uma cidade nova