menu
Partilhar

Como fazer amigos virtuais

 
Por Maria Antônia Rocha. 1 julho 2022
Como fazer amigos virtuais

Você já se perguntou como fazer amigos virtuais? Com o avanço da internet, a possibilidade de criar conexões e laços mais profundos com pessoas que você conhece no mundo virtual - e estender essas amizades para o mundo real - é uma possibilidade muito interessante. Muitas pessoas de todas as idades que querem conhecer gente nova recorrem a essa alternativa, principalmente quando se sentem sozinhas e encontram dificuldade de encontrar pessoas com os mesmos interesses para conversar pessoalmente.

Hoje vamos te contar algumas formas de fazer amigos on-line. São opções para todos os gostos e personalidades. Até mesmo as pessoas mais tímidas ou introvertidas vão encontrar uma opção para fazer amigos com facilidade. Continue lendo para descobrir tudo sobre esse assunto. Quando você começar a colocar as dicas em prática, verá que fazer amigos virtuais pode ser mais fácil do que você imaginava. Confira!

Como fazer amigos virtuais por aplicativos

Está se perguntando como fazer amizade virtual? Comece pelo básico: através dos aplicativos. Hoje, já existem muitos tipos de apps para smartphones e tablets que permitem as pessoas se conectar com outras virtualmente, mesmo que a longas distâncias. A seguir, te damos algumas sugestões de aplicativos para testar:

1) Tandem

O Tandem é uma excelente forma de fazer amigos de outros países. Indicado principalmente para quem quer praticar um idioma ou ter uma troca cultural mais profunda, ele está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. Você pode criar uma conta, indicando quais idiomas você fala e quais são seus assuntos de sua preferência. A partir disso, o algoritmo irá te mostrar alguns perfis de pessoas que tenham match com você. Então, é só iniciar uma conversa. É possível trocar mensagens de texto, áudio ou vídeo.

2) Meetup

O Meetup já é um velho conhecido das pessoas que buscam novos amigos. Ele funciona mostrando eventos que vão acontecer perto da sua localização. Por isso, ele é bom para fazer amigos de forma presencial. Mas você sabia que ele também mostra eventos que acontecem online, pelo Zoom, Google Meet ou outras plataformas de video chamada? Na home page do app, é possível entrar na categoria que te interessa e descobrir que eventos virtuais estão acontecendo. Então, basta participar do evento e interagir com os outros participantes para tentar fazer uma nova amizade.

3) Bumble BFF

O Bumble é um aplicativo de relacionamentos amorosos conhecido no mundo todo. Mas a empresa responsável por desenvolvê-lo criou também uma versão 100% focada na amizade: é o Bumble BFF. Ao baixar o app e criar uma conta, os usuários podem preencher seu perfil com suas informações pessoais, inserir fotos e outras características. Em seguida, o app irá sugerir pessoas perto de você para você se conectar. Se derem "match", qualquer um dos dois pode iniciar uma conversa.

Confira também: Os melhores aplicativos para fazer amigos

Como fazer amigos on-line usando as redes sociais

Se você está se perguntando como fazer amigos on-line, saiba que uma das melhores maneiras de fazer isso é entrar em grupos de Facebook ou fóruns online, como o Reddit, sobre assuntos do seu interesse. Esse tipo de grupo cria verdadeiras comunidades de pessoas que são apaixonadas ou interessadas por um determinado assunto específico, como um cantor, banda, série de livros, filmes, seriados, esportes, culinária, viagens, política, entre outras alternativas. O Twitter também é uma ótima rede social para fazer amigos, já que por lá é comum a criação de páginas voltadas para um determinado tema de interesse.

A grande vantagem desse tipo de ferramenta para fazer amigos virtuais é que a chance de encontrar pessoas compatíveis com você aumenta bastante, já que você estará filtrando por aquelas que tem interesses em comum com os seus. Além disso, ter um primeiro assunto sobre o qual conversar também já é de grande ajuda para quebrar o gelo no primeiro contato.

Você pode buscar esses grupos ou fóruns a partir de uma determinada palavra-chave. Uma vez entrando na discussão, é possível tanto fazer postagens e interagir com as pessoas de modo público como adicioná-las como amigos e tentar iniciar uma conversa particular. Cuidado para não ser muito invasivo nesse momento. Foque em se apresentar, dizer como encontrou aquela pessoa e comente sobre o assunto de interesse comum entre vocês dois. Quem sabe? Esse pode ser o início de uma bela amizade.

Participe de comunidades online de streams e lives

Twitch

Nos últimos anos, a Twitch se tornou uma rede social que vem ganhando cada vez mais relevância. O site nada mais é do que um site de transmissões ao vivo (livestreams). No início, o foco do site era fazer lives de gamers jogando seus jogos favoritos. Mas com o passar do tempo, esse conceito se estendeu. Hoje, já é possível encontrar streams de pessoas lendo, desenhando, cozinhando ou apenas batendo papo sobre um determinado assunto.

Os streamers são capazes de criar enormes comunidades online de pessoas que acompanham as lives assiduamente. Por conta desse contato frequente - às vezes até mesmo diário, pode ser mais fácil encontrar pessoas com quem conversar e formar uma amizade online, além de bater papo com o próprio streamer através do chat durante a live.

Discord

Outra alternativa interessante e que está em alta atualmente é ingressar em um chat do Discord. Esse aplicativo, disponível para notebooks, PCs e smartphones é muito popular entre os gamers que querem jogar juntos online ou por pessoas que querem gravar podcasts e bater papo com a comunidade em tempo real.

Jogos on-line e videogames

E por falar em games, uma terceira opção para fazer amizades virtuais é conversar com outras pessoas com quem você costuma jogar videogames ou jogos online regularmente. Ao jogar, você pode ingressar no bate-papo de texto ou voz e tentar iniciar uma conversa e - se tudo der certo - uma futura amizade. Alguns jogos muito propícios para fazer isso são Fortnite, Overwatch, World of Warcraft e DOTA.

Dicas de segurança para amizades online

Agora você já sabe como fazer amizade virtual. Mas se por acaso você quiser avançar uma etapa e encontrar com seus amigos virtuais de forma presencial, cara a cara, é importante tomar algumas precauções e cuidados básicos para não cair em uma furada. Afinal, com a facilidade de anonimato na internet e nas redes sociais, pode ser que você esteja conversando com alguém que não é exatamente quem diz ser. Para evitar qualquer problema como esse, confira as dicas a seguir:

  • Não compartilhe informações extremamente pessoais ou confidenciais (como senhas de cartão, por exemplo) com pessoas que você conheceu online;
  • Nunca envie dinheiro para amigos virtuais;
  • Acione as configurações de privacidade do seu celular e das suas redes sociais;
  • Ao combinar um encontro cara a cara com um amigo virtual, passe todas as informações sobre data, local e horário a algum familiar ou amigo de confiança;
  • Antes de se encontrar com um amigo virtual, peça para fazer uma video chamada para tentar confirmar que a pessoa é quem ela diz ser.

Se gostou deste artigo sobre como fazer amigos virtuais, você também pode se interessar por: Como fazer amigos em uma cidade nova.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amigos virtuais, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Bibliografia
  • UNIVERSITY OF THE PEOPLE. How to make friends online. Disponível em: <https://www.uopeople.edu/blog/how-to-make-friends-online/> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • WIKIHOW. How to make friends online. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Make-Friends-Online> Acesso em: 10 de junho de 2022
  • COSMOPOLITAN. 15 apps that will actually help you make friends. Disponível em: <https://www.cosmopolitan.com/sex-love/a24799641/best-friendship-apps/> Acesso em: 10 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer amigos virtuais
Como fazer amigos virtuais

Voltar ao topo da página