O desenvolvimento da fala das crianças

Como estimular a fala da criança

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 12 junho 2020
Como estimular a fala da criança
Imagem: br.guiainfantil.com

A vida dos pais é uma eterna ansiedade. Primeiro, fica-se ansioso pelo nascimento. Depois, para que possam falar e apontar suas dores, suas angústias. É angustiante ficar com os pequenos sem saber ao certo o que eles estão pensando e sentindo. Após balbuciarem as primeiras palavras, espera-se que eles comecem a falar rapidamente. No entanto, pode demorar um bom tempo até que as crianças desenvolvam a fala. Este artigo de umComo, irá te ajudar a estimular a fala do seu filho.

Também lhe pode interessar: Como estimular a criança a desenhar

Passos a seguir:

1

Converse com seu filho - por mais que o pequeno ainda não pronuncie uma única palavra, conversar com ele fará com que aprenda e instigue a curiosidade dele para a fala. E pronuncie as palavras corretamente. Se ele aprender a falar errado, para reparar isso pode levar um bom tempo. É bom que, enquanto fala, encare seu filho e faça com que ele visualize sua boca. Ele poderá imitar melhor sua fala ao ver o movimento da sua boca. Então, aproveite para contar histórias e cantas músicas para ele. Deixe-o exposto à comunicação durante a maior parte do dia dele, o que irá ajudar no desenvolvimento de sua fala.

Como estimular a fala da criança - Passo 1
Imagem: maesbrasileiras.com.br
2

Destaque os nomes de objetos, pessoas e de algumas ações - os pequenos vão aprender a falar com o tempo. Então, nos momentos iniciais, dê maior ênfase aos objetos próximos a ele, como a mamadeira, chupeta, ou algum brinquedo que ele goste muito. Também dê destaques a algumas ações, como subir, descer, fazer xixi, cocô. Se ele souber falar e o significado disso, já será um bom adianto. E, não é novidade, que as primeiras palavras sejam mama ou papa. Elas repetem de tanto que ouvem vocês falando.

3

Facilite o convívio com outras crianças - está comprovado que os pequenos se desenvolvem melhor quando convivem com outras crianças, através da observação e repetição do que as outras crianças fazem ou falam.

4

Brinque com seu filho - ele também pode aprender brincando. E, assim, você também pode aprender um pouco mais sobre a personalidade do seu filho e seus gostos. E o aprendizado não precisa se tornar algo maciço. As crianças irão aprender melhor e com mais prazer ao se divertirem.

Como estimular a fala da criança - Passo 4
Imagem: cc-valsol.fr
5

Não o mime tanto - a criança não pode ter tudo o que quer a toda hora, sem que se esforce para isso. Espere que ela chore, que aponte para o que quer e que tente balbuciar o nome do objeto ou alimento. Mas, lembre-se de repetir o nome daquilo toda vez que oferecer para a criança.

Veja também o nosso artigo sobre como ensinar o meu filho a andar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular a fala da criança, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Normalmente, as crianças balbuciam suas primeiras palavras com até 1 ano e 3 meses. Caso isso não ocorra, é indicado que procure um fonoaudiólogo e um pediatra para que acompanhem o desenvolvimento do seu filho e verifiquem quais os fatores estão interferindo em sua fala. Mas, não se preocupem. Algumas crianças, mesmo quando estimuladas demoram até 3 anos para terem total domínio da linguagem e possam conversar com você numa boa. E, de acordo com alguns pediatras, os meninos demoram mais tempo para falar do que as meninas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Nelle Mas Souza
Achei esse artigo bem interessante,vou fazer dessa mesma forma com meu filho,ele tem 2 anos e fala bem pouco más gosta quando eu canto algumas canções para ele,pois se mostra muito interessado quando isso ocorre.
Imagem: br.guiainfantil.com
Imagem: maesbrasileiras.com.br
Imagem: cc-valsol.fr
1 de 3
Como estimular a fala da criança