Ensinar habilidades para a vida

Como ensinar o meu filho a andar

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 30 janeiro 2020
Como ensinar o meu filho a andar
Imagem: aprenderabrincar.com

Os primeiros passos de um filho são um momento mágico e muito especial. Eles representam o início de uma nova etapa, uma conquista da criança e o ponto de partida do percurso para a sua autonomia e "independência".

Apesar de cada criança ter o seu próprio ritmo e desenvolvimento, existem estratégias para estimular a aquisição da marcha e ajudá-la a começar a andar.

Veja nesse artigo de umComo.com.br como ensinar o seu filho a andar.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a usar o penico

Índice

  1. Estimule com brinquedos
  2. Mãos do adulto
  3. Faça um suporte com um lenço
  4. Mamãe e Papai
  5. Pé descalço
  6. Espaço livre de obstáculos
  7. O seu comportamento

Estimule com brinquedos

Uma estratégia muito importante para que seu bebê comece a andar é ele sentir necessidade disso. Para isso, você deverá colocar objetos perto dele mas sem que ele consiga alcançá-los do local onde está, para que ele precise se deslocar para os agarrar.

Mostre-lhe os objetos, alicie-o e incentive-o a ir buscá-los, chamando por ele e dando-lhe força e apoio para tal.

Como ensinar o meu filho a andar - Estimule com brinquedos
Imagem: dicasdemulher.com.br

Mãos do adulto

Quando seu bebê já conseguir ficar de pé, dê-lhe suas mãos e utilize-as como suporte e equilíbrio para os seus primeiros passos ou, se o bebê ainda sentir muita dificuldade em se equilibrar, segure-o pelas axilas.

Com o seu apoio o bebê sentir-se-á mais seguro e confiante e encontrará no seu corpo o equilíbrio que ainda falta no dele. Assim, incentive-o a alcançar algo ou alguém andando seguro em si para que ele vá compreendendo a dinâmica do andar e para que vá fortalecendo os músculos necessários para esta habilidade.

Certifique-se que o segura por trás, para que ele possa observar o caminho e o objetivo que tem na sua frente. Quando ele estiver mais confiante e seguro, retire uma das mãos e, com o tempo, retire as duas e deixe-o dar passinhos sozinho, mantendo-se sempre por perto para ampará-lo se for necessário.

Como ensinar o meu filho a andar - Mãos do adulto
Imagem: iamcornflakegirl.blogspot.pt

Faça um suporte com um lenço

Uma outra maneira de incentivar o bebê a andar, providenciando um suporte é enrolar um lenço, uma toalha ou um cachecol em torno da sua barriga, puxando-o até às axilas. Você segura nas pontas fornecendo-lhe o equilíbrio necessário mas dando-lhe a sensação de mais liberdade e autonomia, pois o bebê não precisa estar segurando suas mãos.

Certifique-se que o material do lenço é adequado e não está machucando o bebê.

Como ensinar o meu filho a andar - Faça um suporte com um lenço
Imagem: 40forever.com.br

Mamãe e Papai

Coloque o bebê entre a mamãe e o papai, no chão, mantendo uma curta distância entre vocês. Depois chame o bebê para a mãe e deixe que ele vá sozinho, recebendo-o alegremente e celebrando seus passinhos. Depois faça o mesmo até o pai, para que a criança se sinta segura nesses passos que vai dando sozinha.

Como ensinar o meu filho a andar - Mamãe e Papai
Imagem: gabzcarpediem.blogspot.pt

Pé descalço

Acredita-se que a criança consegue desenvolver melhor a marcha se estiver descalça, pois o contato mais próximo com o chão ajuda-a a sentir-se mais segura e firme, da mesma forma que cria mais aderência ao piso.

Como ensinar o meu filho a andar - Pé descalço
Imagem: serpadres.es

Espaço livre de obstáculos

Quando seu bebê está começando a andar, você deve manter o espaço onde ele o faz livre de obstáculos. Limpe o chão de brinquedos, bonecos, jogos, evite tapetes para que a criança não escorregue, limpe o piso, etc.

Assim seu bebê se sentirá mais seguro e evita pequenos acidentes inconvenientes. Tenha também atenção a quinas de móveis e a fichas de eletricidade, todo o cuidado é pouco e você deverá prever acidentes para que estes não aconteçam.

Como ensinar o meu filho a andar - Espaço livre de obstáculos
Imagem: amadurecendocomsaude.blogspot.com

O seu comportamento

Você não deverá esquecer jamais que o seu comportamento é preponderante na hora do bebê se atrever e arriscar a andar, pois ele absorve suas emoções. Se você se mostrar demasiado ansiosa, medrosa, nervosa, irá passar isso para o bebê, que irá ganhar receio e pode mesmo inibir-se de tentar andar.

Por isso, mostre-se bem confiante e segura, serena e aberta à experiência.

Se seu bebê conseguir, festeje com ele mas sem cair em exageros que podem ser mal entendidos. Se, por outro lado, o bebê não conseguir ou não se sentir predisposto para tal, não pressione nem deite para baixo, isso irá criar sentimento de frustração, medo de falhar e tristeza.

Se seu bebê tentar e cair, não faça grande alarido, tente não mostrar que está assustada ou com medo, pois ele perceberá isso e ficará igual, podendo mesmo ganhar medo de voltar a tentar. Aja com naturalidade, verifique se a criança se magoou e, se tiver batido com a cabeça, vigie-a para ver se demonstra sonolência ou vômitos. Se apresentar esses sintomas, procure o médico e conte-lhe o sucedido.

Como ensinar o meu filho a andar - O seu comportamento
Imagem: minhasdicasereceitas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a andar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: aprenderabrincar.com
Imagem: dicasdemulher.com.br
Imagem: iamcornflakegirl.blogspot.pt
Imagem: 40forever.com.br
Imagem: gabzcarpediem.blogspot.pt
Imagem: serpadres.es
Imagem: amadurecendocomsaude.blogspot.com
Imagem: minhasdicasereceitas.blogspot.com
1 de 8
Como ensinar o meu filho a andar