Partilhar

Como ensinar o meu filho a estudar

Por Ana Caseiro. Atualizado: 8 maio 2020
Como ensinar o meu filho a estudar
Imagem: progresso.com.br

Quando crianças e jovens escutam a palavra estudar a tendência é fugir... encontrar desculpas e tarefas, deveres e alternativas, enfim... vale tudo para não ter que ficar grudado nos livros! O principal motivo é considerarem que estudar é chato, mas a verdade é que essa tarefa se torna muitas vezes difícil porque as crianças não sabem estudar, o que torna tudo mais complicado e aborrecido.

Esse se torna um problema dos jovens e dos seus pais, mas tudo tem uma solução e você como pai pode ajudar seu filho! Encontrar métodos, descobrir estratégias e motivações, procurar facilitar essa tarefa e torná-la mais interessante! Saiba como nesse artigo de umComo.com.br e veja nossas dicas para ensinar seu filho a estudar.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como ensinar meu filho a concentrar-se

Local de estudo

O primeiro aspeto a ter em conta na hora de estudar é o local de estudo. Você deverá ter um local próprio para o seu filho estudar, que tenha um ambiente confortável e convidativo a este propósito.

Deverá ter em conta o ambiente envolvente, longe de distrações como televisor ou rádio, com bastante iluminação natural e artificial e silencioso, que transmita calma. Deverá ter uma secretária ou mesa com espaço para colocar livros e cadernos e uma cadeira confortável e ajustada ao tamanho da mesa e do seu filho.

Deverá também ter todo o material necessário acessível, como canetas, lápis, borracha, etc., de forma a que ele não tenha que fazer constantes interrupções para ir buscá-lo.

Como ensinar o meu filho a estudar - Local de estudo
Imagem: lojaskd.com.br

Converse com o seu filho

Quando iniciar a época escolar, ou sempre que considerar necessário e pertinente, converse com o seu filho sobre os estudos! Fale-lhe da importância de saber e ter conhecimentos acerca de diversos assuntos, da importância da escola e do impacto que terá na sua vida futura, etc.

Motive-o, mostrando-se interessado nas matérias, nos seus problemas, nas suas dificuldades e mostre-se disponível para ajudá-lo quando ele precisar. Mostre-se orgulhoso dele quando obtiver bons resultados e quando mostrar esforço e dedicação e faça-o sentir que espera dele o melhor que ele tem para dar, pois acredita nele e nas suas capacidades!

Dê-lhe exemplos próximos, como eram os pais na escola, irmãos, tios, etc e use essa experiência a seu favor!

Como ensinar o meu filho a estudar - Converse com o seu filho
Imagem: eufaleipiratinirs.blogspot.com

Estabeleça horários

É muito importante que as crianças e jovens tenham tempo para estudar mas também tempo para eles, para brincarem, para se divertirem e relaxarem.

Então você deverá criar, juntamente com o seu filho, horários que contemplem todos esses momentos. Estipular um horário de estudo, durante o qual ele faça todos os seus deveres e obrigações e, de seguida, um horário para ele fazer o que mais desejar no seu tempo de lazer. No entanto, deverá explicar que ele só deverá dar por terminado o horário de estudo quando tiver feito todos os seus deveres daquele dia.

Como ensinar o meu filho a estudar - Estabeleça horários
Imagem: colegioamadeus.com.br

Criando métodos de estudo

Cada criança é única e tem as suas próprias formas e meios de aprender, pelo que nenhum todo de estudo é universal. Para você ajudar seu filho a criar um método de estudo você deverá analisar bem o seu modo de aprender e perceber, junto dele, de que forma ele consegue melhor estudar e aprender.

Para tal, deverá ter em conta se o seu filho é uma criança que aprende melhor escutando, lendo, anotando ou experienciando. Deverá analisar o tempo de concentração que ele consegue manter, de forma a perceber se é necessário fazer pequenas pausas ou ir mudando de estratégias ao longo do estudo, etc.

Depois de analisar todas as variáveis, ajude seu filho a criar seu método de estudo e verifique se é eficaz e se realmente está adequado para ele.

E atenção! Não o habitue a fazer tudo por ele e a estar sempre ao seu lado enquanto estuda! Essa é uma tarefa de seu filho, pelo que ele deverá aprender a fazê-la sozinho!

Como ensinar o meu filho a estudar - Criando métodos de estudo
Imagem: clinicadaeducacao.com

As matérias

Toda a criança tem tendência a estudar mais as matérias que gosta, aquelas pelas quais tem mais interesse. Você deverá explicar para seu filho que, se ele tem mais interesse por determinada matéria, será mais fácil para ele compreendê-la e estudá-la, pelo que deverá ter mais cuidado e dispender mais tempo com aquelas matérias que ele não gosta tanto, pois ser-lhe-ão mais difíceis de assimilar.

Motive-o para essas tais matérias menos agradáveis, tentando despertar-lhe gosto e interesse por elas. Fale-lhe sobre essas temas, leve-o a lugares alusivos ao mesmo (se for história, leve-o a museus, por exemplo), ajude-o a estudar, etc.

Estas matérias poderão também estar incluídas no horário de estudo, tendo este definido horas para as mais agradáveis e para as mais desagradáveis.

Como ensinar o meu filho a estudar - As matérias
Imagem: nova.concursos.com.br

Mantenha-se positivo

Se você quer ajudar e ensinar seu filho a estudar, deverá ser uma ajuda e não mais um problema na sua vida acadêmica! Por isso, é muito importante que ele veja em você um apoio, uma força, uma motivação!

Mantenha-se sempre positivo, elogie-o quando ele merecer e, quando ele errar, tenha paciência com ele e encoraje-o a fazer melhor! Mostre-se sempre disponível para conversar e ajudar e, se ele falhar, tente perceber os motivos e ajude-os a resolvê-los!

Mantenha-se em contato com os professores da escola, essa comunicação é fundamental para que possam trabalhar em conjunto em prol do seu filho!

Como ensinar o meu filho a estudar - Mantenha-se positivo
Imagem: educacaoadventista.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a estudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar o meu filho a estudar

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gisele
Boa tarde, tenho uma filha de 8 anos , muito inteligente mas está com dificuldades de matemática, eu vou ajudá-la mas fico brava , porque muitas vezes ela sabe e faz que não. Estou o tempo todo com ela, desde que nasceu só trabalho quando está na escola.

Como ensinar o meu filho a estudar
Imagem: progresso.com.br
Imagem: lojaskd.com.br
Imagem: eufaleipiratinirs.blogspot.com
Imagem: colegioamadeus.com.br
Imagem: clinicadaeducacao.com
Imagem: nova.concursos.com.br
Imagem: educacaoadventista.org.br
1 de 7
Como ensinar o meu filho a estudar

Voltar ao topo da página