Partilhar

Como ensinar seus filhos a usar o banheiro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar seus filhos a usar o banheiro
Imagem: parenting.com

Aprender a controlar as necessidades biológicas é um processo que depende do nível de maturidade que cada criança tenha e da forma como os pais a educam. Apressá-los apenas criará uma batalha entre pais e filhos e fará da aprendizagem um processo longo e difícil de assimilar. O controlo dos esfíncteres deve ser visto pela criança como um sinal de que está crescendo. Para o ajudar, em umComo vamos dar algumas dicas para que saiba como ensinar seus filhos a usar o banheiro.

Também lhe pode interessar: Como ensinar seu filho a comer sozinho
Passos a seguir:
1

Aos dois anos a maioria das crianças possuem maturidade neurológica suficiente para controlarem os esfíncteres durante o dia e, por isso é hora de lhes tirar a fralda. No entanto esta capacidade é ainda bastante instável, por isso, no início, é importante tentar descobrir quais são as horas mais frequentes em que o seu filho necessita de ir ao banheiro. Também é importante incentivar e motivar a criança quando esta faz tudo bem.

2

Aos três anos a maioria das crianças já aprenderam a estar secos e limpos durante o dia. No entanto, os acidentes são frequentes, porque não chegam à casa de banho a tempo. O importante é demonstrar que é ele quem manda no seu corpo e que é capaz de controlar-se a si mesmo. Nesta idade não deve ser motivo de preocupação se as crianças molham a cama de noite.

3

No início, tanto meninas como meninos aprendem a urinar da mesma forma, sentados. Ensinar um menino a urinar em pé deverá ser um incentivo da parte do pai e deverá surgir por imitação do pai e de outros meninos, algo que fica mais fácil quando ele vê outras pessoas do sexo masculino a urinar dessa forma.

4

Para começar, ensine o seu filho a usar o banheiro apenas de dia, levando-o de três em três horas ao banheiro. Explique o que ele deve fazer ali e diga-lhe para experimentar o seu penico novo. Pode ficar no banheiro com o seu filho entretendo-o com algum brinquedo ou livro, para ver se distraído ele faz alguma coisa no banheiro. No início é normal que passe algum tempo no banheiro com o seu filho, para ver se ele faz alguma coisa. Uma dica para seu filho urinar no penico pode ser imitar o barulho ou ligar uma torneira, algo que como sabe também resulta conosco. Só depois do seu filho ter controle diurno é que deverá passar ao controle noturno, isto a não ser que seja iniciativa própria do seu filho a não urinar ou fazer cocó tanto de noite como de dia.

Como ensinar seus filhos a usar o banheiro - Passo 4
Imagem: disneybabble.uol.com.br
5

Durante este ensinamento é normal que ocorram descuidos e, quando isso acontecer não deverá criticar o seu filho. Isso é algo normal e deverá transmitir-lhe isso mesmo, dizendo que não tem problema mas que da próxima vez que lhe diga que tem vontade de ir ao banheiro. Evite falar muito sobre o que aconteceu para que o seu filho não se sinta constrangido.

6

É muito importante que comece por ensinar o seu filho a usar o banheiro começando com o penico. Só depois de ele se sentir confortável com ele é que deverá passar ao redutor para adaptar o vaso sanitário. Quando o seu filho passar ao vaso sanitário, pode colocar um pequeno banquinho em frente ao vaso sanitário no caso de ele se sentir desconfortável com as pernas no ar.

Como ensinar seus filhos a usar o banheiro - Passo 6
Imagem: tudoparagravida.com.br
7

Acontece muitas vezes as crianças não quererem parar de fazer aquilo que estão fazendo para ir ao banheiro. Por isso, é muito importante se manter atento às suas expressões corporais, como apertar as pernas.

8

Numa primeira fase e para evitar que o seu filho fazer xixi em locais inapropriados, pode colocar a fralda por exemplo em viagens de carro, avião ou ônibus. Outra dica para ensinar o seu filho a usar o banheiro é sempre que sair de casa pergunte para ele se precisa de ir ao banheiro e insista para ir.

9

Aos seis anos, a maior parte das crianças já são independentes, algumas começam a ter pudor e gostam de ficar sozinhos, por isso é importante respeitar a sua intimidade. Nesta idade são poucas as crianças que molham a cama, se o fazem, quer dizer que necessitam de ajuda especializada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar seus filhos a usar o banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar seus filhos a usar o banheiro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
CRISTINA LOPES DOS SANTOS
meu filho faz xixi em pe pq ver o pai eo irmao mais o coco estou com dificuldade para ele usar o banheiro o que eu faco

Como ensinar seus filhos a usar o banheiro
Imagem: parenting.com
Imagem: disneybabble.uol.com.br
Imagem: tudoparagravida.com.br
1 de 3
Como ensinar seus filhos a usar o banheiro

Voltar ao topo da página