PARTILHAR

Como ensinar as crianças a estudar sozinhas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 maio 2020
Como ensinar as crianças a estudar sozinhas

O ser humano é um animal de costumes e o nosso comportamento passa pela repetição. As crianças têm os seus pais como modelos, por isso é muito importante que você esteja consciente de que o seu comportamento afeta a infância e a adolescência delas. Uma dessas constatações se confirma em seus hábitos de estudo, pois trata-se de uma atividade que requer esforço e concentração e que as crianças devem aprender a realizar sozinhas. Por isso, em umComo.com.br, explicamos como ensinar as crianças a estudarem sozinhas, através de conselhos e recomendações de fácil aplicação.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a estudar

Fatores internos

Antes de começar a transmitir ao seu filho o hábito de estudar de forma autônoma, é preciso conhecer as habilidades e limitações que ele tem e que, em cada caso particular, são diferentes. Isso lhe permitirá traçar um plano de atuação concreto que o ajude a aprender com mais facilidade.

Neste sentido, é importante que repare se ele apresenta algum tipo de dificuldade na hora de se concentrar. Estas podem ser diversas e proceder de uma condição interna, como o déficit de atenção ou a hiperatividade, bem como por questões externas, como perda de visão e necessidade de usar óculos.

Fatores ambientais

É importante que o seu filho tenha um espaço adequado para o estudo, de maneira a que associe esta atividade com algo quotidiano e, sobretudo, confortável. Assim, procure que o seu espaço esteja ventilado corretamente e com a iluminação adequada.

Observe também se a mesa de estudo utilizada está adaptada à sua altura. O silêncio é imprescindível para que o seu filho possa se concentrar utilizando o menor tempo possível.

Transmitir o hábito de estudar

Para saber como ensinar as crianças a estudarem sozinhas, é importante que seu filho veja em você um comportamento repetitivo de atividades produtivas. Só assim conseguirá transmitir um hábito de estudo autônomo que você poderá potencializar, fazendo uso de uma série de ideias chaves.

A primeira delas é tentar que a criança realize os seus trabalhos de casa e prepare os seus exames em determinadas horas, tentando não o sobrecarregar com atividades extraescolares se tiver necessidades de estudo especiais.

Também é importante, no tempo certo, habituá-lo a fazer uma paragem para descansar, comer algo ou beber um suco, assim retomará ao estudo com vontade e motivação.

Técnicas de estudo mais relevantes

No entanto, nada disso será importante se você não conseguir levar a cabo a implementação de um conjunto de competências de estudo que irá facilitar a sua tarefa, como facilitará a vinculação da educação com uma atividade útil e prática para o seu futuro.

Para isso, tente fazer uma exploração dos textos, lendo-os com cuidado e, posteriormente, sublinhando e tomando notas, ora seja através de parágrafos ou de esquemas. Com eles, é conveniente que faça resumos, que lhe permitam repassar na hora de um exame com mais facilidade de aprendizagem.

Veja também: Como estudar para uma prova

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a estudar sozinhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ensinar as crianças a estudar sozinhas
Como ensinar as crianças a estudar sozinhas

Voltar ao topo da página ↑