PARTILHAR

Como ensinar as crianças a pedir desculpa

Como ensinar as crianças a pedir desculpa
Imagem: cositasfemeninas.com

É realmente importante que nossas crianças aprendam a se desculpar quando fazem algo errado. Sem dúvida é um dos ensinamentos morais mais importantes. E não só por pedir desculpas mas também por identificar o dano que pode causar a terceiros. Por isso mostramos a vocês como ensinar as crianças a pedir desculpa, pois pode ser uma tarefa um pouco complexa no início.

Passos a seguir:
1

Ao pedir desculpas, nos colocamos na situação dos outros. Por este motivo, uma criança muito pequena não compreenderá muito bem o que significa isto. As crianças de menos de 5 anos não chegam a compreender que cometeram um erro. Ainda assim é importante manter limites para que vejam as coisas que podem e que não podem fazer. Quando fazem dois aninhos, podemos começar a ensinar a pedir desculpa, mas é muito importante que aprendam a dizer "desculpa" depois de machucar outra pessoa. Não podemos permitir que repitam a palavra simplesmente por repetir.

2

Para ensinar as crianças a pedir desculpa é interessante identificar as consequências de seus atos. Se tiver batido em outra criança, podemos dizer "você fez essa criança chorar". Automaticamente, nossos filhos identificarão que seu comportamento não foi correto. Assim, esse "desculpa" terá um significado para ele.

3

Para que tenham um pouco mais de consciência, podemos ensinar também a consertar os erros. Por exemplo, se tiver quebrado o brinquedo de outra criança, um "desculpa" pode ser adequado, mas será melhor incentivar o seu filho a emprestar seus brinquedos para essa criança triste. Esta será uma forma melhor de ensinar as crianças a pedir desculpa.

4

Como sempre, os pais possuem um papel importantíssimo. Devemos ser a referência, portanto entre nós devemos pedir desculpa na frente da criança quando fizermos algo errado. Além disso, se tiver dado bronca no seu filho sem motivo ou se errar na hora de culpá-lo por algo, você também terá a obrigação de pedir desculpas ao seu filho, pois é a melhor forma de que identifique que um desculpa pode aliviar a outra pessoa.

5

Vendo tudo isto, parece óbvio que para ensinar as crianças a pedir desculpa devemos nos centrar na identificação dos sentimentos. Perguntar para eles como se sentiriam se fizessem o mesmo que acabam de fazer.

6

Algumas vezes o orgulho se impõe. Nestas situações podemos ajudar as crianças pedindo desculpas junto com elas. Desta forma a criança não se sentirá sozinha.

7

Além disso, é importante elogiar o pequeno quando pedir desculpas, insistindo em como se sente bem uma pessoa quando pede desculpas.

8

Por último, para ensinar as crianças a pedir desculpa é importante não insistir. Podemos animá-las a se desculpar, mas se obrigarmos, com certeza tentarão evitar pedir desculpas a partir desse momento, sentindo que essa opção é apenas uma obrigação e não um dever moral para com os outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a pedir desculpa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Maria Amélia de Paula
Tivemos uma experiência, traumática com minha neta de 2 anos e 7 meses, ela deu um tapa no pai e se recusou a pedir desculpas , abrindo a boca a chorar foi deixada na cadeira longe de nos por mais de meia hora chorando e nada de pedir desculpas quando perguntava-mos a ela , dizia não vou, já estávamos exaustos quando após uns 40 minutos ela disse desculpa papai e foi uma salva de palmas, agradecidos pela atitude dela . agimos corretamente ?
A sua avaliação:
Thays
Sigo todas as instruções de vcs, todos os tópicos e meu filho continua a não pedir desculpas!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thays! Compreendo que possa realmente ser frustante, mas não desista e continue tentando, de certeza que ele acabará por pedir desculpa. Obrigada pelo seu comentário :)
shalom juliana
minha filha não pede desculpa de jeito nenhum ela chora e não pede desculpa o que faço?
Como ensinar as crianças a pedir desculpa
Imagem: cositasfemeninas.com
Como ensinar as crianças a pedir desculpa

Voltar ao topo da página ↑