menu
Partilhar

Como ensinar as crianças a respeitar os outros

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 junho 2019
Como ensinar as crianças a respeitar os outros

Ensinar aos nossos filhos respeito é, sem dúvida, uma das tarefas mais importantes no processo de educação das crianças, pois o respeito é um valor essencial para a formação de um indivíduo. É claro que não é uma tarefa fácil, mas existem alguns truques que nos dirão como ensinar as crianças a respeitar os outros de uma forma mais simples e eficiente. Para aprender quais são eles e colocá-los em prática, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Uma das formas mais eficientes para ensinar as crianças a respeitar os outros é através do exemplo. As crianças costumam aprender por imitação, portanto, se os adultos ao redor se comportam com educação e respeito, as crianças vêm isso como algo normal e o imitam.

2

É evidente que, para ensinar nossos filhos a respeitar os outros, é necessário mostrar para eles o que é o respeito. Você deve explicar a eles como é importante e necessário para que as pessoas se sintam bem. Para isso, podemos colocar exemplos no nosso dia a dia. Uma amostra disso é, cada vez que cumprimentarmos alguém, dar ênfase nisso e demostrá-lo ao pequeno, para que aprenda o ato de cumprimentar de forma respeitosa. Além disso, é importante colocar na sua cabeça o uso de expressões como "por favor" e "obrigado", assim como ensinar a pedir desculpas quando fez algo errado.

Como ensinar as crianças a respeitar os outros - Passo 2
Imagem: educacaoinfantilclq.blogspot.pt
3

Tente corrigir a mania que as crianças costumam ter de apontar para as pessoas que eles acham estranhas. Isto pode incomodá-las, por este motivo é importante que desde pequenos saibam que julgar e apontar não é correto. Educá-lo através de valores éticos é fundamental para aumentar o respeito.

Como ensinar as crianças a respeitar os outros - Passo 3
Imagem: paulorideaki.blogspot.pt
4

Para ensinar as crianças a respeitar os outros devemos potenciar sua empatia. Se os pequenos são capazes de se colocar no lugar de outra pessoa, saberão que ser respeitoso é essencial para fazer todo mundo se sentir bem. Desta forma, fazemos a criança ver que existe outra realidade além da sua.

5

Por último, uma das formas mais interessantes para ensinar a respeitar os outros é através de material didático específico para crianças. Assim, podemos ler livros, assistir algum filme sobre respeito ou brincar de alguma coisa que fale deste assunto. Com certeza, brincando nossos filhos aprendem muito mais rápido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a respeitar os outros, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como ensinar as crianças a respeitar os outros
Imagem: educacaoinfantilclq.blogspot.pt
Imagem: paulorideaki.blogspot.pt
1 de 3
Como ensinar as crianças a respeitar os outros

Voltar ao topo da página