Fomentar a criatividade de uma criança

Como estimular o raciocínio lógico infantil

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 fevereiro 2019
Como estimular o raciocínio lógico infantil

O raciocínio lógico é um processo mental aprendido no qual se utiliza um raciocínio coerente para chegar a uma conclusão. As crianças podem começar a aprender os processos sequenciais do pensamento crítico antes de começarem a ir à escola. Os jogos que estimulam o raciocínio lógico ajudam as crianças na resolução de problemas e no crescimento intelectual. Para o ajudar, neste artigo de umComo vamos lhe mostrar alguns jogos que ajudam a estimular o raciocínio lógico infantil.

Também lhe pode interessar: Como estimular a criança a desenhar

Índice

  1. Pensamento sequencial
  2. Reconhecimento de padrões
  3. Raciocínio dedutivo
  4. Pensamento estratégico

Pensamento sequencial

O pensamento sequencial é a base para encontrar soluções de problemas acadêmicos ou da vida real. Mastermind é um jogo de mesa para quebrar códigos de dois ou mais jogadores que requer pensamento sequencial.

Um jogador cria um código de cores através da colocação de pinos em uma sequência escolhida, enquanto o outro tem que decifrar a sequência de cores.

O Mastermind oferece três versões deste jogo de lógica para crianças em idade pré-escolar. Estas versões utilizam imagens de animais ou personagens familiares para que as crianças possam criar o código sequencial. Também é um bom jogo para desenvolver o reconhecimento de padrões.

Como estimular o raciocínio lógico infantil - Pensamento sequencial

Reconhecimento de padrões

O reconhecimento de padrões é essencial para o raciocínio lógico, uma vez que é a capacidade mental de ver a ordem em um ambiente caótico.

Campo minado é um jogo para um só jogador incluído na maioria dos sistemas operacionais do Windows, ou que pode ser baixado gratuitamente. O Campo minado é um jogo de estratégia e de reconhecimento de padrões para maiores de oito anos. O objetivo é localizar as minas terrestres sem detoná-las. Começa-se clicando em uma casa. Cada casa é rodeada por 8 casas e os números indicam com quantas bombas estão em contato.

Se vir um número 1 significa que está em contato com apenas uma bomba das 8 casas com as quais está em contato. Se vir um número 2, significa que está em contato com duas minas, e as outras 6 casas são números.

Como estimular o raciocínio lógico infantil - Reconhecimento de padrões

Raciocínio dedutivo

Define-se o raciocínio dedutivo como uma forma de ordenar os conceitos gerais em algo específico sobre a base de causa e efeito. Os jogos de memória para crianças em idade pré-escolar ajudam com simples habilidades de raciocínio dedutivo. A criança deve se lembrar da localização da imagem correspondente, enquanto descarta outros cartões onde a imagem desejada não existe.

Os jogos de detetives como Clue de Hasbro baseiam-se no raciocínio dedutivo. Clue Jr. foi elaborado para crianças de cinco a sete anos, onde elas têm de resolver um mistério em um carnaval. Os jogadores começam com pistas que devem usar para dar o nome da pessoa culpada por uma situação dada.

A batalha naval utiliza o raciocínio dedutivo para localizar os navios dos adversários. Este jogo tático clássico foi feito para dois jogadores, mas está disponível para um só jogador na maioria de sites de jogos flash.

Pensamento estratégico

As habilidades mentais do pensamento lógico culminarão no desenvolvimento do pensamento estratégico para a evolução da situação. Define-se o "circuito de adaptação" como a diferença entre o raciocínio lógico e a estratégia, que é planejar a forma para a solução de problemas.

O dominó é um jogo de estratégia bom para as crianças em idade pré-escolar e maiores pois aumenta o raciocínio relacional.

Banco Imobiliário em suas múltiplas formas, como o Banco Imobiliário Júnior requer raciocínio dedutivo e planejamento.

Jogo da velha é uma boa preparação para o jogo de damas e damas chinesas, que são jogos de estratégia que têm regras bastante simples para as crianças pequenas.

Quando as crianças dominam estes jogos podem mudar para o xadrez por volta dos 11 ou 12 anos de idade. Pois é nesta altura que as crianças desenvolvem o pensamento lógico para jogar este jogo de adultos em níveis superiores.

Sugestão: 23 perguntas de lógica com respostas

Como estimular o raciocínio lógico infantil - Pensamento estratégico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular o raciocínio lógico infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como estimular o raciocínio lógico infantil