Geografia

Vulcões ativos no mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 19 janeiro 2022
Vulcões ativos no mundo

Os vulcões são um dos elementos naturais com maior ameaça para os seres humanos. Embora permaneçam sem atividade aparente por um longo período de tempo, a qualquer momento podem entrar em erupção, cujas consequências são devastadoras em alguns casos.

Existem inúmeros destinos turísticos que baseiam o ponto atrativo na presença de um vulcão. Geralmente é visto como um espetáculo natural, mas cria um medo tanto ou maior do que sua capacidade de fascinar todos que chegam para vê-lo. Para descobrir os vulcões ativos do mundo e o estímulo turístico que eles geram, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Vai precisar de:

  • O que é necessário?
Também lhe pode interessar: Quantos países existem no mundo

Índice

  1. Etna, entre os vulcões mais populares do mundo
  2. Stromboli
  3. Kïlauea, o vulcão mais ativo do Havaí
  4. Nyiragongo
  5. Monte Yasur
  6. O Vulcão de Fogo
  7. Fagradalsfjall
  8. Vulcão Colima
  9. Parque Natural de Cumbre Vieja
  10. Sakurajima, símbolo do Japão
Ver mais >>

Etna, entre os vulcões mais populares do mundo

As erupções do Etna são quase constantes. Nas últimas 4 décadas (de 1971 a 2021), este vulcão entrou em erupção pelo menos dez vezes. A atividade vulcânica do Etna registrou episódios muito violentos em mais de uma ocasião, enquanto em outros casos produziu apenas expulsões de nuvens de gás. A leste da Sicília está o Etna, um dos vulcões mais famosos e ativos do mundo.

Vulcões ativos no mundo - Etna, entre os vulcões mais populares do mundo

Stromboli

No sul da Itália está localizada uma pequena ilha. A sua origem é vulcânica e chama-se Stromboli. Nela, está este vulcão ativo, sendo uma das principais atrações turísticas do Mar Tirreno. De cidades muito próximas a este vulcão como Messina, Lípari ou Milazzo, você pode embarcar e explorar as águas da ilha. À noite, os focos de lava do vulcão podem ser vistos na encosta de Sciara del Fuoco.

Vulcões ativos no mundo - Stromboli

Kïlauea, o vulcão mais ativo do Havaí

Kïlauea é um dos vulcões mais ativos de todo o planeta. Está localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí e tem uma altitude de 1.247 metros. As erupções deste vulcão são constantes desde os primeiros registros históricos datados do final do século XVIII.

É uma área protegida pela UNESCO, pois é considerada Patrimônio da Humanidade. Tornou-se uma grande atração turística por ter um caráter dócil característico dos vulcões havaianos.

Vulcões ativos no mundo - Kïlauea, o vulcão mais ativo do Havaí

Nyiragongo

As dimensões do vulcão Nyiragongo são espetaculares. Está localizado na República Democrática do Congo e é um dos vulcões ativos do planeta. Está localizado no Parque Nacional de Virunga e tem 3.470 metros de altitude.

A formação deste vulcão africano destaca-se por conter um lago de lava, criando uma enorme bacia magmática com quase 230 metros de diâmetro. Apesar de os conflitos armados na área complicarem o trabalho vulcanológico, considera-se que o perigo da sua atividade vulcânica continua a aumentar e pode atingir um nível máximo de apogeu entre 2024 e 2027.

Vulcões ativos no mundo - Nyiragongo

Monte Yasur

Vanuatu é um país formado por várias ilhas. Uma delas é Tanna, na qual está localizado o Monte Yasur. É um dos vulcões ativos mais acessíveis do mundo devido ao seu tamanho (361 metros de altura) e ao extenso nível de estudo realizado na área.

O governo local estabeleceu diferentes níveis de alarme para avisar os turistas sobre o horário ideal para a visita. Dessa forma, você pode contemplar com segurança as explosões de magma no interior da terra.

Vulcões ativos no mundo - Monte Yasur

O Vulcão de Fogo

Este vulcão está localizado no sul da Guatemala e é outro dos vulcões ativos no mundo. Tem erupções violentas contínuas. Textos do século XVI sugerem que Pedro de Alvarado, conquistador da Extremadura, pôde ver uma das suas erupções em 1524. Desde então, entrou em erupção 20 vezes.

Vulcões ativos no mundo - O Vulcão de Fogo

Fagradalsfjall

Este vulcão está localizado em terras islandesas. Este vale destaca-se por ter um carácter muito efusivo, mas com pouca violência. É um lugar que desperta um interesse especial para a vulcanologia, já que uma erupção em 2021 significou a primeira emissão magmática em quase 800 anos da península de Reykjanes.

Vulcões ativos no mundo - Fagradalsfjall

Vulcão Colima

No México também existem vulcões com grande atividade. O Vulcão Colima, com altitude próxima a 4.000 metros, é um bom exemplo. Nos últimos tempos, foram detectadas ejeções de lava e emissões de cinzas e fumaça. É um dos vulcões mais perigosos da América Latina ao lado do Popocatepetl.

Vulcões ativos no mundo - Vulcão Colima

Parque Natural de Cumbre Vieja

O Parque Natural de Cumbre Vieja, localizado em La Palma, é uma das áreas vulcânicas ativas da Espanha. A recente erupção produzida mostra a vida interior da ilha de La Palma. Os "malpaíses", nome pelo qual são conhecidos os fluxos de lava sólida em espanhol, são um dos pontos tradicionais deste arquipélago.

Vulcões ativos no mundo - Parque Natural de Cumbre Vieja

Sakurajima, símbolo do Japão

Em frente à cidade de Kagoshima está Sakurajima, um dos vulcões ativos do planeta. Milhares de erupções foram registradas nesta área do Japão nas últimas décadas. Nos períodos de maior atividade vulcânica, seu perímetro é fechado tanto para moradores quanto para turistas por segurança, mas nos demais períodos de calmaria você pode visitar para aproveitar as trilhas.

Depois de descobrir os vulcões ativos no mundo, encorajamos você a aprender mais sobre eles lendo estes artigos do umCOMO sobre Qual é a diferença entre magma e lava e Como agir em caso de erupção vulcânica.

Vulcões ativos no mundo - Sakurajima, símbolo do Japão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vulcões ativos no mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Conselhos
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Vulcões ativos no mundo