Comunicação social

Tipos de comunicação

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 outubro 2022
Tipos de comunicação

A comunicação é fundamental nas relações entre os seres vivos. É um processo ativo e recíproco de transmissão de conceitos e informações através de um sistema ordenado e um canal físico disposto para isso. Todos os seres vivos tentam se comunicar, porém, cada um o faz através de diferentes métodos e níveis de complexidade.

A comunicação linguística é um bom exemplo, pois é exclusiva do ser humano. Da mesma forma, a comunicação com as mãos atingiu níveis sem precedentes por meio de sistemas e códigos artificiais, graças aos quais permitiram superar tempos e distâncias, bem como desenvolver modelos de organização e compreensão altamente complexos.

Para descobrir os diferentes tipos de comunicação e suas características, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como escrever bem

Índice

  1. Comunicação verbal
  2. Comunicação não verbal
  3. Comunicação individual
  4. Comunicação coletiva
  5. Comunicação auditiva
  6. Comunicação visual
  7. Comunicação digital ou virtual
  8. Comunicação publicitária
  9. Comunicação política
  10. Comunicação emocional
  11. Outros tipos de comunicação
Ver mais >>

Comunicação verbal

Existem muitos tipos de comunicação verbal, esta é caracterizada pelo uso de palavras na interação entre emissor e receptor. É considerada um tipo de comunicação exclusiva do ser humano: apesar de existirem animais que expressam sons que podem ser associados a conceitos específicos em seu ambiente, como os cães da pradaria. Essa comunicação não é usada ​​seguindo regras gramaticais nem recebe novos significados dependendo do contexto.

Existem dois tipos de comunicação oral, uma vez que a linguagem ou as palavras podem ser expressadas na forma falada ou escrita:

  • Comunicação oral: é feita através de palavras faladas ou sinais orais. Chorar, gritar ou rir também fazem parte da comunicação oral.
  • Comunicação escrita: é realizada através de códigos escritos. Alfabetos, hieróglifos ou logotipos também correspondem a este tipo de comunicação.
Tipos de comunicação - Comunicação verbal

Comunicação não verbal

Existem muitos tipos de comunicação não verbal, esta é a comunicação feita sem o uso de palavras. Em muitos casos, é realizada inconscientemente. As posturas, os movimentos do corpo, o olhar, a forma de andar ou sentar são alguns exemplos.

A emissão e interpretação dessas mensagens são processos realizados de forma automática e até mesmo na forma de comunicação involuntária na maioria dos casos. A linguagem não-verbal teve maior importância no decorrer da história evolutiva do ser humano, em fases da evolução em que ainda não existia o uso de palavras. No entanto, as mensagens relacionadas à comunicação não verbal são relativamente ambíguas e difíceis de interpretar porque, diferentemente da comunicação verbal, não é regida por normas explicitamente aprendidas e acordadas.

Aqui você pode ler sobre Qual é a diferença entre comunicação verbal e não verbal.

Comunicação individual

Nesse tipo de comunicação, apenas um emissor e um receptor interagem, portanto, a comunicação ocorre de indivíduo para indivíduo. É um quadro de interações em que se destaca a privacidade e a impossibilidade de tentar impactar uma terceira pessoa que está observando, mesmo uma audiência.

Comunicação coletiva

Essa comunicação acontece quando há mais de duas pessoas trocando mensagens. Nestes casos, pode surgir a situação que, apesar de ser dirigida de uma pessoa para outra, se pretenda causar um efeito no resto do grupo.

Tipos de comunicação - Comunicação coletiva

Comunicação auditiva

Na comunicação auditiva, as mensagens e informações são percebidas através do ouvido, como a música. É um dos tipos de comunicação mais utilizados, pois é capaz de conectar duas pessoas a uma distância relativamente grande. Além disso, facilita a localização da origem da mensagem.

Comunicação visual

As mensagens transmitidas nesse tipo de comunicação, como as ideias, são enviadas pelo meio visual. Esses elementos de comunicação são percebidos pela visão.

Comunicação digital ou virtual

A comunicação digital ou virtual é o que ocorre graças à conexão através da Internet. Inclui conversas por Skype ou a escrita de um remetente e a leitura do destinatário, por exemplo, por WhatsApp.

Tipos de comunicação - Comunicação digital ou virtual

Comunicação publicitária

A comunicação publicitária acontece quando uma empresa envia uma mensagem para divulgar sua marca ou vender um produto. Geralmente, é dirigida a um grupo de consumidores. Nesse caso, o emissor é o principal interessado porque é ele quem quer vender alguma coisa.

Comunicação política

A informação contida nesta comunicação é política. Seu conteúdo costuma ter uma carga ideológica bastante forte. Por exemplo, o discurso de um emissor (político) em um debate cujo objetivo é conquistar votos do público. Ao contrário da comunicação publicitária, a propaganda não tem como principal objetivo incentivar as pessoas a fazer compras, mas sim mudar ou influenciar a mentalidade dos destinatários.

Comunicação emocional

Esta comunicação refere-se ao conteúdo emocional. Pode ser verbal, expressando sentimentos, ou não verbal, rindo ou chorando, por exemplo.

Tipos de comunicação - Comunicação emocional

Outros tipos de comunicação

Existem inúmeros tipos de comunicações que podem ser estabelecidas de diferentes formas dependendo do número de participantes, do canal sensorial, do canal tecnológico, do uso ou da finalidade. São os seguintes:

  • Intrapessoal.
  • Intragrupo.
  • Interindividual.
  • Intergrupo.
  • Comunicação em massa.
  • Comunicação olfativa.
  • Comunicação tátil.
  • Comunicação gustativa.
  • Comunicação por telefone.
  • Comunicação televisiva.
  • Comunicação cinematográfica.
  • Comunicação jornalística.
  • Comunicação educacional.
  • Comunicação de sinal.
  • Comunicação vertical.
  • Comunicação organizacional.
  • Comunicação sexual.
  • Comunicação horizontal.

Como você viu, existem inúmeros tipos de comunicação que nos permitem relacionar com o resto das pessoas. No entanto, devemos adotar uma comunicação eficaz para melhorar a qualidade das relações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de comunicação, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de comunicação