menu
Partilhar

Quantos fusos horários o Brasil possui?

Por Marina Corrêa, Editora. 6 abril 2022
Quantos fusos horários o Brasil possui?

"Em Brasília, meio-dia". Quem nunca ouviu um jornalista na rádio ou na TV informando as horas, indicando também o local? Já parou para se perguntar o por quê? Acontece que muita gente não sabe, ou pelo menos nunca se deu conta, mas no Brasil nós temos diferentes fusos horários. Isto é, não temos o mesmo horário em todas as partes do país.

Mas você sabe quais eles são e quais partes do país têm horários diferentes? Se ainda não sabe, neste novo artigo do umCOMO você vai descobrir quantos fusos horários o Brasil possui e quais são eles.

Quantos fusos horários o Brasil possui?

Já ouviu dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais? Esta extensão é o motivo pelo qual estamos em diferentes fusos horários mesmo estando dentro do mesmo país. Já que a iluminação do sol e a sucessão dos dias e das noites ocorre de maneiras diferentes em distintas partes do Brasil.

Mas, afinal, quantos fusos horários o Brasil possui? A resposta desta pergunta é quatro. Os 4 fusos do Brasil são:

  • Horário padrão de Fernando de Noronha (GMT-2)
  • Horário padrão de Brasília (GMT-3)
  • Horário padrão do Amazonas (GMT-4)
  • Horário padrão do Acre (GMT-5)

Na prática estes números significam que o Acre estará, respectivamente, a 3 horas menos que em Fernando de Noronha, 2 horas menos que em Brasília e 1 hora menos que no Amazonas e nós vamos te explicar o porquê.

Por que o Acre tem 2 horas de diferença de Brasília

Muita gente se questiona por que o Acre tem duas horas de diferença em relação ao Sudeste ou a Brasília, por exemplo. Na lista dos quatro fusos do Brasil, você pode observar que ao lado de cada um consta: GMT um sinal de menos e um número. Este número significa quantas horas menos o fuso está em relação a GMT. Mas, o que isso quer dizer?

O que é GMT

Em inglês, GMT significa Greenwich Mean Time, isto é, Tempo Médio de Greenwich. O meridiano de Greenwich, localizado a sudeste de Londres, divide o globo em ocidente e oriente, e nele está o GMT 0. As localidades que estão a oeste de Greenwich (ocidente) apresentarão horário com sinal de menos junto da quantidade de horas a menos que está em relação a ele. Já as localidades que estão a leste (oriente), tem horas a mais em relação a Greenwich e são representadas pelo sinal positivo.

Como você pôde observar, os fusos do Brasil são representados pelo sinal de menos, o que significa que estamos a oeste de Greenwich, sendo que Fernando de Noronha está a duas horas menos, Brasília três, Amazonas, quatro e Acre, cinco.

Quantos fusos horários o Brasil possui? - Por que o Acre tem 2 horas de diferença de Brasília
Imagem: Reprodução/Wikipédia

Mapa do fuso horário Brasil

Os fusos horários do Brasil são padronizados por estas localidades citadas, mas como saber que horas são em cada estado do país de acordo com esta divisão?

  • Primeiro fuso (GMT-2): no horário oficial de Fernando de Noronha estão inseridos, além desta ilha, outros arquipélagos brasileiros, como, por exemplo, o atol das rocas.
  • Segundo fuso (GMT-3): este fuso engloba o maior número de estados do país. Estão inseridos nele todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados do Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
  • Terceiro fuso (GMT-4): estão os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da maior parte do Amazonas.
  • Quarto fuso (GMT-5): no horário oficial do Acre, está inserido além deste estado, uma pequena parcela do Amazonas.

Nada melhor para entender que uma representação visual. Aqui abaixo você pode conferir o mapa do fuso horário do Brasil para não ter mais dúvidas.

Quantos fusos horários o Brasil possui? - Mapa do fuso horário Brasil

Hora oficial do Brasil

Com quatro fusos, como podemos saber qual é o horário considerado oficial do Brasil? O horário oficial do Brasil, também conhecido como horário de Brasília, é o GMT-3.

Horário de verão

Até 2019, o Brasil tinha o horário de verão. De outubro a fevereiro, os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul acrescentavam uma hora aos seus relógios e isso era importante a ser considerado já que nesses meses sua diferença para os fusos mais a oeste aumentavam e para leste diminuíam.

O Brasil sempre teve quatro fusos?

Nos primórdios do nosso país, apenas um fuso horário cobria todo o nosso território. Porém, no ano de 1913, o decreto de lei 2.784 instaurou os quatro fusos horários no Brasil e assim permaneceu até o ano de 2008. Porém, entre 2008 e 2013, o Brasil passou por um período com apenas três fusos, graças a uma proposta do Senado, que passou pela Câmara e foi sancionada pelo então presidente Lula.

Na mudança, o fuso eliminado neste período foi o GMT-5, que foi incorporado ao GMT-4, e também o Pará, que estava dividido entre GMT-3 e GMT-4, passou a ser incorporado completamente ao segundo fuso, isto é, ao GMT-3. Em 2013, o GMT-5 voltou a fazer parte dos fusos do Brasil, após plebiscito, porém o Pará foi mantido integralmente no GMT-2.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos fusos horários o Brasil possui?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • Mundo Educação. A mudança dos fusos horários do Brasil. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-mudancas-dos-fusos-horarios-no-brasil.htm> Acesso em: 04 de abril de 2021.

Escrever comentário

Quantos fusos horários o Brasil possui?
Imagem: Reprodução/Wikipédia
1 de 3
Quantos fusos horários o Brasil possui?

Voltar ao topo da página