A cultura brasileira

Qual foi a primeira cidade do Brasil?

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 8 setembro 2022
Qual foi a primeira cidade do Brasil?

A história do Brasil é muito rica e saber detalhes sobre ela faz com que se possa resgatar as raízes, entender comportamentos e ter um esclarecimento de como os contextos sociais foram se formando.

Diante disso, o presente artigo do umCOMO irá contar qual foi a primeira cidade do Brasil, mostrando detalhes sobre a sua fundação, assim como o seu desenvolvimento até os dias atuais.

A leitura é uma ótima oportunidade para compreender o processo de formação das cidades brasileiras, dando bagagem para fazer interpretações sobre o funcionamento das cidades atuais.

Também lhe pode interessar: Primeiras cidades do Brasil

Índice

  1. Como se deu o processo de formação das cidades brasileiras?
  2. O que foram as capitanias hereditárias
  3. Qual foi a primeira vila do Brasil?
  4. São Vicente: a primeira cidade fundada no Brasil

Como se deu o processo de formação das cidades brasileiras?

Antes de explicarmos qual foi a primeira cidade brasileira, é importante dizer que o Brasil viveu, durante muito tempo, em meio a um processo exploratório que iniciou em 1500, ano em que os portugueses chegaram ao país.

Dentro desse contexto de exploração de território começou a surgir algumas organizações territoriais que, futuramente, vieram a se transformar em cidades. Essas organizações tinham, inicialmente, funções estratégicas, sendo esse o ponto que as diferenciava das vilas que possuíam características típicas da era da colonização, ou seja, viabilizar expedições a fim de povoar as terras brasileiras.

Sabe-se também que neste período muitos colonizadores se dividiam em diversas regiões do Brasil. Porém, vale dizer que as cidades eram fundadas somente após ordens do Rei de Portugal.

Foi com base nesses movimentos que as primeiras cidades foram se formando, tendo como base, como se pôde perceber, a formação das vilas criadas por meio dos donatários de Capitanias Hereditárias.

O que foram as capitanias hereditárias

Apesar de as capitanias hereditárias estarem inseridas em um contexto um pouco mais abrangente em relação ao estudo sobre a fundação da primeira cidade do Brasil, conhecer um pouco sobre o que elas eram e funcionamento de todo processo é importante para compreender a formação das vilas e, consequentemente, das cidades que foram se formando com o passar do tempo e com as mudanças administrativas.

Voltando um pouco no tempo, em 1500, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, mais precisamente onde hoje está a região nordeste. Mesmo que a chegada ao Brasil tivesse a sua importância, os portugueses estavam com foco na venda de especiarias na Índia. Por isso, demorou cerca de 30 anos até que a expansão colonial de fato acontecesse.

O que motivou as terras brasileiras voltarem a ser o foco foi a decadência da venda de especiarias na Ásia. A partir disso, os portugueses, por medo de perder parte das terras brasileiras, dividiram-nas, distribuindo-as para aqueles que tivessem interesse em investir no desenvolvimento da região.

A divisão aconteceu em 15 lotes de terra, sendo que elas correspondiam a 14 capitanias. Os responsáveis por essas terras eram chamados de capitães donatários, porém, é bom ressaltar que essas terras ainda pertenciam à Coroa Portuguesa.

A ideia da criação de capitanias hereditárias não foi um sucesso. Entre as 14 criadas, somente duas prosperaram (Pernambuco e São Vicente). A partir de então, novas formas de administração foram sendo criadas e comandadas pela coroa.

Veja abaixo a lista das 14 Capitanias Hereditárias com seus respectivos donatários[1]:

  • Capitania do Maranhão lote 1:Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade
  • Capitania do Maranhão lote 2: João de Barros
  • Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros;
  • Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha;
  • Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa;
  • Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira;
  • Capitania da Baía de Todos os Santos: Francisco Pereira Coutinho;
  • Capitania de Ilhéus: Jorge de Figueiredo Correia;
  • Capitania de Porto Seguro: Pero do Campo Tourinho;
  • Capitania do Espírito Santo: Vasco Fernandes Coutinho;
  • Capitania de São Tomé: Pero de Góis da Silveira;
  • Capitania de São Vicente: Martim Afonso de Sousa;
  • Capitania de Santo Amaro: Pero Lopes de Sousa;
  • Capitania de Santana: Pero Lopes de Sousa.

Percebe-se que a Capitania de São Vicente tinha como donatário o militar Martim Afonso de Sousa, responsável então pela fundação da primeira cidade do Brasil e também por fazer da região o berço da democracia americana, como já explicado anteriormente.

Qual foi a primeira vila do Brasil?

Qual foi a primeira vila fundada pelos portugueses no Brasil? Por mais que a chegada dos portugueses tenha acontecido no estado da Bahia, a primeira vila do Brasil foi fundada em São Paulo, no litoral do estado. A vila de São Vicente foi a pioneira e teve a sua fundação em 22 de janeiro de 1532.

Por mais que os dados históricos apontem o português Martim Afonso de Sousa como o responsável pela fundação, não se pode deixar de lado o navegador Gaspar de Lemos. Ele descobriu a região em 1502 enquanto estava em uma expedição pelo país.

Na época, os portugueses nomeavam como vila os locais em que para eles eram considerados organizados, ou que tinham alguns símbolos marcantes da colonização, tais como: forte para armazenar armas, igreja, praça central, pelourinho, cadeia e Câmara Municipal.

A região que hoje conhecemos como São Vicente já era dotada desses locais e isso fez com que ela tivesse força para crescer com base nos ideais da administração portuguesa da época. É claro que todo esse movimento era movido por interesses estratégicos.

É importante ressaltar que a até então a Vila é reconhecida como o berço da democracia americana. Isso se dá pelo fato de Martim Afonso de Sousa ter coordenado a primeira eleição das Três Américas, onde conseguiu instalar a primeira Câmara de Vereadores de todo o continente.

Foi assim que Vicentino de Cellula Mater da Nacionalidade, ou Primeira Cidade do Brasil, foi se desenvolvendo.

São Vicente: a primeira cidade fundada no Brasil

Após todo o conhecimento passado, pode-se dizer que a primeira cidade fundada no Brasil foi São Vicente, sendo que ela foi a capital paulista por muito tempo. Esta constatação é encontrada em diversos livros de história, porém é possível encontrar outras interpretações da história que mostram que a primeira cidade do Brasil não foi São Vicente.

Hoje, a cidade é a segunda mais populosa do litoral paulista e consegue atrair muitos visitantes. Por mais que as cidades vizinhas, como Santos, tenham tido um desenvolvimento maior em relação à infraestrutura, ainda vale fazer uma visita e tentar resgatar um pouco da história do país.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual foi a primeira cidade do Brasil?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. UOL. Capitanias Hereditárias. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm> Acesso em: 07 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • HISTÓRIA DO BRASIL. Primeira cidade do Brasil. Disponível em: <https://www.historiadobrasil.net/respostas/primeira_cidade_brasil.htm> Acesso em: 07 de setembro de 2022.
  • INFO ESCOLA. Primeiras cidades do Brasil. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/primeiras-cidades-do-brasil/> Acesso em: 07 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Qual foi a primeira cidade do Brasil?