Outras culturas e seus costumes

Qual foi o primeiro jornal do Brasil

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 15 fevereiro 2023
Qual foi o primeiro jornal do Brasil
Imagem: Reprodução/Biblioteca Nacional

O que a vinda da família real portuguesa tem a ver com o surgimento da imprensa nacional? A instalação da Corte Portuguesa no Brasil demandou a criação de todas as estruturas com as quais os portugueses estavam acostumados, inclusive, de cultura e lazer, e foi nesse contexto que surgiu o primeiro jornal do Brasil.

Se você se pergunta qual foi o primeiro jornal do Brasil e a história por trás de sua criação, continue lendo este artigo do umCOMO, em que te contamos tudo.

Também lhe pode interessar: Qual foi a primeira cidade do Brasil?

Índice

  1. Qual foi o primeiro jornal do Brasil
  2. Como surgiu a imprensa brasileira
  3. O Correio Braziliense foi o primeiro jornal oficial do Brasil?
  4. Censura na imprensa brasileira

Qual foi o primeiro jornal do Brasil

O primeiro jornal do Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, criado em 10 de setembro de 1808, ano da chegada dos portugueses no Brasil. Apesar de ser um jornal oficial, o periódico trazia apenas notícias de interesse da corte real portuguesa.[1]O jornal falava sobre os príncipes europeus e registrava feitos positivos da família real portuguesa.

Ao todo foram impressas 1791 edições[2] e nele trabalhou o primeiro jornalista profissional do Brasil: Manuel Ferreira de Araújo Magalhães. O último número da Gazeta do Rio de Janeiro circulou em 31 de dezembro de 1822.

Como surgiu a imprensa brasileira

Antes de ser fundado o primeiro jornal do Brasil, já havia surgido oficialmente a imprensa brasileira. Em 13 de maio de 1808, dia do aniversário do príncipe regente Dom João, nascia a Imprensa Régia, que levava este nome por justamente por causa dele.

Quem fundou o primeiro jornal do Brasil

A Gazeta começou a circular graças à Imprensa Régia. Durante os primeiros anos ela era editada pelo frei português Tibúrcio José da Rocha, pertencente ao quadro de servidores da Imprensa Régia.

O Correio Braziliense foi o primeiro jornal oficial do Brasil?

Apesar de a Gazeta do Rio de Janeiro ter sido o primeiro jornal a circular no Brasil, o Correio Braziliense é tido como o primeiro jornal oficial, porque nele saiam notícias que não eram arquitetadas para apenas bendizer a coroa e, inclusive, trazia severas críticas à Dom João.

Fundado por Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense também era chamado de Armazém Literário ou Jornal Independente. E, como no Brasil havia censura por parte da Imprensa Régia, ele era editado em Londres.

Outro ponto que pode ser considerado para dar ao Correio o posto de primeiro jornal do Brasil é o fato de que sua primeira publicação data de 1 de junho de 1808, ou seja, começou a circular três meses antes da Gazeta do Rio de Janeiro.

Censura na imprensa brasileira

A censura na imprensa brasileira é muito mais antiga que a ditadura militar. A Imprensa Régia fundada por Dom João tinha uma comissão formada por três pessoas destinadas à fiscalizar que no Brasil não se publicasse nada que fosse contra a religião, o governo e os "bons costumes".

Antes mesmo de a primeira edição da Gazeta do Rio de Janeiro ver a luz do dia, o Brasil já experimentava a censura com a justificativa que a imprensa tinha o objetivo de doutrinar as pessoas, moldar a opinião pública e difundir as ideias entre os formadores de opinião.

Extinção da censura neste período

A censura brasileira, nesta época, foi extinta em 28 de agosto de 1821, depois de ser deliberado pelas Cortes Constitucionais de Lisboa em defesa das liberdades públicas. D. Pedro II, que era contra perseguições, defendia a ampla liberdade de expressão, de maneira que não era visto em nenhuma república latino-americana à epoca. A Constituição de 1824, portanto, garantia a liberdade de expressão.

Se você está pensando em seguir carreira no jornalismo, pode ser que também se interesse pelos nossos artigos sobre Como escrever um artigo do jornal e Como redigir uma notícia para um jornal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual foi o primeiro jornal do Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. A VOZ DA SERRA. Memória da Imprensa: em 10 de setembro de 1808 era lançado o primeiro jornal do Brasil. Disponível em: <https://avozdaserra.com.br/noticias/memoria-da-imprensa-em-10-de-setembro-de-1808-era-lancado-o-primeiro-jornal-do-brasil#:~:text=Em%2013%20de%20maio%20de,Gazeta%20do%20Rio%20de%20Janeiro.> Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
  2. GOVERNO DO BRASIL. Brasil celebra 206 anos da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do país. Disponível em: <https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br/assuntos/noticias/brasil-celebra-206-anos-da-gazeta-do-rio-de-janeiroprimeiro-jornal-impresso-no-pais> Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Biblioteca Nacional
Qual foi o primeiro jornal do Brasil