A cultura brasileira

Primeiras cidades do Brasil

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 11 outubro 2022
Primeiras cidades do Brasil

Saber sobre a história das primeiras cidades do Brasil é uma ótima forma de compreender como alguns cenários urbanos foram formados. Apesar de que cada uma tenha tido a sua própria formação, o país ainda apresenta, em grande parte do território, bases parecidas que fazem com que as cidades apresentem algumas características em comum.

Diante disso, o umCOMO resolveu aprofundar um pouco na história e contar como as primeiras cidades começaram a surgir no país. Aproveite a leitura para compreender um pouco mais sobre cultura do Brasil.

Também lhe pode interessar: Qual foi a primeira cidade do Brasil?

Índice

  1. Como surgiram as primeiras cidades brasileiras
  2. As primeiras cidades do Brasil eram vilas?
  3. Quais foram as primeiras cidades do Brasil?

Como surgiram as primeiras cidades brasileiras

Basta pegar os livros de história para ver que o Brasil passou um longo período vivendo em um processo exploratório, que teve início quando os portugueses chegaram no país, em 1500.

Mas o que será que isso tem a ver com a formação das primeiras cidades brasileiras?

Pode-se dizer que foi a partir desse contexto histórico que as primeiras organizações territoriais começaram a ser formadas. É fato que essas organizações possuíam funções estratégicas, o que fazia com que elas fossem diferentes das vilas que foram desenvolvidas para que as expedições de povoamento das terras brasileiras fossem viáveis.

Porém, todo esse movimento foi fundamental para que as vilas pertencentes aos donatários das capitanias hereditárias se tornassem o berço da urbanização do país.

As primeiras cidades do Brasil eram vilas?

Para responder essa pergunta também é preciso voltar um pouco no tempo. Em 1500, ano da chegada dos portugueses no Brasil, o foco em desenvolver ou explorar as riquezas não estava necessariamente aqui, mas sim na venda de especiarias na Índia.

Porém, apesar dessas vendas terem tido sucesso durante um período, a decadência veio e os portugueses, por medo de perder a posse das terras brasileiras, voltaram o foco para o Brasil. Isso mostra o motivo de a exploração ter demorado cerca de 30 anos para acontecer.

Bom, o que interessa aqui de fato é que o medo que os portugueses tinham em perder as terras os fizeram dividi-las para entregar para os Capitães Donatários, que iriam cuidar dessas áreas. Vale dizer que mesmo que eles passassem agir como donos das terras, elas ainda pertenciam a Coroa Portuguesa.

A divisão foi feita e 15 lotes de terra foram divididos, formando então 14 capitanias hereditárias. Por mais que os portugueses acreditassem fielmente que essa ideia iria dar certo, o resultado foi outro. Entre as 14 capitanias hereditárias existentes, somente duas prosperaram, a de Pernambuco e São Vicente.

Com o “sucesso” desses dois locais, outras formações territoriais foram sendo formadas.

Para entender o contexto histórico, a seguir serão apresentadas as 14 Capitanias Hereditárias, assim como seus donatários[1]:

  • Capitania do Maranhão lote 1:Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade
  • Capitania do Maranhão lote 2: João de Barros
  • Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros;
  • Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha;
  • Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa;
  • Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira;
  • Capitania da Baía de Todos os Santos: Francisco Pereira Coutinho;
  • Capitania de Ilhéus: Jorge de Figueiredo Correia;
  • Capitania de Porto Seguro: Pero do Campo Tourinho;
  • Capitania do Espírito Santo: Vasco Fernandes Coutinho;
  • Capitania de São Tomé: Pero de Góis da Silveira;
  • Capitania de São Vicente: Martim Afonso de Sousa;
  • Capitania de Santo Amaro: Pero Lopes de Sousa;
  • Capitania de Santana: Pero Lopes de Sousa.

Partindo do ponto que as vilas foram fundamentais para a formação das cidades, alguns historiadores as consideram, principalmente as que prosperaram, como as primeiras cidades do Brasil. Mas é claro que existem outros estudos que levantam outros pontos.

Quais foram as primeiras cidades do Brasil?

Agora que todo o contexto histórico das bases da urbanização no país foi explicado, a seguir vamos listar quais foram as primeiras cidades do Brasil.

É possível que você possa encontrar outros sites com listas diferentes, isso acontece porque alguns historiadores podem considerar diferentes aspectos na hora de definir quando uma vila ou povoado passou a ser uma cidade.

Desse modo, pode-se dizer que todas as cidades que serão apresentadas estão entre as mais antigas do Brasil.

São Vicente

São Vicente foi uma das Vilas que prosperaram. Isso fez com que a sua organização passasse por transformações, tornando-se então a primeira cidade do país. A sua fundação, de acordo com dados históricos, ocorreu em 1532.

Santos

A região em que hoje está localizada a cidade de Santos foi descoberta em 1502, mas somente em 1543 que a sua fundação ocorreu. O interessante é que a cidade foi ponto de partida dos bandeirantes.

São Paulo

A Serra do Mar foi escalada em 1554 por um grupo de religiosos que viram as terras em que hoje está boa parte de São Paulo como prósperas. Além disso, lá também era um bom local quando se tratava de estratégias militares.

Rio de Janeiro

São Sebastião do Rio de Janeiro, nome que recebeu ao ser fundada em 1565, começou a ser construída próxima a Baía de Guanabara. O fato histórico que fez com que a cidade fosse fundada foi uma briga que ocorreu entre portugueses e franceses, que disputavam o domínio da região.

Olinda

Por incrível que pareça, não se sabe ao certo a data da fundação da cidade de Olinda. Porém, em 1537, o povoado recebeu o título de vila. Duarte Coelho, militar português, é visto como um dos principais responsáveis pela fundação da cidade. Ele escreveu uma carta para o Rei Dom João III, falando que a terra tinha potencial para crescimento.

Salvador

São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi o primeiro nome que Salvador recebeu. A sua fundação aconteceu em 1549, após a chegada de Tomé de Souza, que foi o primeiro governador geral do país. A região, por ter solo fértil para a plantação de cana-de-açúcar e pau-brasil, virou ponto estratégico na época e veio a ser a primeira capital do Brasil.

As primeiras cidades do Brasil foram surgindo conforme as regiões iam despertando interesse dos portugueses. Isso é reflexo, em alguns aspectos, de uma colonização exploratória e que pode até ser estudada para entender a realidade atual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primeiras cidades do Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências

1. UOL. Capitanias Hereditárias. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm> Acesso em: 07 de setembro de 2022.

Bibliografia

· HISTÓRIA DO BRASIL. Primeira cidade do Brasil. Disponível em: <https://www.historiadobrasil.net/respostas/primeira_cidade_brasil.htm> Acesso em: 10 de setembro de 2022.

· INFO ESCOLA. Primeiras cidades do Brasil. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/primeiras-cidades-do-brasil/> Acesso em: 10 de setembro de 2022.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Primeiras cidades do Brasil