Diferenças culturais

Como vivem os ciganos no Brasil

Ana Marques
Por Ana Marques. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como vivem os ciganos no Brasil
Imagem: lem.seed.pr.gov.br

As comunidades ciganas estão espalhadas por todo mundo. São conhecidas como comunidades nômadas que estão sempre em movimento. Já não é bem o caso, e muitas famílias já se fixaram em países e estão inseridas em outras comunidades.

No entanto mantêm sempre a sua cultura e tradições onde quer que se encontrem.

Venha com a umComo.com.br descobrir como vivem os cigano no Brasil.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o Brasil

Índice

  1. Um pouco sobre a origem dos ciganos
  2. Os ciganos no Brasil
  3. Os ciganos Calon
  4. Os ciganos Roma
  5. Como vivem as comunidades ciganas no Brasil

Um pouco sobre a origem dos ciganos

Segundo consta na história os ciganos são originários da Ásia, mais precisamente da Índia. Estima-se que tenham tido origem em castas inferiores e que em busca de melhores condições começaram a dirigir-se para ocidente.

Como povos nômadas que são foram começando a vir para oeste e acabaram por chegar á Europa.

É difícil saber a veracidade dos factos todos em ralação à historia dos povos ciganos, mas segundo o que foi passado ao chegarem à zona que é conhecida hoje como Romênia e Bulgária, foram escravizados pelas populações locais, ficando "presos" nessa zona durante muito tempo. No séc. XV o Rei Sigismundo II da Boêmia (República Checa) concedeu-lhes um salvo-conduto dando assim origem á sua libertação.

Vendo-se livres, uma nova grande onda de migração, conhecida como a primeira diáspora ocorreu e as comunidades ciganas espalharam-se pelo resto do continente Europeu, e passando eventualmente para as Américas do norte e do sul.

Os ciganos no Brasil

As comunidades ciganas chegaram ao Brasil durante o Séc. XVI expulsos como degredados de Portugal.

Aos homens que cometiam delitos no reino era dada a escolha de serem presos e mortos ou o seu degredo para as colônias. Primeiro começaram a ser enviados para África e pouco mais tarde também para o Brasil, para povoarem as regiões dos sertões nordestinos, que eram povoadas por índios.

Durante o Séc. XVII e XVIII foram muitas as famílias ciganas deportadas para o Brasil pelo Reino. A grande maioria pertencente ao grupo dos Calon.

Durante o Séc. XIX e XX os grupos Roma também começaram a ter visibilidade no Brasil, fazendo o segundo maior grupo hoje em dia.

Os ciganos Calon

Este foi o primeiro grupo de ciganos a chegar ao Brasil. Expulsos do reino, são enviados para a colônia para ajudar na povoação de certas zonas.

Sua comunidade tem influências das suas passagens pela Turquia, Grécia, Espanha e Portugal. E distinguem-se pelo estilo de vida, pela língua e pelas relações de parentesco.

Vivem do comércio tradicional de carros e ferramentas, electrodomésticos e também da agiotagem. As mulheres ajudam sendo cartomantes e trabalhando como videntes nas cidades. Montam acampamentos em zonas descampadas que compram ou alugam.

Estão hoje em dia espalhados por todo o Brasil, sendo conhecidos dezenas de acampamentos diferentes.

Deparam-se com problemáticas sociais, culturais, politicas e de pluralismo, devido á falta de politicas de integração, a diversidade de línguas, valores e crenças religiosas de família para família, e á falta de organização interna para uma representação junto das outras comunidades.

Como vivem os ciganos no Brasil - Os ciganos Calon

Os ciganos Roma

O grupo Roma, chegou ao Brasil durante o Séc: XIX e XX, vindos do Leste Europeu. Têm muitos subgrupos diferentes sendo os mais conhecidos os Calderara, que trabalham com ferro, como ferreiros, os Machvaia que são oriundos da Sérvia, os Lovara conhecidos como negociantes de cavalos, os Boiash ligados ás artes circenses.

São as famílias que ainda se consideram mais puras e em que algumas ainda são nômadas. Mais tradicionais e mais difíceis para aceitarem as politicas de integração.

Como vivem os ciganos no Brasil - Os ciganos Roma

Como vivem as comunidades ciganas no Brasil

As comunidades ciganas no Brasil, tal como em todo mundo continuam a viver um bocado á margem da sociedade. Têm os seus acampamentos, onde se dão só com suas famílias. No entanto existem já muitos que se começam a integrar nas cidades e a viverem em casas junto das outras comunidades.

As politicas de integração são difíceis de aceitar e muitas vezes acabam por não funcionar. Existe ainda muita discriminação por estas comunidades, por serem sempre associados a roubos e a pessoas de menor estripe. O que normalmente não temos muita noção, é que são grupo que trabalham muito e que merecem oportunidades como as outras comunidade. É claro que também eles próprios têm que aceitar o progresso. E aceitar que a melhor forma de manterem as suas tradições vivas durante mais tempo é deixarem as suas crianças estudarem, para que estas possam passar sua cultura além da família.

É um passo que todos temos de dar em direção a um mundo mais tolerante.

Como vivem os ciganos no Brasil - Como vivem as comunidades ciganas no Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como vivem os ciganos no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
luce laine
na minha opnião eles vivem muito bem ; podem ate ter grandes dificuldades na vida mas contudo gostam de ser do geito que sao como é faser parte dessa cultura?
Imagem: lem.seed.pr.gov.br
1 de 4
Como vivem os ciganos no Brasil