Ensinar geografia

Qual é a montanha mais alta do mundo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a montanha mais alta do mundo

Durante décadas soube-se que o Everest, localizado no Himalaia, era a montanha mais alta do mundo sobre o nível do mar, mas uma recente expedição permitiu descobrir que quando se trata da montanha mais alta do planeta, o Everest não é a resposta adequada. Se falamos de uma medida desde o centro da terra até ao cume, o Everest é superado por outra massa de terra localizada bastante longe do Himalaia, mais especificamente no Equador.

Quer saber qual é a montanha mais alta do mundo na atualidade? Continue lendo porque em umComo.com.br revelamos para você.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior deserto do mundo

O Chimborazo, a mais alta desde o centro da terra até o cume

O vulcão equatoriano do Chimborazo levou o título da montanha mais alta do mundo desde o centro da terra até seu cume, superando o grande Everest em apenas 1.811 quilômetros.

Este surpreendente resultado foi obtido por uma expedição de pesquisadores franceses e equatorianos que se propuseram no começo de 2016 a descobrir qual era o ponto mais afastado do centro da terra em nosso planeta. Assim, conseguiram determinar em fevereiro que a resposta está no Chimborazo, cuja medida supera por escassos metros a do Everest.

A investigação

O grupo de cientistas sabia que as latitudes equatoriais estavam mais afastadas do núcleo da terra, por isso viajaram até ao Equador e colocaram no topo da montanha mais alta deste país, o Chimborazo, um sistema de GPS com o objetivo de medir a distância que existe desde seu cume até ao núcleo da terra. Isto permitiu-lhes descobrir que esta montanha supera, por pouco mais de 1,8 quilômetros, o grande Himalaia.

O Everest mede, desde o centro da terra, 6.382,605 quilômetros, enquanto que o Chimborazo atinge os 6.384,416 quilômetros, superando por pouco a que era considerada faz décadas como a maior montanha do mundo.

O Everest, a mais alta sobre o nível do mar

Apesar deste surpreendente resultado, o Chimborazo só atinge os 6.268 metros sobre o nível do mar, enquanto que o Everest conta com 8.848 metros com o mar como referência, altura pela qual é célebre em todo o mundo. Então como é possível que apesar de tudo o vulcão equatoriano seja mais alto?

Qual é a montanha mais alta do mundo - O Chimborazo, a mais alta desde o centro da terra até o cume

Por que o Chimborazo supera o Everest?

O Everest continua sendo a montanha mais alta do mundo sobre o nível do mar, apesar do Chimborazo ser a mais alta desde o centro da terra. Isto acontece porque a terra não é perfeitamente redonda como alguns acreditam, pois conta com uma forma mais larga no Equador e mais achatada nos polos.

Como o Chimborazo está localizado bem perto da linha imaginária do Equador encontra-se, portanto, mais afastado do centro da terra, enquanto que o Everest está localizado cerca do paralelo 27º ao norte do planeta, o que o aproxima um pouco mais ao núcleo terrestre do que pode estar o Chimborazo.

Simplesmente surpreendente! Assim, a próxima vez que se perguntar qual é a montanha mais alta do mundo deverá perguntar, sobre o nível do mar ou a mais alta de verdade?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a montanha mais alta do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual é a montanha mais alta do mundo