Aulas de Geografia

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 julho 2024
Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude

Entre as cidades mais altas do mundo estão La Rinconada (Peru), El Alto (Bolívia), Potosí (Bolívia), Lhasa (Tibete), Apartaderos (Venezuela), Namche Bazaar (Nepal), Cuzco (Peru), Villa Mills (Costa Rica), Leadville (Colorado, EUA) e Hushe Village (Paquistão), entre outras. Especificamente, quase todas as cidades mais altas estão localizadas na América do Sul. No umCOMO iremos te contar sobre as cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude.

Também lhe pode interessar: Qual é a montanha mais alta do mundo
Índice
  1. La Rinconada, Peru (5.100 metros)
  2. El Alto, Bolívia (4.150 metros)
  3. Potosí, Bolívia (4.090 metros)
  4. Lhasa, Tibete (3.650 metros)
  5. Apartaderos, Venezuela (3.505 metros)
  6. Bazar Namche, Nepal (3.500 metros)
  7. Cuzco, Peru (3.310 metros)
  8. Villa Mills, Costa Rica (3.100 metros)
  9. Leadville, Colorado (3.094 metros)
  10. Aldeia Hushe, Paquistão (3.050 metros)
Ver mais >>

La Rinconada, Peru (5.100 metros)

Este local fica próximo da altitude máxima onde não seria mais possível viver, ou seja, 6 mil metros acima do nível do mar. No entanto, 30.000 pessoas vivem nesta cidade. Sua principal fonte de renda é a mineração de ouro. Mas suas condições são extremas e seus moradores costumam ir até lá trabalhar por um período e depois saem da cidade, pois, se permanecessem permanentemente, sua saúde seria afetada.

Esta é a cidade habitada mais alta do mundo e está localizada no Monte Ananea, uma área com temperaturas congelantes e gelo nos meses mais frios. Nem todos os relatórios a incluem entre as cidades mais altas porque sua população não chega a um milhão de habitantes. O acesso também não é fácil, pois o caminho fica coberto de gelo e pedras.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - La Rinconada, Peru (5.100 metros)

El Alto, Bolívia (4.150 metros)

El Alto está localizada entre La Paz e o Lago Titicaca e é a cidade mais alta da Bolívia. Aproximadamente 650.000 pessoas vivem lá e é a segunda cidade mais populosa da Bolívia. Possui cerca de 370 km² de superfície e também abriga o Aeroporto de La Paz. Na verdade, quem quer conhecer as cidades mais altas do mundo não deve deixar de visitar este lugar na Bolívia.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - El Alto, Bolívia (4.150 metros)

Potosí, Bolívia (4.090 metros)

Potosí foi uma cidade mineira, que se tornou um importante centro econômico para toda a América, principalmente pela extração de prata. Porém, a indústria mudou e hoje não é mais um centro financeiro, mas ainda é um belo lugar para se visitar. Atualmente, cerca de 880.650 pessoas vivem nesta cidade elevada.

Porém, quem não quer subir tão alto pode visitar La Paz, que é a capital da Bolívia, e também uma das cidades mais altas da região, com 3.869 metros de altitude acima do nível do mar.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Potosí, Bolívia (4.090 metros)

Lhasa, Tibete (3.650 metros)

Aproximadamente 250.000 pessoas vivem nesta cidade, que fica no centro do planalto do Tibete. Este lugar impressionante foi declarado Patrimônio Mundial. Já foi a casa do Dalai Lama, por isso é um local com muita atração turística para turistas curiosos, mas principalmente para peregrinos que desejam conhecer os templos budistas.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Lhasa, Tibete (3.650 metros)

Apartaderos, Venezuela (3.505 metros)

Apartaderos é a cidade mais alta da Venezuela. A sua beleza é incomparável, muitos visitantes chegam a este local para vislumbrar a popular “Lagoa Negra”. Porém, é preciso tomar precauções, pois, apesar de ser um local turístico, muitos não suportam a altura e sofrem de vertigens. Está localizado entre três rios importantes. É uma cidade tranquila, mas bastante movimentada por turistas, devido à sua beleza. Mais de 3.500 pessoas vivem neste lugar remoto e elevado.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Apartaderos, Venezuela (3.505 metros)

Bazar Namche, Nepal (3.500 metros)

Nesta cidade, os pastores tibetanos eram encarregados de realizar as trocas comerciais, cujos principais produtos eram a manteiga e o queijo de iaque, bem como outros alimentos de origem agrícola. Porém, hoje é uma cidade famosa graças aos alpinistas que aspiram chegar ao Everest. Apenas cerca de 5.000 pessoas vivem neste lugar.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Bazar Namche, Nepal (3.500 metros)

Cuzco, Peru (3.310 metros)

Cuzco ou Cusco é uma cidade muito famosa graças a todos os turistas que a visitam para encontrar uma ligação com o que foi o império da cultura Inca, já que as ruínas estão muito próximas. Hoje, estima-se que quase 400 mil pessoas vivam em Cusco. Claro, as vistas são incríveis, já que a paisagem tem como pano de fundo a surpreendente Cordilheira dos Andes.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Cuzco, Peru (3.310 metros)

Villa Mills, Costa Rica (3.100 metros)

Está localizada em um local conhecido como “Cerro de la Muerte”, muito próximo da fronteira com o Panamá. A temperatura pode atingir níveis de até 0 °C, o que é interessante, pois esta cidade fica próxima à linha do Equador, mas a queda de temperatura é normal em locais de alta montanha e, portanto, para quem mora na região. Estima-se que ali vivam cerca de 10.900 pessoas.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Villa Mills, Costa Rica (3.100 metros)
Imagem: Wikiloc

Leadville, Colorado (3.094 metros)

Leadville é uma antiga cidade mineira localizada perto do rio Arkansas. Atualmente, Leadville é considerada a cidade mais alta de todos os Estados Unidos. A sua prosperidade foi alcançada após a extração de prata, mas esta já não é a principal atividade da cidade, pois, ao longo do tempo, foi-se modificando e a mineração de prata já não é tão rentável atualmente como era no século XIX. Atualmente lá vivem cerca de 2.600 pessoas.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Leadville, Colorado (3.094 metros)

Aldeia Hushe, Paquistão (3.050 metros)

Hushe Village é uma cidade localizada no Vale Hushe. É um dos mais altos do mundo. Na verdade, está perto de atingir a altura das montanhas mais altas do planeta. É um ponto importante para muitos excursionistas que aspiram chegar ao Himalaia. Atualmente, cerca de 779 pessoas moram lá.

Estas são as cidades mais altas do mundo, algumas podem ser visitadas, enquanto outras é melhor evitar, principalmente se a pessoa não tiver condições físicas e de saúde para poder acessá-las ou ali permanecer por algum tempo. Agora que você conhece esses lugares, também te convidamos a ler este outro artigo sobre As cidades mais bonitas da Alemanha.

Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude - Aldeia Hushe, Paquistão (3.050 metros)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Wikiloc
1 de 11
Cidades mais altas do mundo: onde estão e a que altitude