PARTILHAR

Qual a diferença entre socialismo e comunismo

Qual a diferença entre socialismo e comunismo
Imagem: historynotes.info

É possível fazer uma breve introdução sobre essa dúvida se partirmos dos princípios do socialismo científico ou utópico, ou seja, o socialismo e comunismo do papel conforme as teorias de Marx e Engels. Não podemos dizer exatamente o que é o tal do socialismo e comunismo se não assumirmos um parâmetro para isso sendo ele prático ou teórico, o que define, por exemplo, a revolução Russa de 1917 pelos bolcheviques onde o mundo pode conhecer o comunismo em sua prática, sendo ela desarmônica com as teorias de Marx e Engels mas ainda sim trazendo força ao proletariado na busca da desestatização. Neste artigo umComo te explica as diferenças entre socialismo e comunismo.

Também lhe pode interessar: O que é Paternalismo

Introdução ao Socialismo

Tudo começou com o desenvolvimento das ideias iluministas, com foco nas teorias de Rousseau, um dos primeiros a apontar os problemas de desigualdade entre os homens e buscava encontrar, em seus tratados escritos, um caminho de sucessivas transformações políticas e sociais para que se pudesse alcançar a tal igualdade entre os homens. Nesta época, em questões filosóficas e políticas a igualdade era sempre um tema em comum nas discussões.

As ideias iluministas tiveram grande peso até meados do séc. XVIII apresentando grande influência na revolução francesa cuja bandeira "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" era de tema iluminista. A partir desta corrente de pensamento, surgem as primeiras idéias do que viria a ser o liberalismo e socialismo. O socialismo numa corrente de pensamento que levava a política a um modelo cooperativista, buscando a harmonia na sociedade como se fosse uma conciliação das perspectivas liberais e igualitaristas do iluminismo. Nesta época os responsáveis por este pensamento são Robert Owen (1771-1858), Charles Fourier (1772-1837) e Saint-Simon (1760-1825).

Posteriormente, a forma de socialismo idealizada por esses autores foi categorizada como socialismo utópico, ou seja, uma forma de socialismo que nunca poderia ser alcançada, apenas teórico uma vez que esses filósofos não apresentavam nenhuma proposta de mudança ou transformação política, apenas especulação. O termo "socialismo utópico" surgiu a partir dos relatos de Karl Marx, famoso por criticar muitos filósofos da antiguidade e dizer que eles apenas apresentavam idéias, mas não faziam nada a respeito para que a sociedade de fato mudasse, e assim foi elaborado o socialismo científico, também conhecido como marxismo.

O surgimento do Comunismo

A partir do marxismo foi criado o método de compreensão histórico chamado de materialismo histórico e materialismo dialético, que por sua vez foram inspirados nas filosofias hegelianas mas arriscaria trocar o "inspirados" por "reformas". Estas filosofias materialistas podem ser entendidas como métodos de compreensão das produções econômicas expressadas na teoria de mais-valia e da exploração, e assim, tornando-se uma proposta revolucionária de implantação de uma sociedade socialista por meio do "regime do proletariado" que podemos entender como o comunismo. O termo comunismo já tinha sido usado por Owen mas só ganhou força e entendimento popular na tradição marxista.

A primeira experiência comunista histórica foi a comuna de Paris em 1871 utilizando várias correntes socialistas que circulavam naquela época. A real proposta comunista de Marx só veio a ser executada em 1917 na revolução Russa pelos bolcheviques. Lenin, foi o maior responsável desta época pela implantação da perspectiva socialista científica que antecedia a implantação de uma sociedade comunista. Com a revolução Russa, o mundo pode conhecer o significado de uma sociedade comunista.

Qual a diferença entre socialismo e comunismo - O surgimento do Comunismo
Imagem: brasilescola.com

Socialismo e Comunismo

O socialismo e o comunismo, em questões históricas estão sempre ligados, e por isso podemos dizer que um é a causa ou busca do outro, mas isso, em questões históricas e teóricas. Na prática geralmente vemos o socialismo como uma forma de partido mais liberal, no brasil por exemplo existem políticos que se dizem fazer parte de uma política de esquerda, de uma política socialista e democrática mas isso de fato, não é verdade. O socialismo na política atual é deturpado, assim como o liberalismo e o próprio capitalismo, existem as pessoas que gostam de culpar os socialistas e os esquerdistas pelos deficits político-econômicos do país, mas essa afirmação não é baseada em fatos e realidade. As políticas estão deturpadas por conta de políticos deturpados e não podemos formar a nossa opinião sobre direita ou esquerda baseada nos políticos que aí estão atualmente.

Qual a diferença entre socialismo e comunismo - Socialismo e Comunismo
Imagem: grandedazibao.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre socialismo e comunismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vladimir Ilich
MORTE AOS REVISIONISTAS
Qual a diferença entre socialismo e comunismo
Imagem: historynotes.info
Imagem: brasilescola.com
Imagem: grandedazibao.blogspot.com
1 de 3
Qual a diferença entre socialismo e comunismo

Voltar ao topo da página ↑