Politicas

O que é privatização

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 15 abril 2021
O que é privatização
Imagem: blogspot.com

Muitas vezes, quando estamos vendo os telejornais ou lendo as notícias nos periódicos jornalísticos, ouvimos termos como privatização ou desestatização. Esses termos se referem a políticas governamentais e econômicas acerca de empresas e instituições estatais. O processo de privatizar algo é passar um bem público para a iniciativa privada. Nesse artigo feito por umComo, vamos compreender o que é a privatização e quais são os benefícios e malefícios que estão envolvidos nessa política governamental.

Índice

  1. O que significa privatização
  2. Benefícios da privatização
  3. Malefícios da privatização

O que significa privatização

O processo de privatização ou desestatização é a venda ou disponibilização de bens públicos para as mãos do interesse privado. Falando de uma maneira mais didática, um bem do governo (um terreno, por exemplo) é vendido a um empresário para que ele possa fazer a gestão. Essa prática é bem comum em governos de direita econômica, que defendem o livre mercado.

O Brasil teve um intenso fluxo de privatização durante os anos 90, com a desestatização da Vale do Rio Doce, de todas as companhias telefônicas e também das companhias de energia elétrica. Hoje a Vale do Rio Doce é de Murilo Ferreira e seus acionistas, a antiga TELESP hoje é Telefônica, cujo dono é um espanhol e isso se deu muitas outras empresas e propriedades estatais.

O que é privatização - O que significa privatização
Imagem: alertaemprego.com.br

Benefícios da privatização

Existem diversos argumentos pró e contra a privatização. Aqueles que defendem a prática de privatização argumentam que graças à concorrência e busca pelo lucro, os serviços tendem a melhorar exponencialmente. Além disso, em caso de prejuízo, o custo não vai para o bolso do contribuinte e sim para o empresário que administra o bem público. Além disso, um dos argumentos para a privatização é que o Estado deve ser pequeno e cuidar das coisas que são básicas, como Educação, Saúde e Transporte Público, sem se meter em empresas cujos fins deveriam ser lucrativos. Segundo os defensores desse argumento, quanto maior o estado, mais incompetente ele é e assim é benéfico retirar empresas e propriedades de sua posse.

Esses são os ideias do liberalismo econômico, ideologia política que acreditava na eficiência e eficácia da iniciativa privada e individual, que preza pela liberdade econômica e pela livre concorrência. Para compreender mais estes argumentos e ideais, leia o nosso artigo que explica a diferença entre o liberalismo e o socialismo. Um dos grandes defensores da privatização no Brasil foi Fernando Henrique Cardoso e, a nível mundial, podemos falar de Margareth Thatcher, antiga premier inglesa. Estes chefes de governo foram responsáveis pelo chamado neoliberalismo. Na imagem, ambos juntos em maio de 1995.

O que é privatização - Benefícios da privatização
Imagem: imguol.com

Malefícios da privatização

Aqueles que são contra o processo de privatização de bens públicos possuem também muitos argumentos. Primeiramente, eles declaram que o Estado perderá receita de um determinado bem ao privatizá-lo, deixando ele com menos capital e com menos qualidade nos serviços em que dá à população. Um dos malefícios da privatização também é, para alguns, a retirada de um bem público e que serviria à população para passar a mão do interesse privado. Isso significa que algo que era patrimônio da nação e do governo serve agora para dar lucro a um empresário. Para eles, o superávit de uma empresa deve ir para os cofres da República e não para a conta bancária dos acionistas de uma empresa.

Aqueles que são contra a privatização possuem ideais que tendem ao socialismo, ao paternalismo e ao neodesenvolvimentismo. Ao longo da história, figuras como Lênin, Hugo Chávez, Lula da Silva, Getúlio Vargas e Tony Blair se manifestaram contra as políticas de privatização, sempre se demonstrando em favor da Propriedade para o Povo, através do bem público estatal. Na imagem, trabalhadores e universitários contra a privatização da Vale do Rio Doce, em 1997, no Rio de Janeiro.

O que é privatização - Malefícios da privatização
Imagem: oglobo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é privatização, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogspot.com
Imagem: alertaemprego.com.br
Imagem: imguol.com
Imagem: oglobo.com
1 de 4
O que é privatização