Partilhar

Qual a diferença entre resumo e resenha

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre resumo e resenha
Imagem: tudoemfoco.com.br

Muitos acadêmicos e alunos em geral não conhecem muito bem a diferença entre resenha e resumo, termos de redação que causam confusão muitas vezes por serem semelhantes em alguns pontos, como formas de interpretação textual. Por este motivo, neste artigo umComo te ensina qual a diferença entre resumo e resenha com alguns exemplos simples, para que fique expresso da forma mais didática possível. Ambas são feitas com base naquilo que você leu, ou até mesmo como resenhas cinematográficas, estas, que partem para um lado mais crítico, enquanto os resumos se limitam apenas à abreviação. Confira!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma resenha crítica

Diferença entre resumo e resenha: o resumo

O resumo é um texto que tem como função sintetizar e abreviar o conteúdo de um texto inicial, que pode partir de um livro ou documento. Desta forma o resumo é feito com uma quantidade reduzida de palavras mas sem perder as ideias elaboradas pelo texto inicial, eles servem para que a consulta do livro ou documento não seja necessária para entender quais são os argumentos e ideias que eles tratam, facilitam a vida do leitor que deseja saber se aquilo lhe interessa ou não.

Existem alguns tipos de resumo, a própria resenha é um tipo de resumo mas este dispõe de opinião e análise crítica. Também temos o resumo indicativo e resumo informativo: o indicativo apenas apresenta os pontos principais do texto inicial, sem prolongar uma discussão sobre o assunto, para este tipo de resumo os professores sempre revisarão o texto ou documento principal para verificar e averiguar a veracidade e fidelidade do resumo indicativo; já o resumo informativo é um pouco mais detalhado, sem perder a sua característica de compactar as ideias e informações em um texto menor, para a avaliação deste não há necessidade de se verificar o texto inicial para entender do que se trata.

Veja também:

Diferença entre resumo e resenha: a resenha

Diferente do resumo indicativo ou afirmativo a resenha realiza uma comparação de um artigo, texto ou documento com a opinião crítica de quem escreve o resumo.

Ela é escrita para mostrar a opinião do autor sobre os textos lidos, a resenha também ajuda a guiar o leitor mostrando uma perspectiva sobre o assunto e posterior arquivamento para consulta. A resenha é essencial para o acadêmico pois desenvolve o hábito de leitura e capacidade de julgar as situações, relacionando-as com aquilo que ele já conhece numa forma de escrita mais livre.

Apesar de apresentar opinião própria, as resenhas não costumam ser escritas com os verbos em primeira pessoa e elas podem ser resumidas, temáticas ou críticas.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre resumo e resenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre resumo e resenha

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Aléxia Valles
eu adorei sempre continuem assim com essas informações ótimas e avançadas!
Editor umComo.com.br
Oi Aléxia! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Qual a diferença entre resumo e resenha
Imagem: tudoemfoco.com.br
Qual a diferença entre resumo e resenha

Voltar ao topo da página