PARTILHAR

Como fazer uma resenha

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma resenha
Imagem: leiturasvivas.com

No nosso dia a dia vamos deparando-nos com várias resenhas que podem ser acerca de livros, filmes, cosméticos, serviços, etc, que nos esclarecem e dão a conhecer um determinado produto. Mas para escrever uma resenha não basta apenas lançar na folha todo o conhecimento que você tem acerca do assunto que quer escrever, há certas regras a cumprir para transmitir a sua mensagem da melhor forma e não confundir o leitor. Para descobrir quais são, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe ensinamos como fazer uma resenha.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma resenha crítica
Passos a seguir:
1

Para conseguir redigir uma boa resenha, antes que tudo você deverá conhecer bem o objeto da resenha. Vai falar sobre um livro? Certifique-se de que o leu todo, de que entendeu a história ou conhecimentos que ele transmite e imagine: conseguiria falar detalhadamente sobre ele a um amigo seu que não o conhece? Se sim, está preparado para passar para o próximo passo. Se não, deverá dar uma nova revisão até se sentir confortável nisso.

2

Procure recolher informações associadas ao seu produto da resenha para que o possa apresentar da melhor forma. Não tem de necessariamente saber todas ao pormenor, elas apenas servem para contextualizar. Aqui etão alguns exemplos do que deve pesquisar:

  • Resenha sobre filme: nome original, gênero, realizador, diretor, atores principais, prêmios que ganhou ou nomeações, se é inspirado em fatos reais, outros filmes do mesmo realizador, etc.
  • Livro: título original, escritor, editora, ano da edição, gênero, quantos exemplares já vendeu, em quantas línguas está traduzido, etc.
  • Produto de cosmética: marca, função, indicações, validade, modo de usar, etc.
  • Videogame: gênero, aconselhado para que idades, ano de lançamento, nível de dificuldade, comandos requeridos para jogar, etc.
3

Agora começaremos a planejar a construção da resenha. Numa folha de rascunho aponte todas as ideias que quer apresentar e não se esqueça de incluir tópicos referentes à sua opinião pessoal, por exemplo: do que gostei mais, o que me decepcionou, o que poderia ser melhorado, etc. Organize-as escrevendo em primeiro lugar as informações relativas à apresentação do produto, que referi no ponto anterior.

Como fazer uma resenha - Passo 3
Imagem: noticias.universia.com.br
4

Agora sim já reuniu todas as condições para começar a escrever sua resenha! Lembre-se que uma resenha é um resumo salientando os aspetos mais importantes do objeto em análise, por isso evite criar um texto muito extenso e cheio de informações vagas ou pouco relevantes. Procure dar uma olhada em algumas resenhas presentes em revistas, jornais ou na internet de forma a inspirar-se para criar a sua.

5

No momento da criação da resenha, comece por apresentar o objeto do qual vai falar. Refira todos os pontos relevantes acerca dele que destacou previamente e insira-os ordeiramente. Depois passe apresentar o objeto mais detalhadamente, referindo também suas opiniões e evite usar frases demasiado longas. Lembre-se: uma boa resenha intercala harmoniosamente descrição e crítica.

6

Quando pensa que terminou numa resenha, não terminou. Com isto quero dizer que deverá sempre fazer uma leitura do que escreveu e ir trocando algumas coisas que não lhe parecem estar bem escritas ou no sítio correto. Escrever é um exercício de fazer e refazer, por isso não se preocupe se logo à primeira leitura a sua resenha lhe parece ruim. Se ajudar, dê-a a ler a alguém e peça por uma opinião.

Como fazer uma resenha - Passo 6
7

Já escreveu tudo o que tinha para escrever e alterou tudo o que queria alterar? Então é porque provavelmente desta vez a sua resenha está finalmente concluída.Por último, certifique-se de que ela passa de forma clara a opinião que queria transmitir acerca do objeto em análise porque, no final, uma crítica tanto pode elevar a reputação de um filme e fazer com que mais pessoas concentrarem suas atenções nele, como pode passar a ideia de que é uma verdadeira inutilidade e perda de tempo. Você, através de suas palavras, é que escolhe!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma resenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
joaozinho Antonio
tenho a honra de estar neste site, tanto aprendi e pretendo aprender mito mais, preciso que envie me os artigos.
Jorge Luiz Figueiredo
Fazer resenha, é escrever resumidamente o conteúdo de um livro, anexando a esse resumo, uma opinião pessoal.
Sara Silva
Olá Jorge, é mesmo isso! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando.
Como fazer uma resenha
Imagem: leiturasvivas.com
Imagem: noticias.universia.com.br
1 de 3
Como fazer uma resenha

Voltar ao topo da página ↑