Biologia

Qual a diferença entre mitose e meiose

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre mitose e meiose
Imagem: virtuabiblioteca.blogspot.com

Assim como as multi-nacionais, que geralmente se dividem em diversas filiais, as células também possuem suas divisões que podem ocorrer através da mitose ou meiose.A mitose consiste na divisão da 'célula mãe' em duas 'filhas', idênticas geneticamente e com o mesmo número de cromossomos da célula que originou a divisão. A meiose consiste na divisão da célula mãe 2n em duas células filhas n, diferentes geneticamente. Neste artigo umComo te explica detalhadamente qual a diferença entre mitose e meiose.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

Índice

  1. Mitose
  2. Fases da Mitose
  3. Meiose
  4. Fases da Meiose

Mitose

A mitose é o processo de divisão celular que se caracteriza pela divisão de células somáticas, animais ou vegetais. Podemos dividir esse processo em cinco etapas: Prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase e nesse processo a célula sofre modificações em seu núcleo para que a divisão possa ser realizada. O aparelho mitótico dita o desenvolvimento das sucessivas fases da mitose.

Aparelho Mitótito

Esse aparelho é constituído por cromossomos, centríolos e ásteres. Os ásteres são microtúbulos que se ligam em direção do centríolo.

Essas fibras se constituem por microtúbulos livres, polares e cinetecóricos. Cada uma das cromossomas é composta por duas partes de uma estrutura simétrica, denominadas cromátides e elas possuem sua própria e única molécula de DNA.

Fases da Mitose

  • Divisão do núcleo seguido de uma divisão citoplasmática cíclica.
  • Célula inicial produz duas células com material idêntico: 2n > n, n
  • Tanto os conteúdos genéticos das células filhas como o das mães são idênticos, assim como todas as suas outras informações como os seus cromossomos.
  • Entre os cromossomos homólogos não existe permutação assim como os cromossomos não entram em sinapse.
  • Não existe formação de quiasmas nos homólogos.
  • Os produtos gerados pela Mitose, ou seja, as novas células podem vir a produzir mais mitoses mais tarde, imagine as células da pele por exemplo, estão o tempo todo morrendo e se reproduzindo como quando a pele descama, sempre guardando as mesmas informações das anteriores.
  • Esse processo ocorre em quase todas as células somáticas do nosso corpo.

A mitose é marcada pela divisão de células somativas, como as células da pele que estão o tempo todo a se renovar, conservando a informação genética que é passada de célula para célula.

Qual a diferença entre mitose e meiose - Fases da Mitose
Imagem: sites.google.com

Meiose

Na meiose, ocorre o processo de divisão celular de uma célula diplóide (2n) formando quatro células diferentes que chamamos de haplóides (n). Diferente da mitose, a miose é uma divisão que só ocorre uma vez e as células-produto da meiose não realizam novas divisões.

No ciclo reprodutivo sexual ocorrem alternâncias de gerações de células haplóides a partir de gerações de células diplóides.

Fases da Meiose

  • Duas divisões nucleares e duas divisões citoplasmáticas a cada ciclo.
  • A célula mãe produz quatro células filhas. Os seus conteúdos e informações armazenadas são diferentes.
  • Os cromossomos encontrados nas células filhas são equivalentes a metade dos contidos nas células mãe
  • Estes cromossomos realizam sinapse, permutação e ocorre formação de quiasmas entre esses homólogos.
  • Embora esses produtos não possam realizar outras divisões celulares eles, ocasionalmente, podem ser submetidos à divisão mitótica.
  • Exemplos de células que realizam meiose: Células germinativas (para reprodução), e em células mães de esporos e zigoto como o de muitas algas e fungos.

A meiose é voltada para a realização, na maioria dos casos, de reproduções entre animais, vegetais, fungos e vírus.

Qual a diferença entre mitose e meiose - Fases da Meiose
Imagem: ebah.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre mitose e meiose, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: virtuabiblioteca.blogspot.com
Imagem: sites.google.com
Imagem: ebah.com.br
1 de 3
Qual a diferença entre mitose e meiose