Alimentação infantil

O que fazer quando bebê não quer comer

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 20 abril 2021
O que fazer quando bebê não quer comer
Imagem: planetkids.com.br

Após os 6 meses de idade o bebê já pode começar a receber uma alimentação extra além do leite materno, essa alimentação é super importante para o bebê, pois somente o leite materno já não oferecerá os nutrientes suficientes para o desenvolvimento do bebê. Nessa fase de transição o bebê pode apresentar resistência e não querer comer, por isso o umComo.com.br veio te dar algumas dicas sobre o que fazer quando bebê não quer comer.

Passos a seguir:

1

A primeira dica do que fazer quando bebê não quer comer é que você permita que o bebê entre em contato com o alimento, deixe que ele pegue com as mãos e se lambuze, pois isso despertará a curiosidade do bebê e ajudará assim no processo de aceitação da nova alimentação que ele está recebendo. Para que o bebê possa entrar em contato com a comida tenha apenas alguns cuidados com a temperatura, para que o seu bebê não se queime com alimentos muito quentes.

O que fazer quando bebê não quer comer - Passo 1
Imagem: eupapai.com.br
2

Quando o bebê não quer comer outra dica valiosa é preparar refeições como purezinhos com alimentos que tenham cores chamativas como beterraba ou cenoura. As cores no alimento chamarão a atenção do bebê e assim os instigam a conhecer melhor aquilo, levando-o a provar o alimento.

Essa técnica é valiosa por que a criança se sente atraída por cores nessa fase, quanto mais colorido e bonita for a refeição mais o bebê se sentirá atraído e assim comerá.

O que fazer quando bebê não quer comer - Passo 2
Imagem: dicasdieta.com.br
3

Tente controlar os horários das refeições do bebê, não dê a ele leite ou outra coisa próximo dos horários de refeição, pois o bebê não sentirá fome e assim não vai querer comer.

O melhor é deixar que dê o horário da refeição e aí ofereça a ele o novo alimento, dessa forma ele será mais receptivo até mesmo por já estar com fome.

O que fazer quando bebê não quer comer - Passo 3
Imagem: rmbr.com.br
4

Se o bebê não quer comer o alimento saudável que você esta oferecendo não ceda ao choro do bebê dando a ele doces ou guloseimas. Você deve deixar o alimento ali do lado enquanto ele se nega a comer, quando menos se esperar ele vai resolver provar o que você estava oferecendo, e quem sabe ele descobre que aquela alimentação é tão gostosa quanto outras.

O que fazer quando bebê não quer comer - Passo 4
Imagem: disneybabble.uol.com.br
5

Caso o seu bebê continue se recusando a se alimentar o mais indicado é que você procure um médico pediatra para que seja feita uma avaliação. Em alguns casos o bebê pode estar se recusando a comer por estar com algum outro problema, assim o mais indicado é que sejam feitos exames avaliativos que verifiquem se a saúde do seu bebê está em ótimas condições.

Nesses casos onde o bebê persiste em não se alimentar fique atento também se ele apresenta algum outro tipo de sinal, como choro constante, febre ou outro sinal que não seja comum a uma criança saudável, pois existem alguns problemas de saúde que afetam também o apetite, e esse pode ser o caso do seu bebê.

Com um diagnóstico correto o seu bebê logo voltará a se alimentar bem.

O que fazer quando bebê não quer comer - Passo 5
Imagem: aventurasmaternas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando bebê não quer comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: planetkids.com.br
Imagem: eupapai.com.br
Imagem: dicasdieta.com.br
Imagem: rmbr.com.br
Imagem: disneybabble.uol.com.br
Imagem: aventurasmaternas.com.br
1 de 6
O que fazer quando bebê não quer comer