Dar de comer ao bebê

Como fazer papinha para bebê

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como fazer papinha para bebê
Imagem: canstockphoto.com

Mamães de primeira viagem têm sempre muitas dúvidas, e uma delas pode ser como fazer papinha para bebê. Fique tranquila que em umComo vamos explicar para você! Normalmente, a partir do quarto mês do bebê, as mamães têm que voltar ao trabalho e começa sendo necessário introduzir outros alimentos na dieta do bebê. Nesta fase é importante consultar o pediatra, pois é ele quem vai dizer como deve fazer esta transição de alimentos e o que é melhor para a saúde dele. Continue lendo e não deixe de conferir as nossas receitas de papinhas super saudáveis para seu bebê!

Também lhe pode interessar: Quando começar a dar papinha a um bebê

Índice

  1. Dos 4 aos 6 meses
  2. Dos 6 aos 8 meses
  3. Dos 9 aos 12 meses
  4. A partir dos 12 meses

Dos 4 aos 6 meses

A partir dos 4 meses de idade é quando o seu bebê vai começar a experimentar outros alimentos. Geralmente, as frutas são os primeiros alimentos que o bebê experimenta. Para começar, você não deve dar frutas em doses muito grandes e deve dá-las entre mamadas, de preferência de manhã e de tarde. Deve optar por frutas mais suaves como o mamão, a banana, a maçã ou a pera e dá-las em separado, pois você não sabe se seu filho é ou não alérgico a elas ou se gosta. Lave sempre muito bem as frutas, retire a casca e amasse a fruta com um garfo ou passe no ralador. Se preferir, também pode dar a papinha de frutas em forma de suco.

Dependendo da reação do seu filho a cada fruta, você pode começar a misturar as frutas, por exemplo banana com pera, maçã com banana, etc.

Como fazer papinha para bebê - Dos 4 aos 6 meses
Imagem: saboridades.net

Dos 6 aos 8 meses

A partir dos seis meses, você já pode introduzir novos alimentos na dieta do bebê começando com as papinhas salgadas. Pode começar introduzindo um vegetal ou legume e um pouco de sal, mas não demasiado. Depois de 6 meses ingerindo leite e frutas, é normal que seu bebê não faça boa cara às papinhas salgadas. Você tem que ter paciência e insistir, ele vai acabar por gostar. Você pode começar introduzindo a papa salgada à hora de almoço e, passadas algumas semanas introduzir à hora de jantar. Agora confira as nossas receitinhas de papinhas salgadas para o seu bebê:

  • Papinha de carne com cenoura e chuchu

Comece por fazer um refogado com óleo vegetal e um dente de alho amassado e junte 1 bife pequeno de carne magra. Tempere com uma pitada de sal e deixe refogar. Adicione 1 cenoura descascada e cortada em cubos e 1 chuchu (descascado e cortado em cubos). Cubra tudo com água e deixe cozinhar com tampa até que os legumes fiquem macios. Depois separe a carne e amasse os legumes na peneira ou com um garfo.

  • Papinha de mandioquinha com agrião

Para fazer esta papinha, comece por lavar e descascar 1/2 mandioquinha média e colocar para cozinhar junto com 5 folhas de agrião, um pedaço de cebola, uma pitada de sal e colher de chá de óleo vegetal. Deixe cozinhar até a mandioquinha ficar bem macia e depois amasse tudo com um garfo ou passe na peneira ou processador.

Como fazer papinha para bebê - Dos 6 aos 8 meses
Imagem: superbabyfood.com

Dos 9 aos 12 meses

Entre os 9 e os 12 meses, o bebê já almoça e janta e come papinhas de frutas aos lanches. Confira a nossa sugestão de receita de sopa para esta fase:

  • Papinha de carne, feijão e legumes

Comece por fazer um refogado com 1 dente de alho esmagado, 1/4 de cebola picada e 1 colher de chá de óleo vegetal ou girassol. Adicione 50 gr. de carne de boi moída e deixe refogar. De seguida, adicione 1 mandioquinha (descascada e cortada em cubos) e 1 fatia de moranga (descascada e cortada em cubos). Tempere com uma pitada de sal e adicione 250 ml de água. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios e sirva esta papinha com 2 colheres de sopa de feijão cozido (não precisa de amassar o feijão).

Como fazer papinha para bebê - Dos 9 aos 12 meses
Imagem: receitasparabebes.wordpress.com

A partir dos 12 meses

A partir dos 12 meses de idade, o bebê já pode começar a comer o que o resto da família come, não abusando nos temperos, nos alimentos fritos ou gordurosos e evitando os alimentos demasiado duros. Nesta fase, um dos alimentos que costuma ser difícil de introduzir no cardápio do bebê é o peixe, por isso em umComo vamos lhe dar uma receita de papinha para que consiga que seu filho coma peixe.

  • Papinha de peixe com legumes

Para fazer esta papinha de peixe, comece por fazer um refogado com 50 g de peixe sem espinhas e cortado aos cubos e 1 colher de chá de cebola picada. Adicione 1 batata pequena, 1/2 chuchu e 1 colher de sopa de couve ou espinafre. Cubra tudo com 250 ml de água e deixe cozinhar até que os legumes macios e se tenha criado um caldo. No final, amasse com um garfe e coloque uma colher de chá de óleo por cima.

Como fazer papinha para bebê - A partir dos 12 meses
Imagem: kidsvitrine.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer papinha para bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Tenha em conta que, pelo menos até aos 2 anos de idade deve continuar a dar leite ao seu bebê.
  • Antes de introduzir novos alimentos ao cardápio do seu bebê, deve consultar primeiro o seu pediatra.
  • Se tiver mais alguma sugestão de papinhas para bebê, não deixe de comentar!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MichelliSouza
Muito bom
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Michelli! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando a nossa página!
Imagem: canstockphoto.com
Imagem: saboridades.net
Imagem: superbabyfood.com
Imagem: receitasparabebes.wordpress.com
Imagem: kidsvitrine.com.br
1 de 5
Como fazer papinha para bebê