Partilhar

Como é a alimentação do bebê de 6 meses

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como é a alimentação do bebê de 6 meses
Imagem: maedeguri.com.br

Você está procurando saber como é a alimentação do bebê de 6 meses? Neste informativo artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo, ao lhe apresentar tudo o que necessita saber. Muita coisa começa acontecendo aos 6 meses de idade de um bebê, inclusivamente a introdução de outros alimentos além do leite materno, já que seu organismo começará a sentir necessidade de mais nutrientes, sobretudo o ferro. Fique sabendo mais acerca deste assunto continuando a ler este artigo!

Também lhe pode interessar: O que pode comer um bebê de 6 meses
Passos a seguir:
1

Até aos 6 meses de idade a alimentação do seu bebê se baseava em leite, porém agora está na hora de começar, progressivamente, a introduzir novos alimentos.

2

Isso acontece porque o leite somente já não responde às necessidades nutricionais do bebê para que ele cresça e se desenvolva corretamente, além disso seu sistema digestivo já está preparado para começar processando comida.

Como é a alimentação do bebê de 6 meses - Passo 2
Imagem: revistacrescer.globo.com
3

Você saberá que seu bebê está pronto para começar a consumir outros alimentos quando...

  • Consegue manter a cabeça erguida e apoiada;
  • Se senta bem;
  • Já tem o dobro do peso de quando nasceu;
  • Faz movimentos de mastigar com a boca;
  • Tem curiosidade em relação ao que os papais comem;
  • Já não se observa o reflexo de colocar a língua para fora.
4

Se seu bebê tem 6 meses e já apresenta as características acima, você poderá começar a introduzir na sua alimentação futas, legumes e papas. Evite dar-lhe doces e sobremesas com corantes, para que o paladar não fique logo "viciado" nesse tipo de alimentos.

Imagem: parents.com
5

Comece com os legumes, apresentados em forma de sopa ou purê, pois eles são ricos em vitaminas, minerais e fibras que o organismo do seu bebê está começando a necessitar.

6

Inclua abóbora, batata, batata-doce, cenoura, abobrinha, chuchu, couve-flor, alface, repolho, cebola ou alho francês, inicialmente um ingrediente de cada vez, para observar a reação, e depois misturados em conjuntos de 2 ou 3. Pode temperar com um fio de azeite de oliva mas não com sal.

7

Inclua também as frutas, que deverão ser cozidas previamente mas sem adição de açúcar ou sal. As frutas mais moles podem ser simplesmente amassadas, para que o bebê também possa sentir as texturas. Dê preferência às bananas, peras, maçãs, papaias e mangas.

8

Especialistas aconselham também a introduzir nesta idade mingaus com glúten, preparados com o leite que ele estiver tomando, para reduzir a chance do bebê vir a desenvolver intolerância ao glúten.

Imagem: mulherquecorrecomlobos.com.br
9

Em qualquer um destes casos você deve continuar a alimentar o bebê com leite, pois esta deve ser uma mudança de hábitos alimentares progressiva. Assim sendo ofereça 1 prato de legumes ou frutas ao bebê como substituto de uma mamada ao jantar ou ao almoço.

10

Passadas uma ou dias semanas, poderá começar a incluir esses novos alimentos em outras refeições como, por exemplo, purés de futa ao lanche. Se certifique que dá ao seu bebê cerca de 720 ml de leite por dia, no mínimo dividido em duas mamadas.

Imagem: guiainfantil.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a alimentação do bebê de 6 meses, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Bebês com menos de 1 ano não devem comer mel.
  • Não adicione açúcar nem sal aos alimentos do seu bebê.
  • Não force se o bebê recusar a comida, tente apenas 3 vezes.
  • Em caso de dúvidas consulte o médico que tem vindo a acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Escrever comentário sobre Como é a alimentação do bebê de 6 meses

Como é a alimentação do bebê de 6 meses
Imagem: maedeguri.com.br
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: parents.com
Imagem: mulherquecorrecomlobos.com.br
Imagem: guiainfantil.com
1 de 6
Como é a alimentação do bebê de 6 meses

Voltar ao topo da página