Evite erros de parentalidade

Frases que os pais não devem dizer aos filhos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
Frases que os pais não devem dizer aos filhos
Imagem: casairis.com.br

As crianças são seres sensíveis e, como tal, frases ditas da boca para fora pelos pais podem ficar cutucando a cabeça delas e traumatizá-las até à fase adulta. Esse fato pode parecer exagero, no entanto vários psicólogos e pediatras afirmam que há frases que os pais não devem dizer aos filhos para não prejudicar a saúde mental destes, baixar sua autoestima nem enfraquecer os laços parentais. Fique sabendo que frases de risco são essas ao continuar lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como fazer seu filho entender o Não

Índice

  1. Você não devia ter nascido
  2. Seu irmão/irmã é muito melhor que você
  3. Você sempre faz tudo errado
  4. Eu não te amo mais
  5. Vou contar ao seu pai e ele vai castigá-lo
  6. Pare de chorar, seja um homem
  7. Você não será capaz
  8. Detesto sua professora
  9. Você é feio/gordo/porco/burro
  10. Eu tenho vergonha de você

Você não devia ter nascido

Apenas pais sem coração ou que não medem as palavras dizem isso para um filho. Esta é a pior frase que alguém pode ouvir, principalmente da boca das pessoas que nos trouxeram ao mundo, pois têm o poder de nos fazer mais indesejados que nunca e verdadeiros falhados. Quando uma criança ouve esta frase, ela automaticamente se sente muito mal com ela própria sem haver razão para isso, pois ninguém pede para nascer.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Você não devia ter nascido
Imagem: mamaeonline.com.br

Seu irmão/irmã é muito melhor que você

Os pais sempre devem ter cuidado para não comparar seus filhos de forma explícita, pois um deles sempre fica se sentindo inferior. Além disso este tipo de frase gera conflito entre os irmãos e um clima de competitividade que não é saudável no ceio familiar. Encare que seus filhos são diferentes e que mesmo que um seja ruim em algo, com certeza será melhor em outra coisa.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Seu irmão/irmã é muito melhor que você
Imagem: crescendoeacontecendo.blogspot.pt

Você sempre faz tudo errado

Mesmo que a criança seja desajeitada, erre várias vezes e não aprenda com os erros à primeira, essa é uma das piores frases que um pai pode falar, sobretudo quando seus filhos estão na adolescência. A razão é que se trata de uma frase que os faz questionar negativamente suas competências e acreditar que, de fato, são um desastre em tudo nas suas vidas.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos -  Você sempre faz tudo errado
Imagem: revistacrescer.globo.com

Eu não te amo mais

Apesar de um pai saber que sempre amará seus filhos, independentemente do que eles façam, uma criança não entende isso e seu maior receio é ser abandonado pelos pais. Você não quererá provocar esse tipo de terror em seu filho, por isso jamais diga esta frase, mesmo que tenha sido seu filho a dizê-la primeiro. No momento de o fazer entender que ele fez asneira, a solução é falar calmamente com ele.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Eu não te amo mais
Imagem: br.freepik.com

Vou contar ao seu pai e ele vai castigá-lo

Este é um tipo de frase dita erradamente por muitas mães. Os pais devem ser ambos figuras de autoridade, e ao dizer isto a mãe está mostrando que, além de ser inferior ao pai, ele é a pessoa que a criança deve temer. E o medo não é uma forma saudável de educar. Uma criança que ouve esta frase muitas vezes acaba tendo receio do próprio pai, pois irá associá-lo sempre a acontecimentos negativos.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Vou contar ao seu pai e ele vai castigá-lo
Imagem: edsonmelosintonia.blogspot.pt

Pare de chorar, seja um homem

As emoções, sentimentos e problemas das crianças não devem ser desvalorizados pois, por muito que a nós nos pareçam insignificantes, no mundo delas pode ser algo sério. Desta forma, quando seu filho (garoto) estiver chorando, nunca lhe diga para parar porque homem não chora ou algo do gênero, todos temos direito a expressar nossas emoções e chorar é uma reação fisiológica própria do ser humano, homem ou mulher.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Pare de chorar, seja um homem
Imagem: teencitytalks.com

Você não será capaz

Um dos papéis dos pais é apoiar seus filhos, encorajá-los e levá-los a acreditar que eles serão capazes de cumprir com o que ambicionam. Ao dizer ao seu filho que ele não será capaz de algo, estará não só a mostrar que você não acredita nele como a fazê-lo não acreditar em si próprio, e isso é péssimo para a auto-estima. Como alternativa diga que, apesar de ser difícil, com esforço e dedicação ele irá conseguir.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Você não será capaz
Imagem: trekearth.com

Detesto sua professora

Quando um pai diz ao filho, ou na presença do filho, que detesta ou odeia a professora dele, está descredibilizando essa pessoa, que é alguém a quem o filho deve respeito. As crianças não têm maturidade suficiente para perceber este tipo de relações e o que pode motivar um pai a não gostar de uma professora, por isso a tendência, por imitação, será começar dizendo que também não gosta da professora e deixar de cooperar nas aulas.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Detesto sua professora
Imagem: henriquecarneiro.com.br

Você é feio/gordo/porco/burro

Este ponto é válido para qualquer tipo de ofensa que possa colocar em causa a própria imagem que a criança tem de si e consequentemente sua auto estima. Os pais não devem condenar seus filhos desta forma, devem ser os primeiros e os principais a mostrar que os amam, independentemente de seus defeitos. Por esta razão não saliente o que de pior há na criança nem diga este tipo de coisa para a fazer se sentir mal com algo.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Você é feio/gordo/porco/burro
Imagem: news.alkipage.com

Eu tenho vergonha de você

Esta frase está relacionada com a do ponto anterior e também com a "Você não devia ter nascido", porque causa igualmente um sentimento muito negativo de falhanço que leva a criança a desenvolver baixa confiança. Por muito que seu filho tenha feito algo que tenha deixado você embaraçada, não há razão para dizer que tem vergonha dele, pois ele entenderá que essa vergonha é válida para tudo o que faz.

Frases que os pais não devem dizer aos filhos - Eu tenho vergonha de você
Imagem: anjoseguerreiros.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frases que os pais não devem dizer aos filhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: casairis.com.br
Imagem: mamaeonline.com.br
Imagem: crescendoeacontecendo.blogspot.pt
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: br.freepik.com
Imagem: edsonmelosintonia.blogspot.pt
Imagem: teencitytalks.com
Imagem: trekearth.com
Imagem: henriquecarneiro.com.br
Imagem: news.alkipage.com
Imagem: anjoseguerreiros.blogspot.pt
1 de 11
Frases que os pais não devem dizer aos filhos