Partilhar

5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam

Por Sara Viega. Atualizado: 7 junho 2018
5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam

A sociedade na qual vivemos atualmente apresenta uma série de diferenças enormes entre gerações. Uma criança de 5 anos já brinca com aparelhos eletrônicos e sabe navegar pela Internet quando, certamente, seus pais não tocaram num computador até à adolescência. As novas tecnologias, a rapidez em como se vive e as modas fazem com que jovens e crianças enfrentem alguns problemas específicos que vale a pena conhecer e gerenciar o quanto antes. Neste artigo de umComo contamos a você os 5 problemas que a juventude de hoje em dia enfrenta, para que possa ajudar as crianças e jovens em seu dia a dia.

Obesidade infantil

As crianças estão gordas, cada vez mais gordas. Videogames, televisão, internet e fast food têm parte da culpa. As crianças passam mais tempo sentadas na frente de uma tela do que correndo ao ar livre. Este estilo de vida sedentária tem consequências:

  • Socialmente: não é nenhum segredo que as crianças com sobrepeso vão ser objeto de deboche por parte de seus colegas - é triste, mas é verdade. Isso pode gerar problemas, como uma baixa autoestima, depressão, etc.
  • Depois, estão os problemas de saúde. A pressão alta, a diabetes e outras doenças associadas com a obesidade. Psicologicamente e fisicamente, a obesidade é um problema que pode ser resolvido com um simples aumento de atividade física e um pouco de consciência.
5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam - Obesidade infantil

Materialismo

Vivemos em uma sociedade que promove o materialismo e esta "doença" perpetua-se, em particular, ao instigar maus hábitos em nossos filhos. Ensinamos os nossos filhos que a medida do sucesso e da felicidade na vida é a quantidade de coisas que têm. As crianças naturalmente querem coisas, principalmente se seus amigos têm algo similar.

Infelizmente, parece que há pouco controle sobre a orientação que acompanha um garoto à medida que avançamos nisso. Normalmente, damos aos nossos filhos o que eles querem sempre que isso esteja dentro de nosso alcance financeiro. E alguns pais se arriscam. O conceito de "ganhar" o que se obtém ou a ideia de que algo "não é necessário" parece que foi perdida.

A mentalidade de conseguir o que queremos quando queremos ficou enraizada desde a infância. O resultado infeliz é que existem consequências devastadoras para tal comportamento contínuo no futuro.

Crescer muito rápido

Houve um tempo em que as crianças desfrutavam sendo crianças. Hoje em dia, inclusive na primeira infância, as crianças estão participando nas atividades de adultos com graves consequências.

Cada vez mais se aproximam cedo do álcool e das drogas, e o sexo é um assunto muito popular e retratado. Os filmes, a televisão e a Internet bombardeiam as crianças com sugestões sexuais, vícios e violência. O conceito de infância está, literalmente, desaparecendo.

Se você mora com um adolescente é importante que fale claramente sobre o sexo, sem papas na língua nem tabus. Neste artigo contamos a você como falar de sexualidade com os adolescentes para que tenha, de uma vez por todas, "a conversa". Se acha que o problema com seu filho podem ser as drogas, em umComo ajudamos você a saber se seu filho está usando drogas.

5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam - Crescer muito rápido

Violência nas escolas

A educação de uma criança é a base a partir da qual será capaz de sair ao mundo e construir uma vida. As escolas desempenham um papel importante neste esforço e, portanto, é razoável esperar que estes lugares de aprendizagem sejam refúgios seguros para as crianças enquanto se preparam para a vida adulta. Mas, infelizmente, este nem sempre é o caso. Algumas escolas podem ser uma zona de guerra.

Portanto, é essencial educar os filhos com mensagens de tolerância, respeito e pacifismo para evitar que entrem em conflitos com outras crianças da escola e para que não desenvolvam comportamentos agressivos. Em umComo damos a você alguns conselhos sobre o que fazer se seu filho for agressivo.

Divergência na educação

A educação é importante. Poucas pessoas colocam em dúvida este fato. Uma boa educação (em comparação com uma má) dará a uma criança mais possibilidades de aproveitar as oportunidades para ter sucesso na vida.

Infelizmente, algumas pessoas têm melhor educação do que outras. Isso não é uma questão de "uma escola é melhor que outra". Estamos falando de classes sociais inteiras que não recebem uma educação adequada. A divergência na qualidade da educação está determinada pela raça e pela situação financeira.

5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam - Divergência na educação

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre 5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam

O que lhe pareceu o artigo?

5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam
1 de 4
5 problemas que os jovens de hoje em dia enfrentam

Voltar ao topo da página