Educar os seus filhos

Como fazer com que a criança guarde seus brinquedos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como fazer com que a criança guarde seus brinquedos

A partir dos 2 anos e meio a criança entra em uma etapa crítica no que se refere à desordem. Nesta idade as crianças começam a sentir-se autônomas e seguras de seus movimentos e têm a necessidade de explorar e de espalhar os brinquedos (e outros objetos) pela casa toda. Este é também o momento em que devemos começar a ensinar à criança o hábito de guardar os brinquedos como parte da própria brincadeira. O objetivo é o de que seja a criança que guarde seus brinquedos, que compreenda que recolher os brinquedos não é um castigo e que entenda por si mesma a principal vantagem da ordem: que quando quiser brincar e for procurar seus brinquedos sempre saberá onde os encontrar.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu filho entender o Não
Passos a seguir:
1

Envolva a criança em atividades cotidianas reais que signifiquem colocar cada coisa em seu lugar, como guardar as compras ou a roupa limpa em gavetas e armários. Deste modo, a criança vê que os adultos também guardam suas coisas.

2

Brinque de bagunça: Guarde um bicho de pelúcia na geladeira, os iogurtes no armário ou seu casaco no armário do banheiro... Ria junto com a criança do ridículo da situação e faça com que ele a corrija.

3

O lugar para guardar os brinquedos deve ser adequado à estatura e à força da criança e ao tamanho dos brinquedos.

Como fazer com que a criança guarde seus brinquedos - Passo 3
Imagem: diversaofamilia.blogspot.pt
4

Se a criança deixar algum brinquedo sem guardar não guarde.

5

Se a criança guardar um brinquedo em um lugar errado aplauda o esforço e se o lugar errado for razoável não a corrija: é sua ideia de arrumação.

6

Devemos ter expectativas razoáveis e não pedir impossibilidades. A criança não começará a recolher os brinquedos da noite para o dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer com que a criança guarde seus brinquedos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • A partir dos 3-4 anos muitas crianças começam a brincar com brinquedos como Lego ou Playmobil que requerem sessões de brincadeiras muito longas que são interrompidas ao longo do dia. Não tente arrumar estes brinquedos. Onde você vê um bolo de peças desconexas a criança vê um castelo com uma história fantástica em desenvolvimento. Você deve permitir que a criança retome o jogo facilmente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: diversaofamilia.blogspot.pt
1 de 2
Como fazer com que a criança guarde seus brinquedos