Partilhar

Como fazer seu filho entender o Não

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer seu filho entender o Não
Imagem: parentdish.co.uk

Entre o primeiro e segundo ano nosso bebê já está suficientemente grande para compreendero significado da palavra não, mas a realidade é que os pais a pronunciam com muita frequência e para o pequeno pode se tornar difícil detectar quando se trata de uma ordem séria e quando não é mais que uma expressão casual. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que consiga pôr limites e saiba como fazer seu filho entender o não.

Passos a seguir:
1

A partir de um ano é necessário que os pais comecem a dar disciplina à criança, é importante que entenda os limites, pois a partir desta etapa converter-se-á em um explorador de seu meio e deve ter claras as normas e regras e saber até onde pode chegar. Por isso, é essencial que entenda o significado do Não e que não entenda esta palavra como algo normal.

2

Quando a criança toma a liberdade de fazer algo que está proibida, por exemplo brincar com algum objeto que não pode jogar, deve aproximar-se dele, colocar-se ao seu nível, olhar nos olhos e sem se alterardizer-lhe firmemente "não".

3

Durante esta etapa é importante elaborar frases simples e acompanhá-las com gestos, por exemplo, "não, com isso não se joga", e com um movimento delicado retirar o objeto de sua mão.

4

Este procedimento de contato visual, decisão clara mas calma, frases simples e gestos deve converter-se em um padrão, mas tenha em conta que terá que repeti-lo muito e em diferentes situações pois a missão é que o pequeno entenda os limites.

5

É importante que todas as pessoas que cuidam do seu filho utilizem a mesma técnica para lhe dizer que não, pois se receber instruções diferentes poderá confundir-se e demorar mais tempo a entender o que significa o não referente à disciplina.

6

Além disso, todos devem estar de acordo em quais são as coisas que a criança não deve fazer para que a aprendizagem seja bem mais clara para o pequeno.

7

Todos devem estar atentos ao comportamento da criança para ir corrigindo aquilo que sabemos que não deve fazer. Se num dia lhe chamamos à atenção, mas no dia seguinte ignoramos esse comportamento, estamos a desfazer o que temos conseguido, por isso uma vez que uma regra se estabelece há que a manter.

8

É necessário ser persistente. Esta é uma tarefa que pode se tornar esgotadora, pois às vezes as crianças têm o hábito de fazer uma e outra vez aquilo que lhes é proibido, por isso lembre-se de não perder a paciência e entender que isto também faz parte do processo de disciplinar o seu filho. Insista e vai ver que com o tempo o seu filho vai entender o não.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu filho entender o Não, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Deve ter muita paciência e calma, há crianças que se mostram desafiantes ou rebeldes, mas ainda que lhe custe o melhor é não se alterar.
  • Não se pode converter o ato de dar disciplina em um campo de batalha, lembre-se que o adulto é você de modo que o auto controle é importante.

Escrever comentário sobre Como fazer seu filho entender o Não

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer seu filho entender o Não
Imagem: parentdish.co.uk
Como fazer seu filho entender o Não

Voltar ao topo da página