Lidar com adolescentes

Como agir com o primeiro namorado da filha

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como agir com o primeiro namorado da filha
Imagem: donafiraffa.com

É, as crianças crescem. Por mais que a gente não queira. Pai e mãe querem sempre seus filhos por perto, querem sempre que eles sejam dependentes. Mas, a natureza vai contra esse desejo e faz com que as crianças cresçam e queira cuidar de sua própria vida. É mais fácil de digerir quando os filhos são homens. Porque os meninos sabem se cuidar melhor e, geralmente, não são muito ingênuos. As meninas, de acordo com o social, são mais frágeis. Estão mais suscetíveis às armadilhas do mundo. Por isso, é difícil aceitar que elas estejam preparadas para o… namoro. Siga as dicas de umComo e perceba que é necessário saber lidar com esse momento, ganhar a confiança de sua filha e poder participar mais da vida “adulta” dela.

Passos a seguir:

1

Não proíbam - esse é um momento muito importante para a vida dela. Ela está migrando para a vida adulta, resolveu assumir para todos que está gostando de alguém e só precisa do apoio e orientação dos pais para lidar com essa situação. Se vocês virarem as costas para ela, se proibirem o relacionamento, ela irá se rebelar contra vocês. E não deixará de se encontrar com o namorado. Não queira que ela namore escondido de vocês.

Uma das principais justificativas na hora de proibirem o namoro, é que a filha está “nova demais para namorar”. No entanto, é necessário levar em consideração a capacidade de discernimento e responsabilidade dela. Não existe uma idade certa para começar a namorar. Pois, existem muitas meninas de 14, 15 anos mais maduras mentalmente do que algumas de 30 ou 40. Então, idade não pode ser o ponto-chave para uma relação.

Como agir com o primeiro namorado da filha - Passo 1
Imagem: jessicanovaes.com
2

Ganhem a confiança dela - se vocês apoiarem o namoro e mantiverem um diálogo saudável com ela, é possível que ela confie em vocês e conte tudo sobre o relacionamento. Assim, vocês irão saber quais são os planos dos dois e se a relação tem futuro ou não. Detalhes mais íntimos devem ser evitados.

3

Mantenham uma boa relação com o rapaz - não queiram fazer uma bateria de perguntas, mas procurem saber mais sobre a vida dele, sobre a relação familiar, seus interesses. Através do diálogo, tentem descobrir as qualidades desse rapaz por quem sua filha de apaixonou.

4

Deixem que ele frequente a casa de vocês - mas, sem querer participar demais do namoro. O tempo em que o casal namorava sob os olhos dos pais e que o pai sentava entre os dois no sofá já passou. Caso não se sinta seguro de deixá-los no quarto com a porta trancada, por exemplo, converse antes com ela (ou chame-a em um cantinho, a sós) e diga a ela para manter a porta do quarto aberta, enquanto os dois estiverem sozinhos. E, vez ou outra, passe (como quem não quer nada) e confira (de canto de olho) o que os dois estão aprontando. Mas, não passe com frequência, ou atiçará a ira de sua filha.

Como agir com o primeiro namorado da filha - Passo 4
Imagem: entretenimento.uol.com.br
5

Deixem com que saiam sozinhos - é importante, também, que não os proíba de sair sozinhos. Lembrem-se de que vocês já foram adolescentes e que tudo o que é proibido demais acaba por aguçar a nossa curiosidade. Assim, ela dará um jeito de estar e sair com ele, independente da opinião de vocês. Para se sentirem mais seguros, procurem saber para onde o casal vai e estipule um horário para que ele a deixe em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir com o primeiro namorado da filha, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mãe aflita
como agir para previnir minha filha sobre a índuli de seu namorado.como faze-la ver que ele não à trata com sinceridade e respeito devido?
Ana Lopes
Esse é um assunto delicado. Chame sua filha para uma conversa, nada de brigas. Pode começar com a frase "Eu sei que a vida é sua, mas..." e diga o que pensa sobre o namorado e como ele realmente deveria tratá-la. Mostre a ela, com alguns exemplos, que ela merece mais do que ele pode oferecer, ou mais do que ele está oferecendo. E deixe que ela decida se continua com ele, ou não. Acima de qualquer coisa, não proíba o namoro.
Imagem: donafiraffa.com
Imagem: jessicanovaes.com
Imagem: entretenimento.uol.com.br
1 de 3
Como agir com o primeiro namorado da filha