Boas maneiras

Expressões racistas

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 3 novembro 2022
Expressões racistas

Você sabia que o vocabulário do brasileiro está cheio de palavras e expressões racistas? E muitas delas as pessoas sequer notam que estão ofendendo alguém.

Como a língua está sempre mudando, é normal que alguns termos sejam incluídos nela e que, com o tempo, sejam aplicados no dia a dia. Porém, como o Brasil foi escravista e ainda convive com racismo em sua sociedade, diversas falas pejorativas estão na boca do nosso povo.

Aqui no umCOMO, vamos falar de alguns dos termos mais falados. Quer entender sobre as origens das expressões racistas e maneiras de como substituí-las no seu vocabulário? Então é só continuar a leitura!

Também lhe pode interessar: Para que servem as regras de etiqueta

Índice

  1. Meia-tigela
  2. Programa de Índio
  3. Criado-mudo
  4. Cabelo de Bombril
  5. Lápis cor de pele
  6. Da cor do pecado
  7. Com o pé na senzala
  8. Moreno
  9. Serviço de preto
  10. Ovelha negra
  11. Boçal
  12. Até tenho amigos negros
  13. Denegrir
  14. Empregada doméstica
  15. Macumba
  16. Mulato
  17. Nega maluca
  18. A coisa tá preta
  19. Inveja branca
  20. Dia de branco
  21. Palavras de cunho racista: substitua-as no seu vocabulário
Ver mais >>

1. Meia-tigela

Muito comum para se referir quando algo é mal feito ou medíocre, essa expressão tem uma origem racista do tempo da escravidão, já que os negros que trabalhavam nas minas de carvão e ouro eram obrigados a cumprir metas para receber comida.

Porém, quando não conseguiam atender às expectativas dos escravocratas, recebiam apenas meia tigela de comida. Foi nesse o contexto que a expressão foi criada.

Para tirar isso do seu vocabulário, ótimas alternativas são:

  • Medíocre;
  • Mal feito;
  • Desleixado.

2. Programa de Índio

Esse termo é um muito usado quando uma pessoa quer dizer que um programa, passeio ou ideia é ruim. Fica muito evidente nele o preconceito contra os povos indígenas, além de tentar emplacar uma "supremacia" por traz.

Substituir essa expressão racista é muito fácil. Abaixo, você pode checar alguns substitutos que são ótimos para deixar essa frase para lá.

  • Programa ruim;
  • Péssima ideia.

3. Criado-mudo

Para muitos um sinônimo da mesinha de cabeceira, essa expressão racista tem suposta origem na época da escravidão, quando as pessoas escravizadas eram obrigados a ficar de pé noites inteiras ao lado das camas dos senhores, segurando jarras de água, luminárias e outros utensílios.

Porém, essa origem não é unanimidade entre os pesquisadores, já que muitos atribuem o termo a uma expressão inglesa, que se refere a pessoas adotadas e empregados criados em casa. Entretanto, é importante desde já deixar de usar o termo, já que é depreciativo.

Inclusive, você pode notar que ao tentar comprar uma mesinha de cabeceira on-line usando o termo "criado mudo", muitos sites de móveis já não mostram essa opção em seus produtos e só listam ele pelo nome correto.

O Magazine Luiza e a Leroy Merlin são exemplos deles, mas temos muitos outros exemplos por aí. Agora, para tirar essa fala do seu vocabulário não tem segredo, é só substituir pelo nome correto, a famosa: mesa de cabeceira.

4. Cabelo de Bombril

Ou também cabelo duro, é uma expressão racista e depreciativa para se referir as pessoas que tem o cabelo crespo, comparando-o com a palha de aço que leva o nome da empresa.

A própria Bombril, em 2020, chegou a anunciar uma nova esponja de aço inox, com foco em limpeza de lugares difíceis que se chamava ‘’Krespinha’’. A situação gerou muita revolta na comunidade brasileira logo de cara e o produto sequer chegou ao mercado.

Para tirar essa frase racista do seu vocabulário, a melhor alternativa é sempre usar o nome correto, que é: cabelo crespo.

5. Lápis cor de pele

Você já pode ter ouvido na infância essa descrição para se referir ao lápis rosado/bege. Porém, essa acaba sendo uma expressão racista, já que não considera a pluralidade racial, em que muitas pessoas são pretas ou pardas.

Bons substitutos para esse termo são:

  • Lápis rosado;
  • Lápis bege.

6. Da cor do pecado

Nome inclusive de uma novela da Globo nos anos 2000, essa é uma das falas racistas que devemos evitar, usada para descrever pessoas negras de maneira sexualizada desde o período colonial brasileiro.

Aqui, simplesmente recomendamos não usar essa expressão racista.

7. Com o pé na senzala

Ou "Com o pé na cozinha", são duas palavras e expressões racistas para se referir a uma pessoa de ascendência negra.

Nossa recomendação é simplesmente não se referir a ninguém dessa maneira, são expressões racistas, evidentemente.

8. Moreno

É uma expressão racista que é utilizada para suavizar ao se referir a uma pessoa negra, já que se referir ou dizer que alguém é negro ainda é um estigma na sociedade brasileira. Porém, o correto é literalmente se referir a pessoa pelo que ela realmente é, uma pessoa negra.

9. Serviço de preto

Fala racista usada para se referir a trabalhos mal feitos ou de pouca qualidade. E aqui mesmo já falamos três bons substitutos para o termo:

  • Trabalho mal feito;
  • Trabalho ruim;
  • Trabalho desleixado.

10. Ovelha negra

Usada para se referir a alguém que não se encaixa ou é diferente de maneira pejorativa, é uma das várias palavras e expressões racistas que associa a pessoa preta a algo ruim.

Um bom substituto para isso é: pessoa diferente do grupo, pessoa diferente da família.

11. Boçal

Usada desde o período colonial para se referir às pessoas escravizadas que não sabiam falar português.

Em seu lugar, pode usar como substitutos os termos:

  • Ignorante;
  • Grosseiro.

12. Até tenho amigos negros

Frase muito usada por racistas quando são confrontados. Aqui, não é necessário um termo substituto, mas que quem disse isso comece a repensar os seus comportamentos e falas racistas.

13. Denegrir

É uma palavra usada para descrever quando diminuímos ou prejudicamos uma pessoa, além de ser uma das várias falas racistas que encontramos no dia a dia, já que tem o significado original de "tornar negro" e reforça o fato de ser negro como algo negativo.

Como substituto, temos várias opções:

  • Difamar;
  • Caluniar;
  • Diminuir;
  • Prejudicar.

14. Empregada doméstica

Usada para se referir a faxineiras, é mais uma das palavras e expressões racistas da nossa lista, já que deriva da palavra domesticada e era usada para se referir às mulheres escravizadas que trabalhavam nas casas dos escravistas no Brasil colonial.

Para substituir essa fala racista, use:

  • Faxineira;
  • Diarista.

15. Macumba

Fala racista e pejorativa para se referir às religiões de matriz africana. Macumba, na verdade, é um instrumento de percussão.

Para não usar nunca mais esse termo, comece a se referir a religião pelo seu verdadeiro nome, seja ele qual for. Respeitar as crenças alheias é primordial!

16. Mulato

Termo de origem espanhola para se referir ao cruzamento do cavalo com a jumenta, é utilizado para se referir a alguém que tem descendentes negros e brancos. Porém, é uma expressão racista que deve simplesmente ser tirada do vocabulário.

17. Nega maluca

Uma das fantasias mais usadas no Carnaval é de origem racista, já que é uma versão estereotipada da mulher negra. Aqui, não há um termo para substituir, apesar é algo para se lembrar e, definitivamente, não é algo para qualquer pessoa se vestir nas festas a fantasia.

18. A coisa tá preta

Expressão racista usada para se referir quando uma situação está ruim. Como substituto, temos as seguintes frases:

  • A situação está ruim;
  • A situação está complicada;
  • A situação está difícil.

19. Inveja branca

Termo racista que utiliza a palavra ‘’branca’’ para atenuar o sentimento de inveja. Não use isso em hipótese alguma, o melhor é sempre usar o próprio termo inveja e pronto.

20. Dia de branco

Fala racista para se referir aos dias da semana, ao dar a entender que trabalhar é uma coisa de pessoas brancas, apenas. O melhor jeito aqui não é usar um termo substituto, mas simplesmente não usar mais essa expressão racista.

Palavras de cunho racista: substitua-as no seu vocabulário

As expressões racistas devem ser tiradas do seu vocabulário para ontem. Esperamos que você tenha aprendido aqui no umCOMO a como substituir cada uma delas.

Comenta aqui pra gente o que achou do artigo! Você também pode aprender mais e ler nossos artigos sobre nomes de pessoas com origem indígena e de músicas indígenas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Expressões racistas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia

§ Governo do Tocantins / Conheça algumas expressões racistas e porque moldar o vocabulário / Disponível em <https://www.to.gov.br/cidadaniaejustica/noticias/conheca-algumas-expressoes-racistas-e-por-que-moldar-o-vocabulario-e-uma-forma-de-combater-o preconceito-racial/43yj0wrg7pzv> Acesso em 24 de outubro de 2022

§ Defensoria Pública da Bahia / Dicionário de expressões (anti)racistas / Disponível em <http://www.defensoria.ba.def.br/wp-content/uploads/2021/11/sanitize_231121-125536.pdf> Acesso em 24 de outubro de 2022

§ Aventuras na História / Conheça possível origem racista do termo criado mudo /Disponível em <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-possivel-origem-racista-do-termo-criado-mudo.phtml> Acesso em 24 de outubro de 2022

§ Uol Economia / Bombril lança esponja de aço com nome com conotação racista /Disponível em <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/17/bombril-acusacao-racismo-produto.html> Acesso em 24 de outubro de 2022

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Expressões racistas