Outras aprendizagens de competência para a vida

Como usar citações para redação

Luísa Savala
Por Luísa Savala, Redatora. 14 setembro 2018
Como usar citações para redação

Para muitos estudantes a redação é motivo de muito estresse, afinal, na maioria das provas, o valor da redação é grande. Quanto mais completo for o seu texto, melhor escrito e com bons desenvolvimentos, mais pontos terá. As vezes, é difícil tentar encontrar as melhores palavras para introduzir um tema ou simplesmente tornar a explicação mais resumida, por isso, neste artigo você vai encontrar frases de filósofos, políticos, do papa para incrementar a sua redação. Continue lendo o umCOMO e veja as melhores dicas de como usar citações para redação e conseguir uma grande nota na redação.

Também lhe pode interessar: Como usar uma agenda

Índice

  1. Citações para redação para redação do ENEM
  2. Citações para redação sobre educação
  3. Citações para redação sobre preconceito
  4. Citações para redação sobre violência
  5. Citações para redação sobre fake news
  6. Citações para redação sobre História

Citações para redação para redação do ENEM

O Enem esta chegando e para a maioria dos estudantes é um verdadeiro pesadelo. A redação pode ser decisiva e salvar a tão sonhada vaga do estudante e por isso, é válido saber algumas frases "chave" que serão úteis e farão com que você demonstre que não é superficial e consegue fazer conexões além das obvias sobre os temas propostos. Aqui estão algumas sugestões para te ajudar a conquistar 1000 na redação:

  1. "O resultado mais sublime da educação é a tolerância". (Hellen Keller)
  2. "A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e o torna miserável". (Jean Jacques Rousseau)
  3. "Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade". (Elaine Sekimura)
  4. "O ódio é a vingança do covarde". (George Bernard Shaw)
  5. "Saber o que é correto e não fazer, é falta de coragem". (Cafúncio)
  6. "Sem cultura moral, não haverá saída para os homens". (Albert Einsten)

Se você ainda tem dúvidas de como estruturar sua redação, veja: As melhores dicas para a redação do ENEM.

Como usar citações para redação - Citações para redação para redação do ENEM

Citações para redação sobre educação

A Educação é um tema que esta sempre em pauta para ser tema de uma redação, uma vez que temos inúmeros problemas com as desigualdades sócio-econômicas. É importante sempre tentar encontrar soluções para o problema que esta sendo colocado e utilizar algumas destas frases pode ser uma maneira de justificar a importância do ensino em uma sociedade.

  1. "Se ensinar um homem faminto a pescar, dará a ele alimento para toda sua vida. Se der um peixe, então, o alimentará apenas por um dia". (Lao Tsé)
  2. "A arma mais poderosa para mudar o mundo é a educação". (Nelson Mandela)
  3. "A educação apenas não transforma uma sociedade, muito menos sem ela". (Paulo Freire)
  4. "A partir do momento que conhecemos o contexto que estamos, podemos agir tendo em conta as nossas origens. É impossível descobri-las sem antes observar a matéria bruta. E isso só é possível na escola". (Émile Durkheim)
  5. "O novo não está no que é dito, mas no acontecimento a sua volta". (Michel Foucault)
  6. "Se ninguém mudar nossa forma de pensar, jamais vamos ser capazes de resolver os problemas originários pela maneira como nos somos acostumamos a ver o mundo". (Albert Einstein)
Como usar citações para redação - Citações para redação sobre educação

Citações para redação sobre preconceito

O preconceito, seja em qual âmbito for, é um tópico que deve ser discutido e por isso é uma possibilidade forte para ser tema de redação, ou até mesmo, um argumentação possível para de desenvolver o texto, justificando, esclarecendo ou interpretando determinada situação.

  1. "Crer em preconceitos é cômodo porque nos protege de conflitos, porque confirma nossas ações anteriores". (Heller)
  2. "O novo assusta, o novo subverte as certezas, compromete as estruturas de poder e dominação há muito vigentes". (Marcos Bagno)
  3. " Se as pessoas podem ser ensinadas a amar, então podem ser ensinadas a não odiar. Nenhuma pessoa nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião". (Nelson Mandela)

Citações para redação sobre violência

Violência, ultimamente, é um dos tópicos que mais esta em pauta no mundo. Independente de ser violência psicológica ou física, quase todos os dias sabemos de algum caso a nível nacional e mundial. Mesmo que o tema central da redação não seja violência, você pode utilizar como este argumento como consequência, por exemplo: resultado de uma sociedade preconceituosa, cheia de problemas sócio-econômicos e que não tenha uma população educada.

  1. "O terrorismo, a repressão, os assassinatos, violam os direitos humanos mas também pela existência de pobreza desacerbada e estruturas econômicas fixas e injustas, que dão originam a inúmeras desigualdades". (Papa Francisco)

Dica: Se quiser saber mais Temas que podem cair na redação do ENEM 2018

Citações para redação sobre fake news

O bombardeio de informação causado pelo volume massivo de conteúdos compartilhados, tem aspectos positivos e negativos, no mundo digital, tudo pode se tornar uma verdade absoluta e é difícil entender se o que você esta lendo é uma fake news ou não. Se esse for o tema da sua redação, estas são algumas frases que você pode acrescentar para sua redação ficar mais completa:

  1. "Nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação". (Goethe)
  2. "A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito as distancias afetivas". (Jack Bosmans)
  3. "Temos responsabilidade pelo outro, querendo ou não, gostando ou não, desejando o bem ou o mal, pela simples razão de que, neste mundo globalizado, tudo o que fazemos ou até mesmo aquilo que não fazemos tem influência na vida das pessoas e tudo o que as pessoas fazem ou deixam de fazer afeta as nossas vidas". (Bauman)
  4. "A ópera italiana faz-me lembrar um ruído de multidões, porque nem todos sabem o dizem mas reproduzem os sons. A internet é uma cópia quase que perfeita deste ruido, reproduzem ideias, sons, fazem ruido". (Umberto Eco)
  5. "O essencial é a educação e a informação dos cidadãos para que possam ter o seu próprio critério definido, para então compreender o que é fake news ou não. Há formas tecnológicas de combater isso. Já estão sendo criados programas, assim como centros de investigação para alertar as pessoas". (Castells)

Citações para redação sobre História

Uma boa forma de começar a sua redação é relembrar um fato histórico, explica-lo e então dar continuidade ao texto com o desenvolvimento. E por isso, aqui está uma frase de uma filosofa importante na história:

  1. "O poder nunca é propriedade de um individuo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido". (Hannah Arendt)

Durante sua prova, tenha bastante atenção a gramática e aos erros de português, mesmo se o seu conteúdo estiver bom, você pode perder muito por esse tipo de falha.

O umCOMO de deseja uma boa redação, boa prova e relaxe!

Como usar citações para redação - Citações para redação sobre História

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar citações para redação, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jane Teixera
gostei das frases, vou usar!
1 de 4
Como usar citações para redação