Partilhar

Temas que podem cair na redação do ENEM 2018

Fonte: enem2017inep.com.br

A redação do ENEM acontece no primeiro domingo de prova e costuma despertar muito estresse. Além de geralmente ser entregue após uma longa e cansativa prova, o tema da redação é mantido em segredo até a hora em que a hora em que a prova é colocada em cima da mesa. Por este motivo, para os menos preparados, umComo resolveu escrever este artigo sobre os 12 temas que podem cair na redação do ENEM 2018, que são quase sempre relacionados aos temas da atualidade no Brasil. Se ligue!

Também lhe pode interessar: As melhores dicas para redação do ENEM 2018

Justiça com as próprias mãos

O combate à violência pelas mãos da população é válido? Temas como este estão relacionados com a atualidade e podem cair na redação do ENEM 2018, assim como definições de justiça, rebeldia contra a ordem pública de segurança, casos de linchamentos e manifestações violentas fazem parte desta temática.

Ativismo em redes sociais

De uns tempos para cá as redes sociais como Facebook e Twitter viraram palco de opiniões de diversos tipos de pessoas, não que alguma delas tenham noção do que dizem. Por este mesmo motivo é provável que a redação do ENEM 2018 apresente temas relacionados às recentes altas nas taxas de críticos de internet e gladiadores de comentários em páginas de jornais. Lembrando que em 2011, por exemplo, o tema foi: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".

Crise hídrica/Falta de água

A água sempre pode aparecer como tema da redação do ENEM 2018. Acredita-se que se o tema da água vier a aparecer, seria como discussão sobre a sua importância na agronomia, que falta ela faria, hidrelétricas, etc. Para argumentar, você pode se lembrar das últimas crises hídricas que afetaram o país.

Direitos do Trabalhador

Bom, de acordo com o quadro político brasileiro atual, não é de se duvidar que temas de redação no ENEM 2018 como a reforma trabalhista, crise política e os novos regimes trabalhistas consequentes de mudanças nas leis mas também de um um novo comportamento digital em que cada da vez mais o trabalho e o lazer se misturam dentro da internet apareçam na prova.

Transporte urbano

Problemas com trânsito são comuns de grandes cidades. Nestes pontos, ainda tem muito a ser discutido, até mesmo com a questão das ciclofaixas ou ciclovias, que causam tanta polêmica. Neste tema também incluímos os transportes públicos e a sua atual situação.

Golpe Militar de 64 e Golpe de Estado

Por mais que o ENEM seja uma prova do Governo e o tema "golpe" seja um tanto delicado, o tema da redação pode sempre surpreender. Dê uma estudada nos conceitos e no histórico do país quanto a este tema para poder defender o seu ponto de vista.

Em 2016 nós houve manifestações de impeachment e na marcha da família com pedidos de intervenção militar no governo. O que gerou a reabertura de discussões sobre o Golpe, o julgamento de Dilma Rousseff e a prisão de Lula.

Liberdade de expressão e mídia

A liberdade de expressão é sempre uma possibilidade. Inclusive, ele pode ser cobrado com relação às redes sociais e as manifestações que lá existem. Para refrescar a cuca, vale lembrar do ataque à reviste francesa Charlie Hebdo em 2015 e todos os ataques terroristas que aconteceram desde então e poderiam estar relacionados a um conflito de ideias expressadas.

Desigualdade étnica ou de gêneros

O Brasil é um dos países com maior desigualdade no mundo, entre muitos tipos de desigualdade, racial, de gênero, ética ou opção sexual. No geral, direitos alcançados, reivindicações e lutas pelas causas são temas relacionados que podem cair no ENEM 2018. O conceito de apropriação cultural é cada vez mais discutido e pode vir atrelado à proposta ou ser usado na argumentação.

Envelhecimento da população brasileira

A tão comentada reforma da previdência social se justifica com o argumento do envelhecimento da população brasileira. Este tema pode ser cobrado na redação do ENEM 2018 quanto aos desafios que o país deverá enfrentar sob esse novo panorama. Para dissertar sobre o tema, vale estar bem informado sobre conceitos coma reforma da previdência, aposentadoria e adaptações em todos os âmbitos para a terceira idade.

Agressão psicológica

O tema foi debatido por muita gente quando um participante do Big Brother Brasil foi eliminado sob acusação de agredir sua parceira psicologicamente. A dissertação pode ser argumentada com o uso e explicação de conceitos como relacionamento abusivo e feminismo.

Grafite e demonstrações de arte

João Dória, o atual prefeito de São Paulo, apagou grafites e pintou de cinza os muros que beiravam a Avenida 23 de Maio, que era conhecida por expor o trabalho de importantes artistas. A ação dividiu opiniões e acendeu a discussão sobre o que é picho e o que é grafite e qual o significado e importância desse tipo de manifestação no espaço público.

Aproveite para conferir as melhores dicas para a redação do ENEM 2018!

Sustentabilidade

Para finalizar gostaria de deixar o tema da sustentabilidade. Acredito que ao menos nos próximos dez anos seguintes o tema sustentabilidade tem grande chance de cair em qualquer tipo de prova, por isso, se torna quase que prolixo citá-lo aqui. Quando se deparar com alguma notícia impactante relacionada ao meio ambiente ou alguma ação sustentável, lembre-se que ela pode servir como gancho para o tema da redação do ENEM.

Dica: Acesse também esse artigo que explica como passar no ENEM chutando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Temas que podem cair na redação do ENEM 2018, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Temas que podem cair na redação do ENEM 2018

1 comentário
daniela
qual tema pode cair na redacao ?

Fonte: enem2017inep.com.br

Voltar ao topo da página