Partilhar

Como relaxar antes de uma prova

Como relaxar antes de uma prova

Está em época de provas? Tem que fazer Enem, o exame da autoescola ou qualquer outra prova? Sabemos que o nervosismo é normal perante uma prova, mas nunca deverá deixar que o supere. Assim, deverá tomar algumas medidas para tratar de reduzir ao máximo a sua ansiedade e poder enfrentar as perguntas sem problemas, e é por isso que em umComo queremos explicar a você alguns conselhos sobre como relaxar antes de uma prova.

Também lhe pode interessar: 5 dicas para colar na prova - Guia completo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vale referir que cada pessoa enfrentará de forma diferente as provas e é por isso que podem ser necessários diferentes métodos para relaxar antes de uma prova. Deste modo, será importante que aqueles que saibam de antemão que ficam muito nervosos quando se aproxima a hora de fazer a prova, pratiquem técnicas de relaxamento como um hábito diário ou, pelo menos, diversos dias antes do exame.

Como relaxar antes de uma prova - Passo 1
2

Assim, fazer ioga em casa ou o fato de meditar pode ser muito benéfico para as pessoas que costumam ter os nervos à flor de pele. O objetivo destas técnicas de relaxamento será aprender a controlar a nossa respiração, já que este é um dos fatores cruciais na hora de relaxar antes de uma prova.

É que apesar de respirarmos de forma inconsciente, é fundamental fazê-lo de forma apropriada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Além disso, a respiração abdominal nos ajudará a oxigenar o nosso organismo e a relaxar.

3

Outro fator fundamental para afastar o nervosismo será dormir corretamente a noite antes da prova, assim, se você é daqueles que passam a noite em claro para 'fazer a revisão final' e correr até ao último minuto, acabe de imediato com esse hábito. Planeje o seu tempo de forma adequada para ter tempo suficiente para se preparar para o exame com calma.

É que manter-se acordado impedirá que descanse e esteja em ótimas condições para enfrentar o exame. E, como se fosse pouco, passar a noite em branco aumentará o seu nervosismo, já que irá vendo a cada hora como se aproxima o momento da prova.

4

Se apesar da sua vontade custa a você conciliar o sono e não consegue pregar o olho toda a noite, pode ser apropriado optar por tomar alguma infusão relaxante que ajude você a dormir mais relaxadamente.

São muitas as ervas medicinais que contam com propriedades sedativas e calmantes que se tornarão benéficas para os seus nervos, como por exemplo a valeriana, a tília ou a camomila. No entanto, queremos oferecer a você muitas outras alternativas em nosso artigo: quais são as melhores infusões para dormir. Também vale destacar que será apropriado consultar o seu médico previamente caso sofra de alguma doença ou condição crônica, para evitar assim possíveis contraindicações.

5

Por outro lado, fazer exercício físico é outra das fórmulas que pode contribuir para relaxar antes de uma prova. É que ao praticar algum esporte ou atividade física, o seu organismo liberará endorfinas, serotonina, dopamina e outros hormônios responsáveis por regular o seu estado de ânimo e contribuir para o seu bem-estar.

Desta forma, durante os dias prévios aos exames, deverá praticar o exercício que mais gostar ou que faça melhor e conseguirá reduzir a ansiedade e se sentir bem mais calmo/a.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como relaxar antes de uma prova, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como relaxar antes de uma prova

Como relaxar antes de uma prova
1 de 6
Como relaxar antes de uma prova

Voltar ao topo da página