Partilhar

Como ter boas maneiras à mesa

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 outubro 2017
Como ter boas maneiras à mesa

Num jantar de família ou num evento social é importante saber manter boas maneiras à mesa. Também em datas especiais como um batizado, casamento, noivado ou pedido em casamento as refeições são um momento importante onde ter boas maneiras é importante para agradar e mostrar respeito aos familiares e/ou amigos que o acompanham na mesa. Há alguns conselhos que vos posso dar e se os seguir dará uma excelente impressão aos seus companheiros de mesa.

Também lhe pode interessar: Como tomar o chá ou café com elegância
Passos a seguir:
1

NUNCA deverá apoiar o corpo na mesa e deve ter sempre os braços à vista, não é "adequado" colocá-los por debaixo da mesa ou por cima das pernas. Também não é correto apoiar os cotovelos sobre a mesa, nem passar o braço por cima do prato do vizinho.

Como ter boas maneiras à mesa - Passo 1
2

Não se deve comer com as mãos, a não ser que sejam produtos que o requeiram (do estilo de azeitonas, batatas fritas, doces, etc.).

3

No caso da posição e utilização dos talheres. Existe um pequeno protocolo sobre como utilizar os talheres, através do qual, podemos saber se, o comensal fez uma paragem ou se já terminou a sua refeição. Depende da colocação dos talheres, tendo em conta que, uma vez que tocam na comida, não devem sair do prato.

Como ter boas maneiras à mesa - Passo 3
4

Os talheres devem ir à boca, não o inverso. Se não sabe utilizar os talheres para comer determinados produtos (por exemplo, gambas, ostras, etc.) é melhor evitar comê-los.

Como ter boas maneiras à mesa - Passo 4
5

É boa educação comer devagar, comer com a boca fechada e não falar com comida na boca.

6

Para indicar que estamos fazendo uma paragem numa comida de colher, devemos deixar a comida às três, e para indicar que terminamos de comer, devemos colocá-la perto das seis.

7

Em relação à faca ou garfo, se pararmos um momento para depois continuarmos a comer, devemos colocá-los em posição paralela às seis, e para mostrar que terminamos devemos colocá-los às seis. Nunca coloque os talheres cruzados no prato, nem os coloque apoiados no prato em forma de remo.

8

Jamais se deve tomar um copo de café às colheres, nem deve deixar a colher lá dentro.

9

Ao acabar deve deixar-se tal e qual como estava, não há necessidade de dobrar ou amassar.

10

No caso de uma celebração mais formal, os comensais devem evitar temas como a política, religião, sexo e futebol. A conversa também é um sinal de bons modos.

Dica: Você sabe como sentar as pessoas à mesa? Acesse esse artigo e descubra!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter boas maneiras à mesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Não é recomendável falar de doenças, detalhar exaustivamente as nossas doenças, falarmos de temas rudes ou escandalosos.
  • O mais correto e adequado perante qualquer situação, como convidado, é atuar com bom senso, boa educação, postura natural e ter em conta os costumes ou tradições do país onde está.

Escrever comentário sobre Como ter boas maneiras à mesa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Raimunda Araújo
quero ver mais dicas de etiquetas, por exemplo em um cruzeiro

Como ter boas maneiras à mesa
1 de 4
Como ter boas maneiras à mesa

Voltar ao topo da página