Conselhos para mamães

Como superar o medo de ser mãe

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 junho 2020
Como superar o medo de ser mãe

O medo da maternidade é algo bastante habitual entre muitas mulheres, sobretudo as que estão grávidas pela primeira vez. Sentem medo de o fazer mal ou de não estar à altura das circunstâncias. É um medo do desconhecido muito normal que todas as mães têm em maior ou menor medida. Por isso mesmo, se você também tem este tipo de preocupação, não se preocupe, pois costuma ser algo passageiro. Em umCOMO vamos explicar como superar o medo de ser mãe.

Também lhe pode interessar: Como ser mãe na adolescência

Índice

  1. A maternidade é uma aprendizagem contínua
  2. Deixe os medos de lado
  3. A informação é a chave
  4. Será uma boa mãe
  5. Permita que seu instinto maternal a guie

A maternidade é uma aprendizagem contínua

Quando aceitar que na maternidade se cometem erros e que é algo bastante habitual, poderá se sentir mais tranquila quase de repente. Errar é humano, e seu filho irá se moldando através de você, com seus defeitos e suas virtudes como exemplo. É necessário lembrar que não temos que nos moldar no perfeccionismo e que errar é humano.

Quando erramos temos uma oportunidade de poder aprender do que nos levou a errar e, desta forma, poder fazer as coisas melhor da próxima vez. Assim, se você errar, será uma aprendizagem para melhorar na oportunidade seguinte que tiver.

Como superar o medo de ser mãe - A maternidade é uma aprendizagem contínua

Deixe os medos de lado

Se vive rodeada de medo não desfrutará da maternidade. Embora seja verdade que existem medos habituais como possíveis doenças, é necessário que se informe sobre como prevenir para poder estar mais tranquila nos cuidados que prestar ao seu bebê.

Muitas mães sentem medo e muitas delas inclusive pensam coisas como que machucarão o bebê sem querer ou que não serão capazes de satisfazer as necessidades do seu pequeno porque não o entenderão. Mas pode se surpreender com o vínculo que existe entre mães e filhos e de como uma mãe sempre é capaz de entender as necessidades do seu filho.

A informação é a chave

Ter informação é ter o poder. Se tem informação suficiente se sentirá bem mais segura face à maternidade, ainda que o desafio real seja levar toda esta informação à prática. Neste sentido, se tiver a oportunidade de ir a aulas de preparação do parto e aulas dos primeiros cuidados do bebê, não hesite em fazê-lo. Nestas aulas poderão dar técnicas e conselhos muito úteis para o cuidado dos primeiros meses do seu bebê.

Se não tem facilidade de ir a estas aulas, pode comprar livros ou revistas sobre maternidade para poder descobrir conselhos e truques que servirão muito bem. Em revistas digitais especializadas em maternidade também encontrará ótimos conselhos que servirão muito bem.

Será uma boa mãe

Se tem medo por ser principiante porque não sabe se realmente saberá como ser uma boa mãe, deve saber que só por este fato, já está sendo. Se está preocupada por fazê-lo bem é porque realmente o fará. Terá a força de vontade necessária para poder procurar ajuda quando precisar e de se informar de tudo o que seja necessário a respeito do cuidado de um bebê e de sua criação.

Se se sente preocupada ou com medo por ser uma nova mãe, parabéns, significa que já começou a ser boa mãe.

Como superar o medo de ser mãe - Será uma boa mãe

Permita que seu instinto maternal a guie

Quando um bebê nasce e está nos braços da sua mãe pela primeira vez, cria-se um forte vínculo entre ambos que a natureza e a ocitocina se encarrega que se mantenha. À medida que os dias forem passando, irá dar-se conta como seu instinto maternal ajudará você a tomar decisões e a saber o que é o melhor para você e para seu bebê. Seja flexível, siga seus instintos, não queira ser perfeita e sobretudo, ame seu filho ou filha acima de todas as coisas.

Mas se apesar de tudo isto e por algum motivo sente que não está bem ou que seus medos não desaparecem, então terá que avaliar a opção de pedir ajuda a um profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar o medo de ser mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como superar o medo de ser mãe