Conselhos para mamães

Como ser mãe na adolescência

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mãe na adolescência
Imagem: carolinasofv.blogspot.com

Ser mãe na adolescência é uma experiência bem radical: por um lado você ganha um filho/a, por outro tem de crescer depressa, ganhar responsabilidade e criar essa criança. Sua vida dá uma volta gigante e você terá de se segurar firme para aguentar a turbulência, agora que tomou a decisão de continuar com a gravidez e ter esse bebê. Quem passa pela experiência admite que não é fácil, mas que com muito esforço, amor e dedicação tudo se supera. Para ajudar meninas que se sentem perdidas e não sabem como ser mãe na adolescência preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como superar o medo de ser mãe

Índice

  1. Muita coisa muda
  2. Apoio da família
  3. Encarar a realidade
  4. Cuidados redobrados
  5. Pensar no futuro

Muita coisa muda

Assim que engravida, seu cotidiano, até aqui mais ou menos parecido com o das suas colegas, muda completamente: você assistirá à falta de tempo livre porque o bebê necessita de muita atenção, consequentemente continuar a estudar torna-se difícil, suas amigas começarão se afastando, as saídas à noite tornam-se impossíveis, paquerar com outros garotos está fora de questão e a prioridade passa a ser cuidar do bebê.

Se até esse momento você vivia centrada em si própria, agora a prioridade terá de ser o bebê e o seu bem estar. Isso não significa que você deixa de ter vida própria, mas sim que terá de se tornar responsável em tudo o que faz e pensar nele primeiro.

Como ser mãe na adolescência - Muita coisa muda
Imagem: elissonmattos.blogspot.com

Apoio da família

Numa situação de gravidez na adolescência o apoio da família é imprescindível, quer do ponto de vista financeiro quer emocional. Acredite, você não está psicologicamente preparada para lidar com todas essas mudanças sozinha, pelo que é necessário que anuncie a gravidez aos seus pais o mais cedo possível.

Esse primeiro passo é assustador no entanto, na maior parte dos casos, por mais bravo que o pai ou a mãe fique no início, com o tempo acabará por se habituar à ideia e perceber que esse bebê também é da sua responsabilidade. Mas não se acomode com o fato de eles se oferecerem para ajudar: o bebê é seu e não deles, isso significa que você não pode simplesmente jogar seu filho nas costas deles e continuar com sua vida normalmente.

Como ser mãe na adolescência - Apoio da família
Imagem: taringa.net

Encarar a realidade

Encarar a nova realidade é uma das coisas mais complicadas para as jovens adolescentes. Existe uma enorme pressão em lidar com uma mudança tão grande e repentina que afeta todas as áreas da sua vida e, mais uma vez, o apoio da família é essencial para que você consiga passar por esta experiência mantendo seu equilíbrio mental e emocional.

Se prepare para, daí em diante, lidar com o preconceito, que poderá estar presente até nas pessoas que lhe são mais próximas. Não encare essa gravidez como um erro pois isso apenas a fará sentir pior, aceite que sua vida agora é essa e que a única coisa que pode fazer é se esforçar por a viver da melhor forma sem prejudicar ninguém, sobretudo o bebê. Isso significa deixar de parte muitas atividades típicas de adolescente, como sair na balada, gastar dinheiro em coisas para si, passar horas conversando com suas amigas, etc. Você terá de se comportar como uma mulher adulta que está se preparando para ser mamãe e não há como voltar atrás no tempo.

Como ser mãe na adolescência - Encarar a realidade
Imagem: annasaccone.com

Cuidados redobrados

Nesse momento, em tudo o que você fizer, deverá estar pensando não só no bebê mas em si também, pois ele será o seu reflexo. Neste sentido é importante que adote novos hábitos que facilitarão muito sua vida presente e futura.

Cuide da sua alimentação procurando evitar as comidas rápidas, não fume nem beba álcool, consulte o médico regularmente para se certificar de que se mantém saudável, pratique exercício físico para se manter em forma, aprenda a gerir seu tempo e dinheiro, não deixe para amanhã as tarefas que pode cumprir hoje, não gaste dinheiro em coisas desnecessárias, ouça os conselhos das pessoas mais velhas, tenha horários, não seja egoísta, não coloque suas necessidades à frente das do bebê, etc. A isto se chama crescer e se tornar responsável, e você deverá aprender tudo isso pouco a pouco.

Como ser mãe na adolescência - Cuidados redobrados
Imagem: theseattlelesbian.com

Pensar no futuro

É natural que, com um presente tão intenso e atribulado, você tenha dificuldade em imaginar sua vida daí a um ano e planejar seu futuro. No entanto não encare essa gravidez com um acontecimento que vem pôr um fim aos seus sonhos e objetivos, não tem de ser assim!

Mesmo sendo mãe adolescente você poderá terminar seus estudos, apenas precisará de um pouco mais de tempo e dedicação, estando proibida de ser preguiçosa e procrastinar se realmente quiser cumprir com essa meta. Você poderá de igual maneira formar uma família, mas não se preocupe muito com isso agora pois não sobrará muito tempo para um novo namoro. No fundo tudo o que você quiser fazer ainda poderá fazer, afinal é uma adolescente e sua vida está agora começando, a diferença é que precisará de ser mais paciente, consciente e planejar as coisas pensando também no bebê.

Como ser mãe na adolescência - Pensar no futuro
Imagem: homefaith.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mãe na adolescência, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Consulte blogs e fóruns de outras mães adolescentes de forma a poder partilhar pensamentos e opiniões com garotas que se encontram na mesma situação que você ou que já passaram por isso.
  • Se possível, se esforce por manter uma boa relação com o pai do bebê, pois ele sentirá falta do pai quando crescer.
  • Reflita bem antes de tomar decisões, pois elas agora terão também impacto no seu bebê.
  • Se esforce por ser uma mãe presente e dedicada, a maioria das mães adolescentes vão buscar forças precisamente aos seus bebês.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: carolinasofv.blogspot.com
Imagem: elissonmattos.blogspot.com
Imagem: taringa.net
Imagem: annasaccone.com
Imagem: theseattlelesbian.com
Imagem: homefaith.wordpress.com
1 de 6
Como ser mãe na adolescência