Gestão de tempo

Como organizar melhor meu tempo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como organizar melhor meu tempo

O tempo é limitado e as obrigações parecem intermináveis, acumulamos tantas tarefas que perdemos a perspectiva do que importa de verdade. O melhor que podemos fazer é organizar nosso dia a dia de uma forma mais metódica, observando o conjunto. Desta forma, podemos aproveitar nosso tempo de uma forma bem mais eficiente. Não perca este artigo de umComo a respeito de como organizar melhor meu tempo.

Também lhe pode interessar: Como organizar o tempo de estudo

Índice

  1. Definir objetivos
  2. Tarefas diárias
  3. Priorize
  4. Verificação semanal
  5. Tempo de lazer

Definir objetivos

Devemos ter claros os objetivos que queremos conseguir a curto, a médio e a longo prazo. Se não sabemos onde queremos chegar, dificilmente poderemos organizar o nosso tempo. Quando soubermos os nossos objetivos, poderemos definir um plano anual, um plano mensal, e um plano semanal, estes planos deverão estar relacionados de forma a contribuir para alcançar os mais distantes no tempo.

Como organizar melhor meu tempo - Definir objetivos

Tarefas diárias

Para organizar nossas tarefas diárias, podemos nos apoiar em suportes externos, não podemos acreditar na nossa memória, porque certamente vamos esquecer de alguma tarefa. Esses suportes externos são os calendários, as agendas, um gestor de tarefas... estão todos ao alcance de nossa mão, em nosso smartphone.

Como organizar melhor meu tempo - Tarefas diárias

Priorize

Saber diferenciar ações prioritárias de outras que não o são é essencial para organizar nosso valioso tempo. Por exemplo, estudar quais seriam as consequências de não fazer uma determinada tarefa; se não há consequências, não é uma tarefa prioritária, de maneira que podemos adiá-la, para nos dedicar a outra tarefa mais importante.

Como organizar melhor meu tempo - Priorize

Verificação semanal

Comprovar todas as semanas se o plano foi cumprido. Quando planejamos a semana, nossos objetivos devem ser realistas, se planejamos muitas ações, ficaremos sobrecarregados e vamos entrar em estresse. Do mesmo modo, deveríamos começar pela tarefa que menos gostamos; se a deixarmos para o final, ficaremos o tempo todo pensando que está pendente.

Como organizar melhor meu tempo - Verificação semanal

Tempo de lazer

Em nosso planejamento, nunca deve faltar um tempo reservado para a nossa vida familiar, é essencial dedicar algum tempo aos nossos filhos e ao nosso parceiro/a, compartilhando nosso tempo de lazer com eles, e do mesmo modo organizar o tempo utilizado nas tarefas do lar.

Como organizar melhor meu tempo - Tempo de lazer

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar melhor meu tempo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como organizar melhor meu tempo