Gestão de tempo

Como organizar sua rotina

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 31 janeiro 2020
Como organizar sua rotina
Imagem: pucminas.br

É um fato que um dia tem 24 horas, porém muitas vezes parece que tem muito menos. Isso acontece sobretudo quando temos mil e uma coisas para fazer e não sabemos como organizar o tempo que temos disponível para cada uma delas. Essa falta de organização nos deixa estressados, esgotados e, eventualmente, faz com que decepcionemos alguém à nossa volta. Para evitar esse tipo de situação, é importante que você saiba como organizar sua rotina, e para isso pode contar com este artigo umComo.com.br no qual lhe damos várias dicas. Continue lendo!

Passos a seguir:

1

A melhor forma de aprender a organizar sua rotina é estipular todas as tarefas que você tem de realizar (tomar ducha, ir nas aulas, reunir com alguém, almoçar, lanchar com as amigas, fazer tarefas domésticas, etc). Isso o ajudará a perceber melhor a quantidade de coisas que tem para fazer nesse dia ou todos os dias.

2

Escreva todas essas tarefas em uma folha, em ordem aleatória, simplesmente à medida que se for lembrando. Agora olhe para cada uma dessas tarefas e defina uma hora para elas, o momento em que elas devem ser realizadas.

Como organizar sua rotina - Passo 2
Imagem: ligadonafacul.com.br
3

Por exemplo: se você prefere tomar uma ducha de manhã, escreva "7h00: Tomar ducha", em seguida "7h30: Tomar café da manhã" e assim consecutivamente para cada uma das suas tarefas ao longo do dia, até ao momento em que vai dormir.

4

Agora que definiu uma hora para cada uma delas, organize as tarefas cronologicamente, ou seja, de acordo com o momento do dia em que elas devem ser cumpridas. É aconselhado que reescreva tudo numa folha nova.

Como organizar sua rotina - Passo 4
Imagem: vidaorganizada.com
5

Fixe essa folha na geladeira, porta recados, coloque sobre a mesa, em um bloco de anotações imã... enfim, em um local onde você permaneça algum tempo e consiga consultá-la rapidamente. Se você sair de casa, será aconselhado que leve a folha consigo no bolso ou bolsa.

6

Dê uma olhada na folha e tente memorizar cada uma das tarefas e sua respetiva hora. Agora o desafio é tentar, ao longo dos dias, obedecer à ordem e horários delas, consultando-a para ter a certeza e se orientar. Se você se esforçar por cumprir o que escreveu, com certeza notará que sua rotina fica mais organizada e tranquila!

Como organizar sua rotina - Passo 6
Imagem: carreiras.empregos.com.br
7

Para aquelas tarefas que acontecem mensalmente (por exemplo: pagar a luz, a água, a faculdade, a academia, etc), será útil que você adquira um calendário de parede com espaço no quadrinho dos dias, como o da imagem ao lado, para escrever a tarefa a realizar no respetivo dia.

Como organizar sua rotina - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar sua rotina, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Como alternativa à folha de papel você pode usar um aplicativo no seu telemóvel para gerir suas tarefas!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pucminas.br
Imagem: ligadonafacul.com.br
Imagem: vidaorganizada.com
Imagem: carreiras.empregos.com.br
1 de 5
Como organizar sua rotina