Partilhar

Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina

Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina

Quem nunca ouviu a frase “queria que o dia tivesse 48 horas”? Essa expressão popular demonstra uma angústia típica dos tempos modernos: temos muito o que fazer e pouco tempo disponível para dar conta de tudo. Para aqueles que desejam estudar, a situação é mais complicada, ainda mais quando é necessário conciliar o estudo com outras responsabilidades e obrigações, como trabalhar. A prática de atividades físicas e também o tempo destinado ao lazer são muito importantes para a manutenção da qualidade de vida do indivíduo, o que reflete diretamente no bom aproveitamento do estudo. Descubra como organizar o tempo para estudar seguindo as dicas e recomendações do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como organizar sua rotina

Como organizar o tempo para estudar

Mesmo que você não precise trabalhar e possa se dedicar somente aos estudos, é necessário organizar o tempo para estudar para ter um aproveitamento eficiente. Afinal ainda é preciso dormir, limpar a casa, cozinhar, cuidar da higiene pessoal… É provável que você também se dedique a alguma atividade extracurricular ou participe de algum clube.

Observe em qual momento do dia você se sente mais desperto e produtivo - é pela manhã, à tarde ou à noite? Isso irá ajudá-lo a organizar o tempo para estudar. Veja nosso artigo sobre qual é a melhor hora para estudar. Programe as demais atividades para o resto do dia, por exemplo: se você escolheu o período vespertino para se dedicar aos estudos, limpe a casa pela manhã, etc. Lembre-se sempre de deixar algumas horas livres para o lazer!

Como organizar o tempo para estudar e trabalhar

Conciliar trabalho e estudos é uma tarefa que exige um pouco de jogo de cintura - com menos tempo livre, cada segundo é importante. Para organizar o tempo para estudar e trabalhar, você deve saber de antemão em quais horas do dia você estará ocupado e em quais você estará livre. Como você terá menos tempo disponível, é fundamental aproveitá-lo bem. Isso só é possível mantendo o foco e aprendendo a ter disciplina. Felizmente, foco e disciplina se fortalecem mutuamente: manter-se focado vai se tornando mais fácil a medida que se concretiza o hábito de estudo.

Você também pode aproveitar os períodos de tempo livre que tem ao longo do dia para se dedicar aos estudos, como fazer a leitura de um texto da faculdade no ônibus ou metrô enquanto vai para o trabalho ou usar parte do horário do almoço para resolver as questões passadas pelos professores. Assim fica mais fácil organizar o tempo para estudar e trabalhar. Seja perseverante, mas não se cobre demais - um cérebro muito cansado pode levar a desequilíbrios na sua saúde mental. Confira dicas de como relaxar em casa após o trabalho.

Como organizar o tempo para estudar, trabalhar e malhar

“Mente sã, corpo são”, já diziam os antigos. A prática de atividade física ajuda muito no bom funcionamento do organismo e, além do mais, deixa mais dispostos os seus praticantes.

Se você deseja organizar o tempo para estudar, trabalhar e malhar, uma boa opção é se matricular em uma academia próxima da sua escola, faculdade ou local de trabalho. Dessa forma, você não perderá tanto tempo no deslocamento. Também é uma boa opção inserir pequenas sessões de exercício na sua rotina, como ir para o trabalho caminhando ou de bicicleta.

Caso você não seja do tipo fã de academia, uma saída interessante é incluir sessões curtas de yoga pela manhã ou ao longo do dia. Além de fortalecer a musculatura e melhorar a concentração, a prática de yoga combate o estresse.

Como organizar o tempo para estudar para concurso

Passar em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Os cargos são em geral muito atrativos, com bons salários e benefícios empregatícios. Para organizar o tempo para estudar para concurso, verifique quais são as horas livres do seu dia e por quantas horas você pode se dedicar aos estudos.

Para não perder tempo no deslocamento, assine as aulas de algum cursinho online voltado para o concurso que você deseja prestar. Organize o tempo em sessões de videoaulas seguidas de baterias de exercício sobre o mesmo tema, o que ajuda a fixar melhor o conteúdo e descobrir os tópicos em que você tem mais dificuldade.

Veja também: As melhores técnicas de estudo e memorização

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Tenha uma agenda física para anotar seus compromissos diários, semanais ou mensais, ou baixe um aplicativo de agenda para seu celular. Isso ajuda a ser mais organizado para estudar e a ter uma visão mais ampla da sua programação.

Escrever comentário sobre Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Jose Ca.ilo
Nos tempos atuais diante de tantos compromissos é importante termos uma regra de concentração, a fim de que possamos organizar melhor mosso tempo

Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina
Como organizar o tempo para estudar - Adapte a sua rotina

Voltar ao topo da página