Partilhar

Como melhorar meu desempenho nos estudos

Por Paula Cassandra. Atualizado: 2 julho 2018
Como melhorar meu desempenho nos estudos
Imagem: gull.blogfa.com

Quem precisa tirar notas melhores ou mesmo se dedicar mais para cursos pré-vestibulares e outras seleções deve se dedicar com empenho aos livros e cadernos. Para o ajudar nessa tarefa, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como melhorar seu desempenho nos estudos.

Também lhe pode interessar: Como melhorar meu rendimento intelectual

Como estudar mais e melhor

Hoje em dia, existe uma série de distrações que prejudicam os alunos que vão para a escola, faculdade ou mesmo fazem um curso pré-vestibular ou curso para concurso público. Por isso, a força de vontade deve ser redobrada para que a atenção se volte aos estudos na hora de pegar livros e cadernos.

É preciso organizar o dia a dia e, na hora de estudar, empenhar-se nos exercícios e leituras e deixar as demais atividades para os momentos em que for possível se dedicar a elas. Aliás, é importante para o estudante ter períodos ao longo do dia para relaxar o corpo e a mente, sendo válido intercalar os momentos de lazer e de estudo.

Conforme a idade do estudante pode ser mais ou menos difícil se concentrar. De qualquer forma, algumas dicas de como melhorar meu desempenho nos estudos são úteis para pessoas de todas as idades e que estudam com diferentes objetivos. A primeira delas é perder menos tempo com o que não é essencial, como ver televisão, jogar games ou ficar conectado à internet.

Quando o momento exige uma dedicação redobrada aos estudos é preciso limitar o tempo gasto com esses tipos de entretenimento. Não apenas porque é preciso estudar mais, como também porque a TV, celular, redes sociais, etc, oferecem muitas informações, as quais podem competir com o que você precisa realmente armazenar em sua memória.

Como melhorar meu desempenho nos estudos - Como estudar mais e melhor
Imagem: jornaldepomerode.com.br

Dicas para melhorar seu desempenho nos estudos

É importante conhecer como funciona a sua memória a fim de usar o método mais adequado para aprender. Ou seja, tem gente que memoriza mais facilmente as informações quando as lê, outras pessoas quando ouvem e há quem aprenda mais quando associa o conhecimento a imagens. Nesse sentido, outra dica é criar marcadores mentais para organizar dados no cérebro.

Ou seja, criar um esquema mental para facilitar a memorização das informações que foram lidas, ouvidas ou vistas enquanto estudava. Para quem tem a memória visual isso pode ser ainda melhor, sendo outra dica fazer um tipo de organograma no caderno, resumindo as principais informações que devem ser lembradas.

Melhorar seu desempenho nos estudos exige ainda a escolha da melhor hora do dia para estudar, isto é, o momento em que estiver mais disposto. No entanto, não adianta decidir acordar cedo para estudar e ficar se enrolando. É preciso ter responsabilidade consigo mesmo. Outra dica é escolher um local silencioso para estudar, assim, é mais fácil se concentrar.

Dormir bem e comer bem também são essenciais para os estudos. A cabeça descansada funciona melhor, sendo importante dormir todos os dias oito horas em média. Já uma alimentação saudável vai manter o seu sistema imunológico fortalecido para as maratonas de estudos. Mas não estude de barriga cheia, tampouco fique sem comer por muitas horas.

Como melhorar meu desempenho nos estudos - Dicas para melhorar seu desempenho nos estudos
Imagem: hubhomedesign.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar meu desempenho nos estudos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como melhorar meu desempenho nos estudos

O que lhe pareceu o artigo?

Como melhorar meu desempenho nos estudos
Imagem: gull.blogfa.com
Imagem: jornaldepomerode.com.br
Imagem: hubhomedesign.com
1 de 3
Como melhorar meu desempenho nos estudos

Voltar ao topo da página